A sociologia costuma realizar agrupamentos de indivíduos nascidos nas mesmas décadas e que compartilham determinados valores, objetivos e estilos de vida. Esses agrupamentos recebem o nome de “gerações”, como é o caso dos baby boomers, da geração X e da geração Y.

Neste artigo, vamos nos dedicar a essa última geração, também conhecida como a geração dos millennials. Ela foi a primeira geração que já nasceu em um ambiente altamente tecnológico, mesmo que no início da trajetória. Neste artigo, vamos compreender melhor quem são os indivíduos que compõem esse grupo e quais são as suas principais características. Tenha uma ótima leitura!

Quem faz parte da geração Y?

Essa é a geração formada por pessoas nascidas a partir de 1978 até o fim dos anos 1980 e início dos anos 1990. Há divergências entre os autores quanto aos nascidos entre 1996 e 2000, se fazem parte da geração Y ou já da geração Z. Ela compartilha o mercado com os profissionais da geração Baby Boomers e geração X, trazendo respostas rápidas, utilizando recursos de informática com excelência e sendo capaz de criar soluções inovadoras.

A Geração Y foi a primeira geração a conviver, desde a vida escolar, com a tecnologia da informação. Primeiro, foram os videogames, computadores domésticos e depois a internet e a velocidade com que circulam informações.

Hoje, os adultos dessa geração são muito disciplinados na busca de uma boa formação, principalmente em assunto e temáticas relacionadas à estratégia e à inovação. Têm mais agilidade para encontrar as informações das quais necessitam e, quando não as encontram, acabam por produzi-las por conta própria.

7 traços comuns aos membros da geração Y

Na sequência, você vai conferir alguns dos principais traços e características típicos dos indivíduos da geração Y, isto é, dos millennials. Confira!

1. Individualismo

PSC

A Geração Y é considerada, por muito estudiosos, como a mais individualista e autônoma e também como a que faz questão de colocar a sua opinião em destaque. É composta por pessoas que não abrem mão de gerenciar a sua vida pessoal simultaneamente com a profissional. No dia a dia do trabalho, elas não têm medo de trocar informações ou de compartilhar experiências e possuem uma grande capacidade de inovação. Convivem bem em grupo, mas tomam decisões sozinhos.

2. Domínio da tecnologia

Os nascidos na Geração Y têm muita habilidade no uso da tecnologia, são pragmáticos e irreverentes, desejam ter o controle econômico da sua vida e buscam um equilíbrio entre a vida profissional e a vida pessoal. Quando a fórmula, ou melhor, a receita para a solução funcionar, essa convivência poderá ser mais pacífica do que se fala atualmente. Nascidos no início da revolução tecnológica, esses indivíduos têm mais facilidade em lidar com aparelhos eletrônicos do que os seus antecessores.

3. Imediatismo

Entre os pontos de melhoria da geração Y, estão: a ansiedade, o imediatismo e o fato de não saberem exatamente como lidar com um momento de crise ou com uma bolha de mercado, pois nasceram em uma fase relativamente estável e privilegiada da História. Outro ponto que as companhias costumam destacar como negativo nesses indivíduos é a insatisfação que toma conta do profissional, caso ele não receba uma promoção após o primeiro ano de empresa. Falta paciência aos millennials.

4. Inovação na vida profissional

A geração Y costuma ter a preferência das empresas em tipos de projetos em que é necessário reestruturar e reorganizar as ideias. O seu perfil pode ser bastante aproveitado em consultorias voltadas à inovação e em ambientes que buscam o desenvolvimento de novas estratégias de mercado.

As companhias que realizam terceirização de serviços se beneficiam desse perfil, porém, a geração Y deseja empreender as suas ideias e montar negócios próprios, em que tenha liberdade para desenvolver os sonhos e implantar o seu próprio modelo de gestão.

5. Prosperidade material

Os pais da geração Y são geralmente os baby boomers e os indivíduos da geração X, pessoas que enfrentaram recessões econômicas e períodos de maior instabilidade, como a Guerra Fria. Por isso, eles fazem de tudo para que os seus filhos (os millennials) tenham um padrão de vida com mais conforto. Dessa forma, essa geração tende a ser um pouco mais consumista e materialista. Se algo quebrar, esses indivíduos preferem comprar um produto novo a tentar consertá-lo.

6. Desapego

O ritmo das mudanças tornou-se muito acelerado desde que a geração Y chegou ao mundo. Por isso, essas pessoas estão acostumadas às inconstâncias da vida, o que pode ser interpretado como um tipo de desapego. As experiências só são válidas enquanto fazem sentido e geram felicidade. Depois disso, os millennials preferem “partir para outra”. Isso vale para amizades, namoros, empregos, casas, e por aí vai. Poucas coisas são permanentes nas vidas desses indivíduos.

7. Demora em amadurecer

Alguns especialistas chamam a atenção para o fato de que os membros da geração Y demoram um pouco mais para amadurecer. Ao contrário de outras gerações, essas pessoas levam mais tempo para sair da casa dos pais, casar e ter filhos. Isso acontece porque eles dão muita importância aos estudos, às viagens, à carreira e ao desenvolvimento de um futuro financeiramente estável antes de partir para a vida adulta. Valorizam cada experiência, e não apenas a chamada “linha de chegada”.

Como você pode notar, os millennials, ou membros da geração Y, são um grupo bastante peculiar, pois contemplam todos os indivíduos do final do século XX, momento de crescimento e desenvolvimento da globalização, da tecnologia e de diferentes estilos de vida. São pessoas imediatistas e ávidas por novidades, informação e entretenimento. Além disso, são indivíduos ágeis, ativos e criativos para superar as adversidades dos seus caminhos.

E você, ser de luz, o que pensa a respeito da geração Y? Conhece alguém que faz parte dela e que tenha essas características? Como lida com essas pessoas? Ou você mesmo é um millennial? Contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!