A maturidade é algo que se desenvolve com o tempo. Por mais que todo profissional precise ser minimamente maduro para dar conta das suas responsabilidades, é fato que as pessoas que compõem o quadro de funcionários de uma empresa estão em diferentes estágios da vida.

Nesse sentido, cabe aos líderes e colegas compreender essa dinâmica e lidar com ela da melhor maneira possível. A questão é: como é possível fazer isso? Responder a essa pergunta é o objetivo deste artigo. Para saber mais sobre o tema, siga em frente e continue a leitura!

Diferentes níveis de maturidade na vida profissional

Um estagiário de 18 anos ainda tem comportamentos típicos do fim da adolescência e do início da idade adulta. Ele está provavelmente no seu primeiro emprego, compreendendo o que é trabalhar — o que é bastante diferente da vida escolar. As responsabilidades sobre ganhar dinheiro, pagar as próprias contas e estar encarregado de uma determinada função na empresa são novidade para esse indivíduo. Assim, é natural que ele cometa mais erros.

Um profissional de 40 anos, que provavelmente já tem uns 20 de carreira, por sua vez, tende a ser alguém mais experiente. A sua maturidade envolve não apenas a atitude de uma pessoa adulta, mas também o conhecimento técnico de quem trabalha há décadas. Essa pessoa já tem mais conhecimentos sobre a empresa, sobre o mercado em que ela está inserida e sobre as funções que desempenha ali. Novidades continuam aparecendo, mas é natural que esse indivíduo seja mais seguro.

Isso não quer dizer que a pessoa mais experiente não cometa erros. Na verdade, todo mundo erra. A questão é que as falhas tendem a ser mais comuns nos menos maduros e experientes do que naqueles que já têm uma trajetória mais desenvolvida.

7 passos para lidar com as diferenças

Os líderes de uma organização, bem como os próprios colegas, precisam compreender que as pessoas que fazem parte dela estão em diferentes momentos de maturidade. Isso não necessariamente é ruim. Os mais velhos podem ter mais experiência, mas os mais jovens podem ter mais energia, criatividade e acompanhamento das tendências. Tudo é uma questão de extrair o que cada um tem de melhor.

Para que isso seja possível e para que os diferentes níveis de maturidade não se tornem um problema, separamos os 7 passos a seguir.

1. Compreenda os diferentes níveis de maturidade dos seus colaboradores

Em primeiro lugar, é fundamental que você compreenda e aceite que os seus colaboradores estão em diferentes momentos na escala da maturidade. Como citamos, isso não necessariamente é ruim. Apenas demandará que você, enquanto líder, tenha um tratamento um pouco diferenciado em relação a quem é mais experiente e a quem é menos.

Para isso, tenha sensibilidade e empatia, afinal de contas, todo mundo já foi novato e inseguro um dia, não é mesmo? Dê essa orientação também aos seus colaboradores mais experientes, para que tenham mais paciência com os iniciantes.

2. Faça do feedback um momento de aprendizados

Se você tiver colaboradores com pouca maturidade na sua equipe de trabalho, aí é que deverá priorizar ainda mais o momento do feedback. Esses indivíduos têm uma grande necessidade de compreender como o seu desempenho está sendo avaliado, tanto no reconhecimento dos pontos positivos como na identificação dos pontos de melhoria. Esse processo deve ser conduzido por um líder empático, que não pune o erro, mas que ensina a corrigi-lo e que dá dicas e sugestões de melhoria.

3. Compartilhe os seus conhecimentos — gerais e específicos

Se você é um líder do departamento de marketing, por exemplo, certamente poderá ensinar o que sabe aos colaboradores, no que diz respeito à definição de público-alvo, escolha de canais de comunicação, desenvolvimento de campanhas, e por aí vai.

No entanto, entenda que os seus colaboradores menos experientes também podem ter dúvidas muito menos complexas, do tipo: como vestir-se para trabalhar na empresa? Como verificar a folha de ponto? Como portar-se em uma reunião? Compartilhe os seus conhecimentos também nessas questões mais cotidianas.

4. Invista na capacitação profissional

Além da rotina de feedbacks, as empresas também precisam de programas internos de capacitação profissional, com cursos e treinamentos para o desenvolvimento dos seus recursos humanos. Esse cuidado deve ser especial aos menos experientes, tendo em vista que são eles os mais necessitados de formação e treinamento. Sendo assim, certifique-se de fornecer essa capacitação aos menos maduros, acompanhando o seu progresso com o passar do tempo.

5. Delegue as atividades com sabedoria

Na função de líder, cabe a você delegar as tarefas aos membros da equipe. Nesse momento, você deve considerar não apenas o cargo ocupado pelas pessoas, mas também o seu nível de experiência. Por mais que você tenha um vendedor esforçado e inteligente, porém novo na profissão, será que é uma decisão sábia enviá-lo sozinho a uma reunião presencial com o cliente mais importante da empresa? Distribua as responsabilidades de acordo com a maturidade de cada um, aguardando a evolução.

6. Dedique mais atenção a quem sabe menos

Imagine que você seja diretor de redação de um jornal. Naturalmente, você deverá acompanhar com mais dedicação o trabalho dos jornalistas mais novos. A informação foi bem apurada? O texto está bem redigido? Os dados estão completos? Já no caso de um jornalista mais experiente, porém, esse microgerenciamento provavelmente o deixará irritado ou na crença de que você não confia nele. Sendo assim, equilibre o seu tempo de dedicação a cada colaborador, focando em quem tem menos experiência.

7. Seja paciente e não “demonize” o erro

Por fim, nunca é demais lembrar que precisamos ser pacientes, especialmente com os menos maduros. O fato é que esses profissionais vão errar mais, e é natural que assim seja. Sendo assim, procure ser mais tolerante com os novatos do que com os veteranos. Além disso, não faça do erro um crime. Ao contrário, faça dele uma oportunidade de ensinamento e aprendizado. Dessa forma, o colaborador trabalhará pela evolução, e não pelo medo. Não puna, ensine!

Como você pode perceber, lidar com diferentes níveis de maturidade no trabalho é um desafio, mas também está longe de ser uma tarefa impossível. Com um pouco de organização, paciência e empatia, todo líder e colega consegue lidar com quem está iniciando a sua jornada profissional.

E você, ser de luz, como lida com quem tem menos experiência do que você na sua empresa? E como espera que lidem com você? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!