O sucesso de uma empresa depende do planejamento estratégico. Isso consiste em compreender o estado atual da organização e o estado desejado, ou seja, o ponto que ela quer alcançar futuramente. Para deixar esse estado inicial e alcançar os objetivos definidos, há diversas ferramentas administrativas que auxiliam a elaboração e a execução das estratégias.
Uma dessas ferramentas é a análise SWOT, bastante conhecida entre os administradores e profissionais de marketing. Neste artigo, você vai entender em que consiste essa análise, quais itens a compõem e quais benefícios ela oferece às empresas. Boa leitura!
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O que é a análise SWOT?
A análise SWOT (cujo nome vem de uma sigla em inglês) é uma ferramenta que orienta a pesquisa e a análise dos dados de uma empresa antes de iniciar um projeto. Ela tem como objetivo avaliar o cenário interno e o cenário externo em que a organização está inserida, o que consiste em forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, conforme o esquema abaixo.
- S — Strengths (forças); ambiente interno
- W — Weaknesses (fraquezas);
- O — Opportunities (oportunidades); ambiente externo
- T — Threats (ameaças).
A análise de todos esses pontos permite que a empresa desenvolva estratégias mais eficazes, considerando o momento que ela vive e o cenário externo do momento. Isso é útil em lançamento de produtos, desenvolvimento de campanhas de marketing e comunicação, entre outras tomadas de decisões estratégicas.
Quais itens compõem essa análise?
Na sequência, você vai compreender melhor os 4 itens acima descritos e por que eles são importantes para as empresas.
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Ambiente interno
O ambiente interno é composto pelos fatores que dependem diretamente da empresa, estando sob o seu controle. Se esses fatores forem positivos, são chamados de “forças”, já se forem negativos, são chamados de “fraquezas”.
1. Forças
As forças de uma empresa são os seus pontos positivos, ou seja, tudo aquilo que está sob o seu controle e que a coloca em uma posição confortável, especialmente diante da concorrência. São os aspectos que precisam ser explorados e valorizados.
Alguns exemplos de forças: tecnologia moderna, diversidade de produtos ou serviços, capacidade de inovação, tradição no mercado, exclusividade em um determinado nicho de atuação, força de marca, fornecedores de qualidade, e por aí vai.
2. Fraquezas
As fraquezas de uma empresa são os seus pontos negativos, ou seja, tudo aquilo que está sob o seu controle, mas que a coloca em uma posição de desvantagem em relação aos seus principais concorrentes. São características que precisam ser atenuadas e resolvidas ao longo do tempo.
Alguns exemplos de fraquezas: marca pouco reconhecida, pouca tradição no mercado, tecnologia inferior à dos concorrentes, preços mais altos, limitações de alcance geográfico, diversidade menor de produtos e serviços, entre outros.
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Ambiente externo
O ambiente externo, ao contrário do interno, é composto pelos fatores que não dependem diretamente da empresa, não estando sob o seu controle. São variáveis políticas, econômicas, sociais, tecnológicas, ambientais (ecológicas) e legais que podem impactar as ações da organização. Se esse impacto tiver um potencial positivo, esses fatores são chamados de “oportunidades”, já se o impacto tiver um potencial negativo, os fatores são chamados de “ameaças”.
3. Oportunidades
As oportunidades de uma empresa são os fatores externos a ela que podem beneficiar as suas atividades de alguma forma, fazendo crescer a sua vantagem competitiva. São elementos que precisam ser aproveitados ao máximo em busca de bons resultados.
Alguns exemplos de oportunidades: realização de eventos no país, crescimento de uma determinada classe social compatível com o público da empresa, economia aquecida, determinadas estações do ano (como o inverno para as lojas de casacos) etc.
4. Ameaças
As ameaças de uma empresa são os fatores externos a ela que podem prejudicar as suas atividades de alguma maneira, podendo reduzir a sua vantagem competitiva ou elevar as vantagens dos concorrentes. Os seus efeitos precisam ser minimizados pelas forças da organização.
Alguns exemplos de ameaças: aumento na taxa de juros, instabilidade política, surgimento de novos concorrentes, rigidez de determinadas leis, determinadas estações do ano (como o verão para as lojas de casacos) etc.
Quais vantagens a análise SWOT oferece às empresas?
Ao conhecer os itens que a compõem, você provavelmente já adquiriu uma boa ideia acerca da importância da análise SWOT. A ideia é reconhecer todos esses aspectos, de modo que as forças e as oportunidades sejam aproveitadas, enquanto as fraquezas e as ameaças tenham o seu potencial reduzido. Qualquer decisão estratégica da empresa deve levar esses fatores em consideração. Além disso, confira outras vantagens do uso dessa matriz nas corporações:
- Simplicidade: pesquisas simples sobre os cenários internos e externos da empresa já dão conta da execução da análise SWOT. Ela não demanda grandes investimentos ou muitos estudos aos profissionais que a executarão;
- Custos reduzidos: a simplicidade do processo não demanda investimentos com contratação de pessoal ou aquisição de equipamentos. O processo é barato e pode, inclusive, reduzir as despesas da empresa nas suas atividades;
- Flexibilidade: as análises SWOT são flexíveis no sentido de que podem ser feitas várias vezes ao longo do tempo, permitindo que as empresas acompanhem as suas mudanças e evoluções. Além disso, podem ser executadas por organizações de qualquer porte ou segmento;
- Integração de conhecimentos: em quatro quadrantes e com listas de itens, a empresa pode sintetizar o seu cenário atual, tanto interna como externamente, em vez de necessitar de relatórios longos e complexos. Assim, ela auxilia a tomada de decisões futuras para os negócios da empresa;
- Colaboração: por fim, a análise SWOT deve contemplar todos os departamentos da organização, de modo que colaboradores de todos eles devem interagir entre si na sua execução. A troca de informações deixa a empresa inteira a par da sua situação de momento, favorecendo a integração, a transparência e a cooperação entre as diferentes áreas.
Como você pode notar, a análise SWOT é uma ferramenta relativamente simples, mas com um alto poder para que as organizações sejam mais realistas nos seus planos de negócios. Ela oferece uma perspectiva precisa e completa sobre os cenários interno e externo, o que favorece uma tomada de decisões estratégicas mais eficaz nos rumos que a empresa pretende tomar.
E você, ser de luz, já realizou alguma análise SWOT no seu lugar de trabalho? O que pensa sobre essa ferramenta? Contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!