Os estoques de uma empresa podem ser uma grande ferramenta administrativa ou um grande problema nas mãos dos empreendedores. É preciso administrá-los com muito planejamento estratégico. Um estoque excessivo pode resultar em produtos e materiais “encalhados”, significando prejuízo financeiro. Por outro lado, a falta de estoque pode representar a perda de oportunidades de venda, levando os potenciais clientes para a concorrência, o que também não é nada desejável.

Por conta disso, é fundamental gerenciar adequadamente os estoques, de modo a manter um fluxo de caixa positivo ao fim do mês, evitando que a organização fique no vermelho. O lado bom é que existem diferentes ferramentas que ajudam os administradores a fazer essa boa gestão e evitar que os problemas apareçam nos estoques.

Uma dessas ferramentas é a conhecida curva ABC. Neste artigo, você vai entender em que ela consiste e por que ela é importante para as diferentes organizações. Continue a leitura e saiba mais!

Por que é importante administrar bem os estoques da organização?

Conforme citamos, um estoque excessivo pode representar perdas de dinheiro e de mercadorias, tendo em vista que muitas delas podem se estragar. Já a falta de estoques pode colocar a empresa em uma posição terrível, que é a de não ter como ajudar o consumidor potencial na sua necessidade.

Para administrar positivamente os estoques e obter um fluxo de caixa favorável, é importante obter prazos longos para pagamento junto aos fornecedores, mas receber os pagamentos dos seus clientes o quanto antes.

Além disso, é importante investir nos estoques apenas o que for estritamente necessário, a fim de que haja o suficiente para satisfazer o cliente, mas sem gerar excessos. É nesse contexto que entra a chamada curva ABC, uma ferramenta eficaz e útil na gestão de estoques das empresas.

O que é a curva ABC e qual a sua importância?

A curva ABC é uma ferramenta estratégica administrativa importante para a gestão dos estoques. Por meio dela, é possível categorizar os itens disponíveis nos estoques, como maneira de identificar os produtos mais importantes para a organização. O método foi desenvolvido pelo consultor de qualidade romeno-americano Joseph Moses Juran.

Essa curva também é conhecida como “Princípio de Pareto”, homenageando o economista italiano Vilfredo Pareto, que identificou, nos seus estudos, que 80% de toda a riqueza do mundo estão nas mãos de apenas 20% das pessoas. Uma extensão desse princípio ficou bastante conhecida, afirmando que 80% dos problemas são causados por apenas 20% de fatores.

O Princípio de Pareto foi a base a e a inspiração para o desenvolvimento da curva ABC. Esse método, como citamos, visa a classificar os produtos do estoque de uma empresa, com base nas quantidades utilizadas, no valor dos produtos, no volume de compras, na lucratividade proporcionada, entre outros critérios estatísticos.

Como os itens em estoque são classificados?

A curva ABC recebe esse nome porque, com base nos critérios acima, divide os itens armazenados em estoque em 3 classes: classe A, classe B e classe C. Para saber em qual categoria um produto deve ser posicionado, é necessário conhecer o seu giro no estoque, a proporção sobre o faturamento no período e a margem de lucro obtida.

Confira as categorias de cada classe de produto, na sequência.

  • Classe A: nesta classe, encontram-se os itens de maior importância, valor ou quantidade; ou seja, os itens do estoque cuja demanda seja de aproximadamente 65% em um determinado período. Há cerca de 20% do total de produtos nesta classe;
  • Classe B: nesta classe, encontram-se os itens de média importância, valor ou quantidade; isto é, os itens do estoque cuja demanda equivalha a aproximadamente 25% em um determinado período. Há cerca de 30% do total de produtos nesta classe;
  • Classe C: nesta classe, encontram-se os itens de menor importância, valor ou quantidade; ou seja, os itens do estoque cuja demanda seja de cerca de 10% em um determinado período. Há cerca de 50% do total de produtos nesta classe.

Os valores percentuais citados acima não são fórmulas matemáticas definitivas, mas apenas sugestões para que cada empreendedor tenha uma noção de como quantificar e qualificar os seus produtos, havendo bom senso para separar o que é mais importante para aquela organização do que é menos importante.

Por que a curva ABC é relevante nos negócios?

Em uma empresa, a curva ABC é frequentemente empregada na administração dos estoques, embora também possa ser utilizada na determinação de políticas de vendas, na definição de prioridades, no planejamento da produção, entre outras atividades corporativas.

No caso específico dos estoques, a classificação ajuda o empreendedor a compreender quais itens devem ser comprados e em quais quantidades, sejam mercadorias, sejam matérias-primas, conforme a procura do mercado.

A análise dos resultados da curva ABC permite a identificação do giro dos itens do estoque da empresa, bem como a lucratividade que cada um proporciona e a sua representação no faturamento geral da organização. Desde que esses dados sejam adequadamente obtidos e interpretados, isso tende a facilitar muito o processo de tomada de decisão na hora de investir recursos financeiros na aquisição de estoque.

O importante é que esse processo de avaliação e análise fornece um trabalho de administração dos estoques mais preciso, de modo que as decisões de compra sejam pautadas nos dados fornecidos pela curva. Assim, como já é de se esperar, os itens da classe A deverão ser priorizados.

Portanto, a utilização prática dessa ferramenta tem como desdobramento um melhor aproveitamento dos recursos financeiros e dos próprios materiais, de modo que não haja compras desnecessárias e desperdícios e que, consequentemente, a empresa consiga lucrar cada vez mais.

Como você pode perceber, a curva ABC é mais uma ferramenta administrativa útil para classificar os produtos em estoque de uma empresa, permitindo que os seus administradores consigam gerir esses estoques de forma adequada. Assim, eles sabem dos itens que devem ser priorizados, bem como daqueles cujas compras podem ficar em segundo plano.

E você, ser de luz, já conhecia a curva ABC? Já fez uso dessa ou de alguma outra ferramenta para gerir estoques ou para tomar decisões de compras corporativas? Então, deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!