O dia tem as mesmas 24 horas para todo mundo. Algumas pessoas consideram esse período mais do que suficiente para conciliar as diferentes áreas da vida, enquanto outras acham que o dia precisaria de mais uma 10 horinhas. Em qual grupo você se encaixa?

Para resolver o problema, não tem jeito: é preciso desenvolver o equilíbrio entre os diferentes setores. Mais especificamente, precisamos entender que tanto a vida pessoal quanto a carreira são importantes, de modo que a nossa dedicação e o nosso tempo precisam ser adequadamente distribuídos entre esses setores.

Neste artigo, você vai compreender as diferentes áreas da vida e por que precisamos cuidar adequadamente de todas elas. Tenha uma ótima reflexão!

1. Trabalho e estudo

Cuidar da carreira é muito importante. O trabalho é a maneira que encontramos para desenvolver as nossas habilidades e, com isso, obter a remuneração que garante o nosso sustento e da nossa família. Contudo, ele pode ser muito mais do que isso. É por meio das atividades profissionais que deixamos a nossa marca no mundo, colocando os nossos dons a serviço de outras pessoas, deixando a nossa contribuição para a sociedade. Isso concretiza os nossos propósitos de vida.

Além disso, nunca devemos deixar de estudar, nem que seja um pouco por dia. Sempre é tempo de acompanhar as notícias, ler e reciclar os conhecimentos, afinal de contas, não há sequer uma área profissional que não passe por atualizações de tempos em tempos.

2. Família

A família é o primeiro grupo ao qual somos chamados a pertencer. Desde a infância, temos quem cuide de nós. Na idade adulta, passamos a cuidar dos outros, sejam os pais idosos, sejam os filhos pequenos. O fato é que essa dinâmica é essencial para manter os laços de amor e afeto que nos unem.

PSC

Por isso, é importante dedicar algum tempo do seu dia aos seus familiares, sobretudo pais, marido/esposa e filhos. Essas são as pessoas que estarão ao seu lado pela maior parte da sua vida, sempre desejando o seu bem. É claro que, como ocorre em toda família, existem conflitos de vez em quando, mas é importante que saibamos resolvê-los para restabelecer a harmonia nesse grupo que é tão importante para o ser humano.

3. Amigos

Os amigos também são um grupo social importante. Algumas pessoas defendem que eles são a família que nos foi permitido escolher. Assim, os laços de amizade são estabelecidos por meio de afinidades e interesses comuns, podendo surgir entre colegas de faculdade ou de trabalho, entre vizinhos, entre pessoas que frequentam os mesmos lugares, e por aí vai.

É importante ter amigos e dedicar um tempo a eles. A vida social e os momentos de lazer ao lado dessas pessoas trazem mais alegria e leveza ao dia a dia, o que nos permite ser mais sociáveis, felizes e cheios de autoestima e de energia. O foco das amizades, porém, deve estar na qualidade, e não na quantidade. É preferível ter poucos amigos, mas em quem você possa confiar, a ter muitos amigos em relações superficiais.

4. Saúde e cuidados pessoais

Se você pensa que conduzir a vida com harmonia e equilíbrio depende apenas de dedicar o seu tempo aos outros, está muito enganado. Nessa equação, também não podemos nos esquecer de nós mesmos, ou seja, dos cuidados individuais. Isso pode ser feito com uma série de ações de autocuidado.

Você medita diariamente? Alimenta-se de forma equilibrada? Pratica atividades físicas? Dorme e descansa o suficiente para recuperar as energias? Faz exames de rotina? Procura um médico ou psicólogo quando sente que há algo que não vai bem? Tem um momento do dia só para si? É importante cuidar da sua saúde física e mental, caso contrário, você não terá energia para dedicar-se a qualquer outra área da vida.

5. Hobbies

Os hobbies são aquelas atividades que fazemos porque gostamos, e não porque sejam exatamente úteis ou importantes. Entre os hobbies mais comuns, estão a leitura, a prática de esportes, o canto, a dança, a jardinagem, as artes plásticas, o toque de instrumentos musicais, a fotografia, o cuidado de animais, os filmes, os jogos etc.

Essas atividades parecem de pouca relevância, mas você já percebeu como elas enriquecem o seu dia a dia e despertam a motivação para viver? Até mesmo os psicólogos recomendam que as pessoas tenham essas tarefas para que relaxem, divirtam-se e encontrem alegria no dia a dia. Por isso, pense com carinho naquilo que você gosta de fazer e inclua isso na sua rotina!

6. Espiritualidade

Por fim, chegamos a um item que não é unanimidade, já que há pessoas que não acreditam na espiritualidade, e está tudo bem que assim seja. No entanto, se você acredita que entre o Céu e a Terra existem mais coisas do que podemos ver, dedique algum tempo do seu dia a esse seu lado.

Independentemente de qual seja a sua crença, vivencie-a. Faça as suas orações e meditações, leia os livros sagrados em que você acredita, participe das celebrações da sua religião, enfim, faça aquilo que o leve a sentir-se bem com aquilo em que você crê. Preencha a sua vida de significado e seja grato por ser quem é!

São muitos os setores que fazem parte da vida, como você pôde perceber. Por isso, não podemos nos dedicar exageradamente a um ou outro, pois os demais certamente seriam comprometidos com esse desequilíbrio. É claro que há momentos em que uma área demanda mais cuidados do que outra, mas devem ser exceções, e não realidades definitivas.

Ninguém pode cuidar apenas da vida pessoal e esquecer-se do trabalho, o que poderia causar uma demissão. Mas também não podemos trabalhar exaustivamente e nos descuidarmos da saúde e da família, não é mesmo? O segredo da felicidade está em equilibrar essa equação, de modo que seja possível dedicar-se a todas as áreas, sem exageros.

E você, querida pessoa, como tem equilibrado a sua dinâmica pessoal e profissional? Contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!