O desenvolvimento de uma organização consiste no conjunto de atividades, conceitos, elementos e estratégias que fazem com que ela progrida com o passar do tempo. Toda organização nasce com o intuito de prosperar, ou seja, de alcançar objetivos cada vez maiores, ampliando o seu poder de alcance e atingindo patamares de qualidade cada vez mais altos.

Para que isso ocorra, porém, é necessário desenvolver todos os recursos dessa organização: humanos, estruturais, tecnológicos, intelectuais, financeiros, e por aí vai. É com base nessa premissa que surgiu a chamada teoria do desenvolvimento organizacional.

Neste artigo, vamos compreender melhor em que consiste essa teoria e quais são os benefícios que ela é capaz de proporcionar às organizações. Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!

O que é a teoria do desenvolvimento organizacional e como ela surgiu?

Desenvolvimento organizacional nada mais é do que o conjunto de ações com o intuito de aperfeiçoar e maximizar o desenvolvimento e a gestão corporativa de forma contínua, por meio de uma análise precisa da cultura organizacional. Trata-se da reunião de atividades e tarefas realizadas por diferentes profissionais e equipes com um objetivo comum: alcançar bons resultados para uma determinada empresa.

Essa teoria surgiu durante a Revolução Industrial, em que o aparecimento das máquinas tomou o lugar do trabalho braçal, tornando os procedimentos organizacionais da época ultrapassados e obsoletos. Com o aumento das linhas de produção e maquinário, tornaram-se necessárias mudanças organizacionais que estivessem adequadas e que acompanhassem as mudanças que estavam ocorrendo.

Portanto, a teoria do desenvolvimento organizacional veio como uma maneira de mudar atitudes, valores, pensamentos, recursos e estruturas corporativas para que as organizações conseguissem se manter firmes diante dos desafios e sempre atualizadas com as exigências constantes de um mercado altamente competitivo.

Quais são as diretrizes da teoria do desenvolvimento organizacional?

PSC

Segundo a teoria do desenvolvimento organizacional, é preciso identificar todos os ambientes internos (estrutura, capacitação dos profissionais, recursos, valores e clima organizacional) e externos (mercado, avanço tecnológico, desenvolvimento da economia, concorrência, aumento de clientes, por exemplo), a fim de entender de fato as mudanças que precisam ser feitas e como elas podem impactar o alcance das metas organizacionais de uma empresa.

Trata-se de uma maneira de desenvolver empresas e organizações seguras e dinâmicas que consigam se adaptar de forma rápida e eficiente às mudanças que surgirem e, principalmente, se antecipar diante dos desafios e conflitos que podem surgir.

Ela veio para tornar as empresas mais atentas e para ajudar que elas não se acomodem, ou seja, caiam na perigosa zona de conforto. Pelo contrário, surgiu para deixá-las preparadas para as mudanças, desafios, conflitos e crises — aspectos tão comuns nos dias de hoje.

Os pilares da teoria, segundo Lawrence e Lorsch

A teoria do desenvolvimento organizacional foi criada por meio da colaboração de muitos estudiosos do tema, sendo que até hoje há novos modelos sendo desenvolvidos. Um dos modelos mais conhecidos dessa teoria foi desenvolvido por Paul Lawrence e Jay Lorsch, dois professores de Harvard, especialistas em comportamento organizacional e relações humanas. Segundo os autores, o desenvolvimento organizacional ocorre com base em 4 etapas:

1. Diagnóstico

O diagnóstico consiste em uma análise do estado atual da empresa, contemplando os aspectos em que ela tem sido bem-sucedida, bem como aqueles em que ela precisa de melhorias. No caso dos problemas, é necessário verificar quais são as suas causas. Essa análise deve envolver tanto os fatores internos (que dependem da empresa) como os fatores externos (que não dependem da organização). Por isso, essa fase vai ao encontro dos princípios básicos da conhecida análise SWOT.

2. Planejamento da ação

Uma vez tendo reconhecido o diagnóstico da empresa, isto é, o levantamento de todos os seus pontos de melhoria, é preciso definir um objetivo. Em seguida, é necessário planejar as ações a serem adotadas, traçando uma linha que une o estado atual ao estado desejado. Nesse caminho, é fundamental relacionar as ações, projetos, estruturas, conhecimentos e pessoas envolvidas, de um modo organizado. Cada etapa e cada indivíduo devem ter um papel bem definido no processo de mudanças.

3. Implementação da ação

Depois de planejar tudo o que deve ser feito, é hora de efetivamente reunir os recursos da empresa e colocar as atividades planejadas em prática. Nessa fase, todos os recursos humanos da organização (líderes, liderados, parceiros, sócios etc.) precisam estar em sintonia e com ótima comunicação entre eles. Colocar ações em prática é um desafio que demanda coragem, conhecimento e técnica — fatores que dependem diretamente da etapa anterior, ou seja, da fase do planejamento estratégico.

4. Avaliação

Por fim, é necessário avaliar as ações colocadas em prática, ou seja, mensurar se e como essas atividades surtiram os efeitos esperados. Se as ações estiverem de fato aproximando a organização do seu objetivo, é necessário dar continuidade a elas. Em contrapartida, se as ações adotadas não estiverem apresentando as respostas esperadas, é preciso fazer ajustes nas tarefas, ou mesmo recalcular completamente a rota, desenvolvendo um novo plano de ação.

Quais são os benefícios que essa teoria tende a oferecer às organizações que a adotam?

Confira alguns dos benefícios que a teoria do desenvolvimento organizacional tem trazido para as empresas:

  • Adaptação a novas mudanças;
  • Melhoria dos processos internos;
  • Adequação do clima e da cultura organizacional;
  • Auxílio na motivação dos colaboradores;
  • Capacidade de lidar com mudanças e desafios quando surgem;
  • Melhoria da cultura organizacional presente dentro das empresas;
  • Desenvolvimento da colaboração mútua de profissionais e equipes;
  • Alinhamento da visão e da missão organizacionais;
  • Favorecimento de uma imagem positiva da empresa diante do mercado;
  • Fortalecimento de objetivos e metas corporativas.

E você, querida pessoa, consegue identificar algum dos itens da teoria do desenvolvimento organizacional no seu ambiente de trabalho? De que maneira isso ocorre? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!