Competência de liderança — você já parou para pensar qual é a sua principal? Aliás, você sabe quais são as competências básicas de uma liderança de sucesso? Bem, no universo da gestão de pessoas, estamos sempre observando quais habilidades os nossos líderes possuem em maior ou menor quantidade. Quando são bem definidas, tendemos a seguir os seus exemplos e a tê-los como uma referência positiva em nossa carreira — o que é o ideal para o desenvolvimento dos liderados.
Pensando nisso, vamos abordar as 10 principais competências de liderança que todo líder deve ter na condução do seu trabalho como gestor. Continue lendo e descubra quais são elas!
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1. Comunicação assertiva
A comunicação assertiva é um componente essencial a todo líder. Saber se comunicar significa delegar e ensinar de maneira correta, dar feedbacks congruentes e ouvir além das palavras, ou seja, identificar o que os colaboradores desejam e criar melhores formas para alinhar isso às metas da empresa. Portanto, comunicar-se bem significa saber falar, escrever, ler, ouvir e interpretar cada palavra/gesto. É também ser preciso e responsável com as informações, transmitindo-as com clareza e objetividade.
2. Relacionamento interpessoal positivo
Um bom gestor sabe construir bons relacionamentos com a sua equipe, os seus colegas e os seus superiores, pois é respeitoso e acessível. Além disso, essa capacidade ajuda nos momentos de negociação de prazos e valores, bem como a construir uma imagem profissional positiva. Relacionar-se bem com todos é ser acessível, educado, responsável, humilde, bem-humorado, claro e preciso. Sem esses traços, dificilmente um líder será ouvido e respeitado pelos seus liderados.
3. Visão de futuro
Olhar para o futuro é trabalhar hoje para conquistar amanhã as metas e os objetivos preestabelecidos, além de engajar os colaboradores a ter um alto desempenho, ou seja, a dar o seu melhor pelo alcance efetivo desses alvos importantes. Pensar no futuro é importante para um líder, pois isso permite que ele possa definir, no presente, o que deverá ser feito e qual é a melhor maneira para que isso ocorra. Sem visão de futuro, não existe planejamento estratégico, o que põe em risco a própria equipe.
4. Visão estratégica
Essa habilidade consiste em enxergar todas as ações da empresa de forma sistêmica e entender quais as consequências reais de cada uma nos resultados gerais. Isso permite potencializar as boas iniciativas e evitar falhas em decorrência da falta de planejamento. Ter visão estratégica consiste em compreender como as atividades, pessoas, equipes e departamentos impactam-se uns aos outros, além de considerar também os fatores externos da empresa.
5. Organização
Um líder organizado inspira a sua equipe, pois sabe bem o que quer dos seus liderados e, por isso, não se perde em meio às suas muitas demandas e responsabilidades. Para isso, esse líder deve ter um cronograma de ações e segui-lo à risca, o que é bom para todos. Assim, ele consegue administrar o tempo de todos, definir cargos, colocar os objetos em seus respectivos lugares, delegar tarefas sem sobrecarregar ninguém e acompanhar o trabalho de todos com precisão.
6. Respeito
A atenção às diferenças e às limitações de cada um dos colaboradores é importante, pois mostra o lado mais humano de um líder. Assim, ele deve tratar e comunicar-se com as pessoas com o devido respeito que merecem ter. Isso envolve ser educado, compreensivo, empático e paciente. Mesmo ao corrigir os erros, um líder jamais deve ofender ou humilhar ninguém. Tampouco deve ultrapassar os limites das relações profissionais e se intrometer na vida pessoal dos seus liderados.
7- Planejamento
Essa competência, que está diretamente ligada à organização, consiste na qualidade do líder de planejar as ações e atribuir as demandas de forma consistente com as metas e objetivos, bem claros. Isso permite que a equipe possa seguir essas instruções com ou sem a sua presença. Um bom planejamento responde às seguintes perguntas, sobre cada tarefa a ser desempenhada: O que? Quem? Quando? Onde? Por quanto tempo? Como? Por quê? Quanto vai custar?
8. Coesão
Falar e agir segundo o discurso que defende é muito importante, pois os liderados buscam no seu líder um mínimo de coerência e que os seus ensinamentos e atitudes sejam compatíveis com o seu cargo. Dessa forma, um líder jamais pode cobrar dos liderados aquilo que nem ele mesmo é capaz de dar. Não adianta pregar, por exemplo, a importância da pontualidade aos colaboradores, se o próprio gestor chega atrasado com frequência. O poder do exemplo e da coerência é o maior de todos.
9. Humildade
Ser humilde é ter paciência para ensinar os liderados, ouvi-los, compartilhar os seus conhecimentos com respeito e não ter medo de ser superado pelos seus profissionais. É compreender que uma posição de liderança não o torna infalível ou superior a tudo e todos. Assim, um líder humilde ensina o que sabe, mas também aprende as habilidades em que os seus liderados se destacam. Ele também reconhece os próprios erros e compreende que ainda há muito a aprender e progredir.
10. Inteligência emocional e automotivação
Por fim, a inteligência emocional é essencial para que o líder consiga lidar com os seus sentimentos, emoções, dificuldades, pressões por resultados, além dos diferentes perfis comportamentais dos seus liderados. Além disso, a automotivação é outra habilidade fundamental, pois é o que ajuda o líder a seguir em frente, ter entusiasmo com o seu trabalho e conquistar resultados extraordinários ao lado da sua equipe. Motivar-se é fundamental para que o ânimo e a autoconfiança nunca desapareçam.
Uma dica final: para potencializar e desenvolver mais habilidades essenciais como as exemplificadas, ressaltamos a importância do investimento na sua evolução contínua, por meio de ferramentas efetivas, como o coaching. Por isso, faça a formação Leader Coach Training, aprimore as suas competências atuais e desenvolva novas, sendo o melhor líder que você pode ser. Invista no LCT!
E você, querida pessoa, se considera um bom líder? Quais dos traços acima você já tem? Quais deles ainda precisa desenvolver? Contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!