A carreira de uma pessoa é a sua trajetória profissional. Diversos caminhos podem ser seguidos nesse sentido, mas o fato é que todo profissional quer (ou deveria querer) progredir no caminho escolhido.

A carreira em Y é um meio de organizar o crescimento dos profissionais nas suas respectivas carreiras. Neste artigo, vamos compreender em que consiste a carreira em Y, como esse processo funciona dentro das empresas e quais são as vantagens que ele oferece. Ficou curioso? Então, continue a leitura a seguir e saiba mais sobre o assunto!

O que é carreira em Y? Como funciona?

Imagine que uma empresa conte com 2 redatores que fazem parte do departamento de marketing. Um deles deseja ser efetivado como redator junior, para depois tornar-se redator pleno e redator sênior, ou seja, especializar-se na escrita criativa, nos conhecimentos gramaticais e na produção de textos.

O outro estagiário de redação, porém, deseja seguir um caminho diferente. Ele deseja ser efetivado como redator, mas quer ser mais generalista, adquirindo conhecimentos sobre todo o departamento de marketing em geral. Assim, em vez de tornar-se um especialista em redação, ele deseja ser supervisor de comunicação, coordenador de marketing e, por fim, diretor do departamento.

Perceba que essas duas trajetórias tiveram o mesmo início, mas, em um dado momento, houve uma separação. Um profissional seguiu o caminho da especialização, enquanto o outro seguiu o caminho da gerência. Visualmente, é como se houvesse uma bifurcação na trajetória dos profissionais, levando-os a tomar essa decisão — por isso esse modelo é conhecido como “carreira em Y”.

Cabe ao departamento de recursos humanos propor esse modelo de carreira à empresa e orientar individualmente os colaboradores a tomarem a sua decisão particular. Essa escolha é, naturalmente, resultante das características de cada profissional: alguns podem ser mais especialistas, enquanto outros têm um perfil de liderança que favorece os cargos de gerência.

Quais são as principais vantagens da carreira em Y?

1. Personalização

PSC

A carreira em Y não impõe um caminho ao funcionário. Ele tem a liberdade de escolher entre os dois caminhos propostos: o da especialização ou o da gerência. Dessa forma, essa carreira é personalizada, no sentido de que a escolha é individual e baseada nas características do próprio colaborador — tanto as técnicas quanto as comportamentais.

2. Autonomia

Essa liberdade de escolha confere mais autonomia ao colaborador. Ele não tem um caminho predefinido a ser seguido, mas atua como um construtor da sua própria trajetória profissional. Assim, ele se sente mais à vontade para fazer mudanças e sugestões sobre a sua própria trajetória profissional. Isso favorece a criatividade, a inovação e a competitividade saudável.

3. Atração de novos talentos

Infelizmente, nem toda empresa apresenta um plano de carreira aos seus seguidores. Dessa forma, o fato de apresentá-lo, por si só, já atrai muitos talentos para a organização. Como a carreira em Y consiste em um plano de carreira em que o próprio colaborador pode tomar as decisões de acordo com as suas vontades e habilidades, ela torna a empresa ainda mais atrativa.

4. Valorização individual

Quando uma pessoa consegue identificar possibilidades de crescimento profissional e ainda entende que ela é um participante ativo no caminho que escolher, ela se sente mais valorizada. O plano de carreira em Y é a prova de que a empresa deseja que aquele indivíduo progrida na sua carreira e que confia nele ao tomar a melhor decisão quanto ao caminho escolhido.

5. Diversificação das áreas de conhecimento

A carreira em Y favorece a diversificação. Enquanto alguns colaboradores especializam-se em conhecimentos determinados, outros aprendem os conhecimentos gerais da sua área, preparando-se para coordená-la. Isso permite que a empresa conte com diferentes perfis de colaboradores, que estão em constante desenvolvimento para progredirem no caminho escolhido.

6. Redução do turnover

O turnover é um problema comum em algumas empresas, consistindo na rotatividade de colaboradores. Se não há um plano de carreira, o profissional se desmotiva e pede para sair. Em compensação, se a empresa oferece um plano de carreira em Y, o colaborador visualiza as suas possibilidades de avanço profissional, podendo fazer a sua própria escolha. Isso tende a manter os colaboradores por mais tempo na organização, reduzindo o turnover e favorecendo a sua fidelização.

7. Compatibilidade colaborador-função

Não faz sentido forçar alguém que tem perfil de liderança a ser um especialista. Da mesma forma, não é bacana forçar a exercer um cargo de liderança um funcionário que não tem esse perfil. Isso tudo é evitado na carreira em Y, em que o colaborador consegue crescer profissionalmente de acordo com as suas habilidades e interesses, seguindo um dos dois caminhos propostos — conforme você verá nos itens 8 e 9.

8. Evolução em cargos de gerência

Para quem tem perfil de liderança e deseja progredir na carreira por esse caminho, a carreira em Y ajuda o profissional a desenvolver-se. Nesse caso, o indivíduo aprende a gerir equipes, organizar departamentos, tomar decisões, analisar dados, fazer planejamentos estratégicos, delegar tarefas, enfim, coordenar setores, áreas e departamentos. Tudo isso ocorre por meio de uma comunicação interpessoal clara e eficaz.

9. Evolução em cargos de especialização

No caso de quem escolher seguir o caminho da especialização, o profissional acumula experiências e estudos na área escolhida. Assim, ele pode ser analista júnior, analista pleno, analista sênior, consultor, especialista, mestre/doutor e conselheiro. Ele adquire autonomia para tomar decisões naquele assunto específico, tornando-se a pessoa-referência dentro da empresa naquele tema.

10. Produtividade

Em consequência de tudo o que já citamos, o profissional que progride e que escolhe o caminho a ser trilhado com base nas suas competências e nos seus próprios interesses naturalmente obtém um melhor desempenho. Conhecendo os caminhos para o seu crescimento, ele se motiva, trabalhando mais e melhor.

A carreira em Y, portanto, é um plano de carreira que permite que cada colaborador escolha entre o caminho da especialização e o caminho da gerência. Assim, ela confere mais autonomia, motivação e produtividade a todos os funcionários.

E você, ser de luz, identifica a carreira em Y na sua trajetória? Qual caminho você escolheu? Por quê? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!