Em um pântano, com sua água parada, lodosa, muitas vezes fétida por causa da decomposição das plantas que não sobrevivem a esse ambiente, nasce a mais bela e significativa das flores: a flor de lótus.

Essa flor de raríssima beleza, como um lírio, só que vivem em lagoas e lagos, terrenos alagadiços. Ela tem suas raízes fixas na lama, no lodo. Seu caule percorre todo o espaço com água, do chão até a superfície. Então, na superfície, desabrocha uma linda e rara flor – completamente pura, sem nenhuma marca do lodo que a gerou. A semente da Flor de Lótus é capaz de permanecer viva e resistente por um período de até 30 séculos. E isso sem perder seu poder de fertilização. 

Durante a noite, a flor de lótus “sai de cena” fechando suas pétalas e mergulhando nas águas. Ao amanhecer ela está linda novamente por sobre aquele lamaçal sujo. 

Como pode algo tão puro como a flor de lótus nascer da mais impura das matérias? Permanece um mistério para o homem o processo de filtragem da sujeira do ambiente que ocorre no interior desse formoso vegetal, já que a ciência não conseguiu até os dias de hoje explicar como isso ocorre.

O Coaching é o caminho ideal para ressignificar sua vida!
Clique aqui e veja um vídeo incrível sobre o poder do Coaching!

A flor de lótus é um verdadeiro exemplo, tirado da natureza, das adversidades também humanas. Um exemplo de que podemos viver, conviver, nos relacionarmos em ambientes não tão agradáveis aos nossos olhos mas pela resiliência e capacidade de renascermos a cada dia diante de tantos problemas e preocupações do dia a dia, no nosso enfrentamento constante que faz parte da natureza humana. É fato que muitas respostas para nossos problemas encontramos na natureza. 

Ora, o lugar de onde viemos e onde estamos diz muito pouco sobre nós, pois podemos irradiar luz e pureza mesmo estando entre os mais impuros e nos mais obscuros lugares, basta que tenhamos consciência disso. Se tivermos um alicerce moral estruturado, voltado para o bem, e permanecermos fiéis a ele, dificilmente influências externas negativas serão capazes de poluir nosso íntimo. Com essa estrutura moral, nada lhe transforma, nada tira você de seus conceitos e em tudo que você acredita ser verdade, para o bem, nem o ambiente nem as pessoas, nem histórias que não queiramos fazer parte.

PSC

O charco que acomoda as raízes dessa bela planta é um símbolo que pode ser interpretado como o apego que desenvolvemos a pensamentos e ações de baixa vibração energética: futilidades, crenças que nos limitam, comodidade ou conformismo, desejos que não nos fazem crescer, enfim, tudo aquilo que alimenta apenas nosso lado sombrio.

Mesmo que sejamos incapazes de enxergar nossa face oculta da luz, e vejamos apenas nossa lama, é preciso acreditar que desabrocharemos, assim como a flor de lótus. 

Comparo esse “recolher e acordar” da flor de lótus com a  resiliência do ser humano. Quando uma pessoa é dotada de um elevado grau de resiliência, ela passa por tanta provação, às vezes cai, e mesmo assim, no outro dia, consegue se refazer, levantar e dar a volta por cima, se esforçando sempre para, a cada dia, ter mais força de vontade, acreditar mais que tudo dará certo. São pessoas otimistas. Que não se envergam, que coloca um foco, uma meta, e não sossega até alcança-la. Tenha confiança e se esforce para caminhar sempre no sentido da luz e da evolução.

Os budistas acreditam que a flor de lótus é sagrada, pois só aparece na terra depois de já ter sido gerada no plano espiritual. Assim, é preciso também que nosso interior, nossa espiritualidade, seja capaz de gerar em nós pureza e luz.

A lenda budista conta que quando Siddhartha, que mais tarde se tornaria o Buda, tocou o solo e fez seus primeiros sete passos, sete flores de lótus cresceram. Similarmente, cada passo nosso é um avanço a caminho da expansão de consciência e da espiritualização.

Todos nós temos nossa sobra e nossa luz. Você também, com certeza, já deve ter se assustado com sua sombra, ou se alegrado e vibrado positivamente com seus momentos de luz. 

Saber aceitar seu lado sombrio e trabalhar cada vez mais para tirar proveito desse lado para um grande aprendizado em sua vida, é muito gratificante para seu ego. Isso é aceitar que você tem defeitos, que enfrenta derrotas mas está com sua consciência ligada no bem para se beneficiar e fazer o que tem de melhor dentro de você para outras pessoas e principalmente para você mesmo.

Quando você percebe essa mistura de sombra e luz dentro de você e aprende a trabalhar o seu interior com esses dois lados, tudo fica mais fácil, mais vibrante, sua vida passa a fazer mais sentido para você. Um exemplo disso é quando uma pessoa passa por alguma perda familiar. Tudo parece sem sentido, sombrio e perdido, sem sentido. Aos poucos ela vai ressignificando tudo, com um olhar de muita luz. A luz sobrepõe o lado sombrio, e isso é bom. 

O Coaching é o caminho ideal para ressignificar sua vida!
Clique aqui e veja um vídeo incrível sobre o poder do Coaching!

Levante e comece a agradecer tudo que recebeu de bom e de ruim também pois faz com que seja grato. A gratidão é um sentimento fantástico, que faz do ser humano um indivíduo capaz de olhar para a luz do outro, ter empatia, compaixão. Esses sentimentos nos fazer sair da escuridão e ver a vida com mais amor, mais sentido.  

Por isso, você que deseja trabalhar com coaching, mostre ao seu coachee que somos sombra e luz. Ajude-o a enfrentar esses dois lados com harmonia e capacidade de identificar esses sentimentos como parte da vida dele. Somos maravilhosos e também ruins, mas que sempre devemos trazer à tona nossa melhor parte. E para isso, nada melhor que nos conhecermos na essência. 

Se gostou de nosso artigo sobre “A metáfora da flor de lótus”, deixe-nos um comentário. Compartilhe também essa metáfora tão interessante para seu grupo de amigos, em suas redes sociais.

Copyright: Ricardo Reitmeyer/Shutterstock