A superação das barreiras da comunicação dentro das empresas é essencial para que haja a construção de um relacionamento sólido e harmônico entre os funcionários e superiores e, especialmente, com os clientes.
Pesquisas no setor empresarial demonstram que cerca de 70% dos problemas nesse ambiente têm a sua raiz em dificuldades de comunicação entre os colaboradores ou dos colaboradores com o público externo. Portanto, saber como contornar e superar essas barreiras faz toda a diferença para o sucesso dos profissionais e das organizações.
Neste artigo, você vai conferir 4 barreiras da comunicação empresarial e meios pelos quais elas podem ser superadas. Para conferir, é só continuar a leitura a seguir!
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Barreiras da comunicação: conheça as principais e descubra como superá-las
Listamos para você as principais barreiras da comunicação empresarial e de que maneira é possível deixá-las no passado. Em longo prazo, você descobrirá que a comunicação assertiva faz toda a diferença para os resultados.
1. Excesso de informações
Vivemos na era da informação, em que a internet nos permite estabelecer conexões com o mundo todo. Porém, o que deveria ser apenas positivo pode se tornar uma grande dificuldade dentro das empresas. Saber como trabalhar com tanta informação é fundamental para que seja possível estabelecer critérios de relevância. Quando os profissionais estão desorientados, eles acabam não sabendo quais são as informações corretas e prejudicando todo o sistema.
Solução: para resolver essa barreira, que é uma das principais na comunicação empresarial, é importante desenvolver um método de trabalho em que a coleta de informações aconteça assertivamente, onde os canais e emissores estejam bem definidos e alinhados. Também é importante definir métricas e dados relevantes, orientando cada colaborador acerca do que deve ser priorizado. Cursos, treinamentos e a ajuda dos líderes fazem toda a diferença nesse sentido.
2. Divisão seletiva de informações
A solução para o problema anterior não pode reforçar outra das barreiras da comunicação, que é a dispersão de informações. Algumas empresas trabalham com a política de repassar apenas dados pertinentes ao setor para cada equipe. Porém, isso pode fazer com que os colaboradores não saibam o que está acontecendo na empresa como um todo e tomem atitudes que prejudicam o trabalho dos outros colegas. É importante manter cada departamento alinhado com os demais.
Solução: a criação de uma rede de comunicação interna, em que as principais decisões de direcionamento da empresa sejam apresentadas como um todo para os colaboradores pode tornar o seu trabalho mais alinhado e eficaz. É claro que cada departamento também pode ter a sua própria rede interna, mas a rede geral precisa ser acessível a todos. É por meio dela que os comunicados de interesse de todos os colaboradores devem ser feitos, oficializando a informação e evitando dúvidas.
3. Falta de clareza nos comunicados
Por estarmos acostumados à comunicação fácil e rápida por meio de aplicativos de mensagens de celular, perdemos um pouco da prática de transmitir informações relevantes pessoalmente para os colegas. Os e-mails ainda são essenciais, ainda mais nas empresas que possuem uma estrutura física ampla, em que os funcionários estão divididos em várias áreas. Os colegas, porém, nem sempre entendem qual foi a sua intenção no texto de um e-mail ou memorando redigido sem clareza.
Solução: se perceber que esse é um problema recorrente na sua empresa, pode ser interessante oferecer aos seus funcionários um workshop de redação empresarial, em que eles possam compreender como transmitir as informações sem interpretações errôneas. Todo texto precisa de objetivos, introdução, desenvolvimento, conclusão e uma revisão geral antes de ser enviado. Outra opção é reduzir as distâncias físicas entre os setores que mais trabalham em conjunto, favorecendo o diálogo presencial.
4. Administração excessivamente hierarquizada
Ainda que a hierarquia funcione efetivamente para algumas questões, ela pode ser bastante prejudicial para a comunicação empresarial se for muito rígida. Os colaboradores podem ficar intimidados para tirar as suas dúvidas e, assim, incorrer em erros. É importante que haja uma forma de comunicação clara e aberta, mesmo entre pessoas de diferentes níveis hierárquicos. Assim, cabe à organização ser mais flexível e adotar uma cultura menos “engessada” na comunicação interpessoal.
Solução: tornar a relação entre os funcionários menos rígida no que concerne à hierarquização, criando um ambiente que facilite a aproximação da equipe e dos superiores. A ideia é fazer com que todos se sintam à vontade para conversar e fazer perguntas aos superiores, que, por sua vez, devem ser mais acessíveis aos seus liderados. Uma reunião geral com a empresa deixando esse aspecto comunicacional claro pode ser a solução para que as pessoas sejam mais comunicativas entre si.
A comunicação não depende apenas das palavras
As dicas acima são importantes e precisam ser levadas em consideração no dia a dia. Contudo, é fundamental ressaltar que a comunicação depende tanto do conteúdo como da forma. Isso quer dizer que por mais que as palavras, faladas ou escritas, sejam a base de uma comunicação eficaz, elas não correspondem à totalidade do processo.
Deixando mais claro, é necessário ter em mente que a comunicação não é apenas verbal. Além de uma escolha adequada das palavras que utilizamos, também precisamos considerar outros aspectos, como:
- O contexto da comunicação (a delicadeza do assunto, as pessoas envolvidas, as emoções despertadas etc.);
- A escolha do melhor momento para comunicar-se (ex: vale a pena pedir aumento salarial no meio de uma crise financeira na empresa?);
- A escolha do melhor canal de comunicação (ex: será que é útil tirar uma dúvida urgente por e-mail? Não seria melhor um telefonema?);
- O grau de formalidade da comunicação (lembrando que estamos em um contexto empresarial, ou seja, profissional);
- O tom e o volume da voz;
- As expressões faciais;
- Os gestos e a linguagem corporal.
Todos esses aspectos podem ajudar ou prejudicar um processo de comunicação, inclusive nas empresas. Portanto, fique atento a todas essas questões, além das dicas já citadas. Coloque-as em prática e ofereça treinamentos de comunicação aos seus colaboradores. Assim, você perceberá como as barreiras da comunicação empresarial serão superadas, e a sua empresa alcançará resultados extraordinários!
E você, querida pessoa, como avalia a comunicação no seu ambiente de trabalho? O que vai bem? O que poderia ser melhor? Contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!