O coaching é um processo que permite que as pessoas tenham acesso a diferentes técnicas e ferramentas para que alcancem os seus objetivos com mais organização, planejamento estratégico, precisão e rapidez. Por isso, esse método se utiliza de diferentes fontes de conhecimento, como a psicologia, a administração, e por aí vai.

Entre as centenas de ferramentas que o método inclui nas sessões, existe o assessment, que é uma das mais utilizadas. Neste artigo, você vai compreender com exatidão o que é o assessment, qual é a sua importância nas sessões de coaching e como ele pode beneficiar um indivíduo nas diferentes áreas da sua vida. Siga em frente e tenha uma excelente leitura!

O que é o assessment?

O assessment é uma ferramenta com exclusiva modernidade que permite traçar perfis comportamentais. É uma evolução do tradicional modelo Disc (um teste de perfil comportamental bastante utilizado pelas empresas durante os processos de recrutamento e seleção de pessoas), atestada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia e pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente, está sendo muito buscado pelas empresas e profissionais, a fim de ser aplicado em processos seletivos.

O Instituto Brasileiro de Coaching — IBC é a única Instituição de coaching no Brasil com um instrumento de assessment próprio, especialmente desenvolvido para potencializar a atuação dos coaches na compreensão e na avaliação contínua dos seus coachees (clientes).

O mapeamento comportamental proposto pelo assessment auxilia na identificação dos pontos fortes e dos pontos de desenvolvimento do indivíduo, sendo um instrumento aplicado com o apoio de um questionário online ou offline, de forma prática e objetiva.

Como funciona a aplicação do assessment?

No IBC, A avaliação leva de 07 até 10 minutos e capta várias informações acerca do comportamento de uma pessoa. Ao final do questionário, o sistema fornece imediatamente um relatório completo sobre o seu perfil comportamental.

Se uma pessoa mantém relações interpessoais diariamente na sua carreira e exclusivamente se o sucesso dessa pessoa está relacionado com a rede e a interação bem-sucedida, por exemplo, a avaliação comportamental feita com o auxílio do Coaching Assessment pode ajudar a aumentar as perspectivas dessa pessoa sobre a vida e a sua carreira.

PSC

Em menos de 10 minutos, a ferramenta fornece um perfil detalhado das propensões do comportamento de uma pessoa e destaca aspectos muito importantes da sua personalidade, evidenciando também como colocá-los de forma ágil e eficaz no trabalho e no seu cotidiano. O coaching assessment só pode ser aplicado por analistas de perfis comportamentais que estejam comprovadamente certificados pelo Instituto Brasileiro de Coaching (IBC).

Como o assessment é utilizado dentro das formações em coaching?

Durante a formação Professional & Self Coaching (PSC), são certificados analistas comportamentais, por meio do instrumento coaching assessment, que foi criado com densos estudos e pesquisas para ser utilizado como uma ferramenta de apoio nos processos de coaching, gestão de pessoas e desenvolvimento de recursos humanos, visando a aumentar o potencial individual das pessoas, por meio do seu mapeamento comportamental.

Com o treinamento, a pessoa aprende a mudar o seu comporta­mento, da sua equipe ou dos seus clientes para conquistar a confiança das pessoas, transformando-se em um profissional de sucesso. Não se trata de um meio de modificar a sua personalidade, mas de utilizá-la da melhor maneira possível para fazer escolhas e alcançar objetivos.

O assessment pode ser aplicado, ainda, para melhorar progressivamente o desempenho do coach e do seu coachee, pois a ferramenta permite fazer um mapeamento completo do seu momento atual e traçar estratégias efetivas para eliminar gaps, potencializar competências e conquistar resultados extraordinários na vida e na carreira.

Por isso, a nossa dica é: invista em uma ferramenta de mapeamento comportamental realmente baseada na personalidade do povo brasileiro e tenha um instrumento fantástico para desenvolver os profissionais de sua empresa. Invista no coaching assessment do IBC!

E você, ser de luz, já realizou algum teste de perfil comportamental em processos seletivos? Quais são os seus traços mais dominantes? Contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!