As empresas precisam tomar decisões praticamente a cada minuto. Como a concorrência está cada vez maior, é fundamental que as decisões a serem tomadas sejam precisas e eficazes, o que só ocorre quando são baseadas em dados.
Por isso, as empresas de sucesso são aquelas que têm acesso à informação de qualidade e também que sabem como interpretar e aplicar as informações obtidas em favor dos seus negócios. É nesse contexto que surge a importância das pesquisas em marketing. Neste artigo, você vai compreender a importância das pesquisas nessa área e quais são os tipos mais frequentes. Siga em frente e saiba mais!
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Por que é importante fazer pesquisas em marketing?
O marketing é uma área das empresas que tem diversos objetivos:
- Identificar os desejos e as necessidades do público-alvo da empresa;
- Desenvolver produtos e serviços que atendam a essas necessidades;
- Monitorar a concorrência, a fim de superá-la;
- Adotar uma política de preços justa e estratégica;
- Desenvolver uma rede de distribuição eficaz;
- Estabelecer canais, formas e conteúdos estratégicos de comunicação informativa e persuasiva para atrair esse público.
Todas essas decisões precisam ser baseadas em dados. Adianta comercializar produtos para pessoas de mais de 50 anos, se o público da empresa está abaixo dos 40? Cobrar 90 reais por um produto cujo consumidor esteja disposto a pagar no máximo 75? Anunciar esse produto em revistas, sendo que o público-alvo não as lê, pois consome conteúdo via internet? Certamente não. Portanto, o objetivo das pesquisas em marketing é garantir eficácia em todas as decisões descritas acima.
Quais são os principais tipos de pesquisa nessa área?
Como você já deve ter percebido, o marketing é uma área vasta e complexa, subdividida em vários setores menores. Assim, as pesquisas em marketing também se apresentam em tipos diferenciados, atendendo a diversas finalidades. Confira, na sequência, os 6 tipos mais comuns de pesquisa nesse departamento.
1. Diagnóstico de mercado
Diagnosticar um mercado significa compreender as causas de determinado comportamento — as quedas nas vendas, por exemplo. Assim, as pesquisas desse tipo têm o objetivo de conhecer melhor o consumidor da empresa. Será que ele mudou as suas prioridades? Será que tem dado preferência à concorrência? Será que a região atendida está passando por uma crise financeira? A ideia é encontrar as causas de um comportamento e definir como lidar com o cenário identificado.
2. Análise de concorrência
A pesquisa de analise de concorrência, também conhecida como benchmarking, consiste em monitorar os principais concorrentes da empresa em diferentes aspectos, como: atendimento ao cliente, faixa de preço, diversidade de produtos, qualidade de serviços, abrangência geográfica, tamanho de mercado, estilo de comunicação etc. Em quais aspectos o público prefere a concorrência? Em quais prefere a sua empresa? Por que isso acontece? O que você pode aprender com os competidores?
Esses questionamentos são extremamente úteis, de modo que a sua empresa se prepare estrategicamente para superar os concorrentes que estiverem na sua frente em determinados quesitos. Não se trata de copiar ninguém, mas sim de dar respostas estratégicas para vencer a competição.
3. Hábitos de consumo
Como o seu público-alvo consome os seus produtos? Compra pela internet ou pelos canais físicos? Pesquisa preços? Qual é a frequência de compra? Qual é a quantidade média comprada? Quais são as prioridades do consumidor na compra? Quais são as possíveis objeções do consumidor nesse processo? Quem o influencia? Como ele toma as decisões de compra?
As pesquisas de hábitos de consumo têm o objetivo de responder a essas perguntas, de modo que as ações da empresa correspondam às expectativas do potencial consumidor. A ideia é sempre atender ou superar as expectativas do cliente em relação aos seus produtos e serviços.
4. Força da marca
Quando falamos no produto X, quais marcas vêm à mente do consumidor? Quando falamos na marca Y, quais adjetivos o consumidor associa a ela? Por quê? Em quais faixas etárias, faixas de renda ou áreas geográficas a sua marca é mais forte? A pesquisa de força de marca tem o objetivo de compreender se e como a marca é reconhecida junto ao público. Dependendo do resultado, a empresa poderá reforçar ou modificar as suas ações de comunicação para ser mais bem-aceita na sociedade!
5. Satisfação dos clientes
Além de pesquisar o público potencial, a empresa também precisa ouvir atentamente o que diz quem já é consumidor dela. O que essas pessoas têm achado da qualidade dos produtos? Dos serviços prestados? Da velocidade da entrega? Dos preços praticados? Do atendimento? Das campanhas publicitárias?
É essencial fazer essas perguntas para que a empresa aja no sentido de estabelecer uma melhoria contínua. Além disso, consumidores satisfeitos recomendam a sua marca a outras pessoas, enquanto aqueles que tiveram uma experiência ruim com a empresa tendem a criticá-la para quem quiser ouvir. Por isso, fique atento à satisfação dos seus clientes!
6. Satisfação dos colaboradores
Por fim, também podem citar a importância das pesquisas internas. A satisfação dos colaboradores com a empresa é geralmente uma preocupação da área de recursos humanos, mas que pode contar com a colaboração e a experiência do marketing. Será que as pessoas que trabalham na empresa estão satisfeitas com o ambiente, o salário, os benefícios, as lideranças, os planos de carreira, a infraestrutura etc.? O que poderia ser melhor?
Funcionários satisfeitos trabalham com mais dedicação e motivação. Por isso, também é importante conhecer o grau de satisfação do público interno para que a empresa seja mais produtiva e satisfaça melhor o seu público externo.
Como fazer uma boa pesquisa em marketing?
- Defina o objetivo da pesquisa, ou seja, o que você quer descobrir com ela;
- Selecione o público-alvo da pesquisa;
- Estabeleça o tamanho da amostra (a quantidade e a diversidade de pessoas a serem consultadas);
- Defina o método de pesquisa: observação, questionário, entrevista etc.;
- Determine se a pesquisa será quantitativa (com opções) ou qualitativa (com respostas abertas para compreender o que pensam os pesquisados);
- Construa a pesquisa com perguntas claras e que não induzam a determinadas respostas;
- Tabule os resultados e interprete-os estrategicamente, a fim de que a organização possa tomar decisões de marketing mais interessantes, em resposta às informações encontradas.
Como você pode perceber, as pesquisas em marketing são muito diversas, mas todas devem ser elaboradas, aplicadas e interpretadas com muito profissionalismo. Assim, as organizações serão capazes de satisfazer cada vez mais o seu público, por meio de produtos atrativos, preços justos, logística eficaz e comunicação de qualidade!
E você, querida pessoa, já participou de alguma pesquisa de marketing das citadas acima? Como foi a sua experiência? O que pensa sobre esse tipo de estudo mercadológico? Contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!