Em tempos de crise, como os que vivemos atualmente, em nosso país, onde mais de nove milhões de trabalhadores estão desempregados, sair-se bem numa entrevista de emprego é ainda mais importante. Digo isso, porque ter um bom desempenho nos processos de seleção é algo fundamental para um profissional conquistar uma colocação no mercado de trabalho.
Por isso mesmo, algumas das principais dúvidas dos candidatos à procura de um novo emprego são – Como ter sucesso em uma entrevista de emprego? Como apresentar-se bem diante do selecionador? O que dizer na seleção?
Fique tranquilo, neste texto vou apresentar dez dicas extraordinárias e dez passos poderosos que vão ajudar você a fazer uma excelente autoapresentação. Continue lendo e veja como potencializar suas chances de contratação.
10 Passos Para Ter Sucesso Numa Entrevista de Emprego
Prepare-se – Antes de apresentar-se para sua entrevista pesquise informações sobre a empresa: fundação, ramo de atuação, presidente, posicionamento de mercado e condições de trabalho. Para isso acesse seu site e redes sociais. Saber onde está “pisando” é essencial para responder perguntas sobre a organização caso seja confrontado pelo entrevistador.
Seja Honesto – Nada de inventar experiências ou cursos que você não tem e colocá-las em seu currículo. Seja honesto, procure colocar suas habilidades e conhecimentos reais e valorizar isso. Esta atitude evita constrangimentos em processos de avaliação específica, pois uma empresa contrata pelo que o profissional é na realidade e não pelo que ele diz ser.
Atenção ao Vestuário – Esteja atento a como se vestir para uma entrevista de emprego. Evite roupas chamativas, perfumes e maquiagem fortes. Procure vestir-se segundo o dress code da empresa e, para não errar, use modelos básicos, como por exemplo: como calça e camisa social para homens e saia lápis abaixo dos joelhos /calça e uma camisete para mulheres.
Respeite os Horários – Busque chegar pelo menos meia-hora antes do horário marcado para a entrevista. Isso garante que você não se atrase para a seleção e favorece a que deixe uma imagem positiva frente ao recrutador.
Atenção ao Entrevistador – Os processos de entrevista e seleção, na maioria das vezes, têm várias etapas (entrevista pessoal, dinâmicas, entrevista com o gestor do departamento). Por isso, esteja atento a cada etapa, ouça as instruções e recomendações de cada fase e busque responder exatamente o que o selecionador estiver perguntando.
Evite Celular – Nada de ficar conversando e respondendo mensagens durante a entrevista ou enquanto espera para ser selecionado. Quando você pisa na empresa já começa ser avaliado, pense nisso e esteja atento aos seus comportamentos.
Cuidado com o Português – Erros na linguagem, oral e escrita, são pontos negativos numa entrevista de emprego. Por isso, esteja atento aos erros de Português; à concordância em sua fala, à forma de expressão e ao modo de escrever. Evite também o uso de gírias e da forma culta.
Trate o Processo com Seriedade – Evite fazer piadas fora de hora e fazer comentários sobre as pessoas ou mesmo sobre algum aspecto da empresa que tenha considerado negativo. Não é hora e nem o momento para isso.
Seja Ético – Jamais fale mal de sua antiga empresa, de ex-chefes e ex-colegas durante uma entrevista de emprego. Este comportamento demonstra falta de ética e de profissionalismo da sua parte. Foque apenas nas experiências e crescimentos que agregou em seu período em tal local e nas suas habilidades. Foque no presente e plante para o futuro.
Encerrado o processo, lembre-se sempre de agradecer ao entrevistador pela oportunidade e coloque-se à disposição da empresa. Mas se o que você quer mesmo é aumentar a sua empregabilidade e os seus resultados profissionais, minha décima primeira dica é – invista em seu desenvolvimento profissional e pessoal.
Para isso, faça a formação Professional & Self Coaching – PSC; obtenha ferramentas, técnicas e métodos do Coaching e conquiste mais em sua carreira.