Temos o mito de que o universo foi criado para atender às nossas necessidades. Na realidade, a frustração faz parte da vida, e o universo tem os seus processos naturais, que não levam em consideração os desejos humanos. Isso faz com que desenvolvamos uma insatisfação crônica, que ocorre quando queremos imediatamente sempre mais, ou quando alguma necessidade não está sendo atendida.

Há também a ilusão de que o avanço tecnológico nos trará felicidade e a sensação de que a vida é fácil. Essa crença favorece a perda da coragem e da determinação nas pessoas frente aos primeiros obstáculos, o que, por consequência, gera ansiedade e apatia.

Esses sentimentos, ao mesmo tempo em que nos cobram uma ação, também nos paralisam, pois, com a velocidade dos acontecimentos e o alto grau de expectativas, muitos já dão o primeiro passo pensando que não chegarão ao último, ou seja, programam-se mentalmente para ficar no meio do caminho. Esse “nem lá e nem cá” é realmente o que faz com que as pessoas desistam no primeiro obstáculo. Contudo, não fique triste: há muitas formas de reverter isso, e uma delas é a superação.

O que é superação?

superação dos obstáculos ocorre com o controle direto da experiência e da capacidade de criar satisfação, instante a instante, com o que fazemos. Ser feliz depende de como somos suscetíveis a influências externas, de pessoas que nos exploram para seus próprios ganhos. A felicidade consiste em blindar esses efeitos.

O passo fundamental é o controle do conteúdo da nossa consciência, ou seja, focalizar a atenção conforme o desejo, sem se distrair, concentrando-se pelo tempo necessário para atingir a sua meta. A atenção é igual à Energia Psíquica, ou seja, forma e conteúdo da vida dependem do uso da atenção.

Já a Entropia Psíquica é igual à desordem na consciência, sendo a informação que entra em conflito com as nossas metas e desejos, ou o que nos impede de realizá-los.

PSC

Raiva, medo e ansiedade são os nomes que damos a como vivenciamos essa informação. Situações como essas desviam a nossa atenção, nos fazendo focar no indesejável, tornando a energia psíquica ineficaz. Se a entropia for prolongada, a pessoa não consegue mais investir a atenção nas suas metas.

Nenhum acontecimento é 100% positivo ou negativo, é apenas informação que interpretamos e rotulamos de acordo com a influência desse evento nos nossos interesses. “Este evento ameaça as minhas metas, as apoia ou é neutro?”.

Ter essas respostas é essencial para vencer o que atravanca os seus resultados pessoais e profissionais e conquistar os seus sonhos e realizações de vida. Pense nisso, ouse fazer uma autoavaliação e eliminar tudo o que limita você.

O que é motivação?

Não há superação sem motivação, isto é, sem uma força de vontade que nos anima para levantar, sacudir a poeira e dar a volta por cima. Mas a quem recorrer? Livros motivacionais, frases motivacionais, filmes motivacionais, palestras motivacionais e até músicas motivacionais… A palavra motivação nunca esteve tão popular na internet, nas revistas, nos livros e nas conversas.

Objeto de estudo de muitos cientistas do comportamento humano ao longo do tempo, a motivação pode ser definida como uma força interior, um impulso que nos direciona a um determinado objetivo.

Qual a importância da motivação no processo de superação?

A motivação é uma energia que nos leva à ação. Segundo a psicologia e outras ciências humanas, ela passa por influências biológicas, sociais e emocionais para que nós sejamos capazes de adotar os comportamentos necessários ao alcance das nossas metas.

Essa energia é essencial em todas as esferas das nossas vidas: pessoal, profissional, familiar, amorosa e social. Sem motivação, uma pessoa não consegue sequer sair da cama, pois não visualiza uma finalidade para esse ato.

Em contrapartida, pessoas motivadas têm propósitos para as suas ações. Ao ver um objetivo, elas conseguem agir e superar os obstáculos do caminho. Isso acontece ao estudar, trabalhar, construir um relacionamento, comprar uma casa, enfim, viver!

A motivação vem de um diagnóstico de uma situação presente que precisa ser modificada, indo, portanto, ao encontro do conceito da superação dos obstáculos. Assim, quando visualizamos uma situação futura desejada, encontramos energia para agir rumo a ela, mesmo enfrentando adversidades pelo caminho.

Quais são os tipos de motivação existentes?

Existem dois tipos de motivação. A chamada motivação externa, ou extrínseca, vem de elementos externos. Um aumento de salário pode ser uma motivação externa para um trabalho mais produtivo. Um aumento na mesada pode ser uma motivação para que um adolescente estude. São estímulos importantes, mas depender exclusivamente deles não é saudável.

É possível, por exemplo, ser feliz quando trabalhamos exclusivamente pensando no dinheiro? Ficar 8 horas por dia dedicando-se a algo que não lhe dá prazer ou que não faz sentido para você? Não, e a resposta é o segundo tipo de motivação.

A motivação interna, também conhecida com motivação intrínseca, parte do próprio indivíduo. É o prazer e a felicidade que a pessoa encontra quando age, pois sabe que os seus esforços estão sendo empregados em algo que está alinhado com o seu propósito de vida.

É o caso de quem cozinha porque ama a família, de quem trabalha porque acredita que as suas ações fazem do mundo um lugar melhor. A motivação interna é tão forte que nos faz superar grandes obstáculos, sem perder a energia.

Como encontrar motivação diária para superar os obstáculos?

Em determinados momentos da vida, é natural sentir certa desmotivação. Nessas horas, o importante é refletir: o que está me desanimando? O que está me distanciando das coisas que me fazem feliz? Será que eu estou dependendo exclusivamente de motivações externas?

Reflexões do tipo nos mostram as respostas e inclusive nos apontam quando é hora de recalcular a rota e partir para um novo caminho que nos faça mais sentido. A dica, portanto, é sempre refletir se estamos vivendo com motivação ou se estamos num piloto automático que não nos traz felicidade nenhuma. Sem motivação, o primeiro obstáculo já parece instransponível.

Para concluir, um pensamento do autor estadunidense Zig Ziglar: “As pessoas dizem frequentemente que a motivação não dura. Bem, nem o banho — e é por isso que ele é recomendado diariamente.”. Motive-se todos os dias para superar os obstáculos que encontrar!

E você, querida pessoa, como supera as adversidades nas diferentes áreas da vida? Quais são as suas “táticas”? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!