O cinema é considerado a 7ª arte. Como o propósito de toda arte é apresentar algum significado e, possivelmente, alguma reflexão, é fato que temos muito a aprender com os filmes aos quais assistimos, desde que saibamos escolhê-los. Você sabia que muitos deles abordam a temática do desenvolvimento pessoal?
Pensando nisso, separamos uma super lista com grandes sucessos do cinema cujas histórias incluem o desenvolvimento pessoal de diferentes formas. Assim, se você é um fã de cinema, certamente vai se emocionar, se inspirar e aprender muito com as trajetórias de superação a seguir. Confira a lista, que não contem spoilers, e aproveite!
Contents
1. Um sonho de liberdade
O filme conta a história de um homem que foi preso injustamente, ou seja, por um crime que não foi cometido por ele. Pressões externas e lutas internas marcam o conflito vivido pelo protagonista, que lida com depressão, desespero e incapacidade de enxergar uma saída. Aos poucos, ele modifica a sua mentalidade e encontra algumas motivações para que seja capaz de superar as adversidades. Administrando essas situações terríveis, ele descobre dentro de si forças que não imaginava ter.
2. Sim, senhor
Carl Allen, vivido por Jim Carrey, é um homem mal humorado, que já perdeu muitas oportunidades na vida por conta da palavra “não”. A sua vida é monótona e sem emoções, embora ele acredite que é feliz assim. Um dia, Allen vai a um seminário de autoajuda, onde é desafiado a dizer “sim” a todas as propostas que receber em seguida. Isso o leva a viver situações incríveis, conhecendo o lado positivo e o lado negativo de dizer “sim” a tudo e todos. Uma reflexão e tanto!
3. Avatar
Sim, o clássico Avatar pode trazer lições de desenvolvimento pessoal, mesmo que você talvez não tenha percebido quando assistiu ao filme. Todas as crises e lutas que ocorrem no filme Avatar são fruto de desequilíbrios, ambições e rivalidades. Por isso, a mensagem do filme é que as ações coletivas só serão capazes de gerar resultados positivos quando todos estiverem unidos. Para isso, porém, é importante desenvolver uma mentalidade de liberdade, empatia e respeito ao outro e ao meio em que vivemos.
4. Karatê Kid
Mais um clássico que aparece na nossa lista! O que é preciso para ser um vencedor? Nas duas versões, Karatê Kid conta basicamente a mesma história: um jovem sem esperanças que encontra na arte marcial um meio de desenvolver a sua força física e mental. O protagonista recorre a um mentor, mais velho e experiente, que o ensina que as artes marciais envolvem muito mais do que golpes e força física, mas também controle da mente, calma, disciplina e muita persistência.
5. À procura da felicidade
Sucesso do cinema, este longa é protagonizado por Will Smith, que vive Chris, um homem abandonado pela esposa e em grave crise financeira, tendo que criar sozinho o filho de apenas 5 anos. Despejados de casa, pai e filho precisam se abrigar e dormir em estações de trem. Enquanto isso, Chris, com as suas habilidades de vendedor, consegue uma vaga de estagiário em uma importante corretora de ações e deposita nela a sua esperança de encontrar uma vida melhor para si e para o filho.
6. Um sonho possível
Assim como o filme acima, “Um sonho possível” é baseado em fatos reais. Um garoto negro, Mike, sofre com a mãe viciada, até ser adotado por uma família branca. Com a ajuda da sua tutora, vivida por Sandra Bullock, Mike descobre o seu enorme potencial como estudante e como jogador de futebol americano. Essa é uma história de superação do passado, adaptação a novas realidades, dedicação, persistência e, acima de tudo, de autoconhecimento para identificar as próprias forças.
7. Forrest Gump
Protagonizado por Tom Hanks, Forrest Gump conta a história de um homem com QI abaixo da média, mas com um grande coração. Otimista, ele acaba vivenciando diversas situações desafiadoras, como jogador de futebol, capitão de um barco de pesca e combatente na Guerra do Vietnã. Apesar das suas limitações, o jovem é capaz de inspirar a quem estiver ao seu redor com a sua visão simples e feliz sobre a vida. Contudo, a pessoa a quem mais ama pode ser a mais difícil de conquistar: Jenny, o seu amor de infância.
8. Escritores da liberdade
Hillary Swank vive uma professora idealista, que vai lecionar em uma escola de um bairro pobre. A realidade que ela encontra não é nada fácil: jovens sem esperança, que vivem em um contexto de agressividade, rebeldia, desmotivação ao aprendizado e tensão racial. Aos poucos, a jovem professora diversifica os seus métodos de ensino e recupera nos estudantes a vontade de viver e prosperar. O conhecimento, os valores, a confiança em si mesmos e a tolerância com o outro mudam a vida desses jovens.
9. Treinador Carter
Vivido por Samuel L. Jackson, Ken Carter retorna à escola onde estudou como treinador do time de basquete, que acumula derrotas consecutivas. Com um jeito duro e rígido de disciplinar os jovens, Carter começa a recuperar o rumo da vitória com a sua equipe. Entretanto, ao perceber que as notas dos alunos estavam caindo, Carter fecha o ginásio e interrompe o campeonato, despertando a ira dos atletas e das suas famílias. O que Carter deseja é que aqueles jovens sejam vencedores, tanto dentro quanto fora das quadras.
10. O jogo da imitação
Este filme conta a história real de Alan Turing, aluno da universidade de Cambridge, que é contratado pela inteligência britânica para decifrar códigos de comunicação nazista no contexto da Segunda Guerra Mundial. Turing é um matemático genial, que consegue decifrar os códigos, mas que enfrenta dificuldades para se relacionar com os colegas. Além disso, ainda precisa lidar com a sua homossexualidade, que na época era considerada um crime no Reino Unido. Uma história sobre confiança, coragem e estudos.
11. Invictus
Invictus é um filme que retrata, por meio do esporte, a importância da liderança e da união entre as pessoas para alcançar bons resultados. A história se passa na África do Sul, onde, apesar do fim da política segregacionista do Apartheid, o recém-eleito presidente Nelson Mandela ainda tem que lidar com uma nação racial e economicamente dividida. Juntando forças com o capitão da seleção nacional de rúgbi, Mandela tenta reunir o povo sul-africano por meio da linguagem universal do esporte.
Gostou da nossa seleção de filmes? Então, que tal fazer uma maratona e aprender cada vez mais com essas histórias inspiradoras, capazes de fazer renascer a esperança?
Se você tiver mais algum filme sobre desenvolvimento pessoal que gostaria de recomendar, contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!