Desistir é o ato de abrir mão de um objetivo que você havia definido para si. Em alguns momentos, realmente precisamos fazer isso. É o que ocorre quando percebemos que esse objetivo já não faz mais sentido na nossa vida ou quando identificamos que ele apresenta mais desvantagens do que vantagens.

No entanto, muita gente acaba desistindo não por essa percepção acima, mas por cansaço, desmotivação ou erros no planejamento estratégico. Neste artigo, você vai entender que, mesmo em meio a esses obstáculos, desistir não é uma opção. Continue a leitura e saiba mais!

Por que as pessoas desistem?

Já aconteceu de você prometer a si mesmo que iria à academia 5 vezes por semana, mas, na segunda semana, já apareceram o cansaço e as desculpas? Bem, você não está sozinho. Muitas pessoas desistem das suas metas porque definem para si mesmas algo que está muito acima da sua realidade e das suas capacidades.

Isso também pode ocorrer quando as pessoas não planejam estrategicamente o alcance dos seus objetivos. Se o seu horário mais tranquilo é a noite, por que forçar-se a ir à academia pela manhã, quando tudo é mais corrido?

Por fim, as pessoas também desistem quando não estão realmente interessadas e motivadas naquele projeto. Por que você quer ir à academia? Para ter um corpo mais bonito? Por saúde física? Por saúde mental? Sem um propósito sólido, não há projeto que se sustente.

O que fazer para não desistir?

Para que as desistências não apareçam mais no seu caminho, é importante identificar as causas desse problema na sua vida. Nesse sentido, é primordial que você fique atento aos 8 pontos a seguir.

1. Saiba definir as suas metas: relevância

PSC

Tudo começa na definição do seu próprio objetivo. É essencial que ele seja relevante para você, isto é, você precisa querer muito alcançá-lo. Não adianta prontificar-se a estudar medicina, por exemplo, apenas porque os seus pais querem que você faça isso ou porque há uma promessa de salários generosos no futuro. É preciso encontrar uma motivação mais profunda.

Tudo o que você fizer precisa de um sentido. Em outras palavras, você precisa entender que aquela meta estabelecida de fato vai levá-lo ao seu estado desejado. Não aja apenas por pressão de outras pessoas. Tenha certeza do que você quer e do que você tem a ganhar. Isso significa relevância e impede as desistências.

2. Saiba definir as suas metas: realismo

Além da relevância, você precisa ser realista. Isso quer dizer que as metas que você definir para si mesmo precisam ser alcançáveis, dentro das suas possibilidades. Por exemplo: se você nunca fez exercícios físicos na sua vida, não se prontifique a tornar-se um triatleta (que nada, pedala e corre) em 2 meses.

Respeite o seu tempo e as suas capacidades. O alcance de qualquer objetivo depende da sua aquisição de conhecimentos, habilidades e atitudes, o que não é instantâneo. As mudanças são gradativas, pois nada do que ocorre da noite para o dia se sustenta. Seja realista!

3. Prepare-se adequadamente

Outro aspecto que evita as desistências é a preparação. É comum que as pessoas desistam quando se deparam com atividades para as quais não se prepararam adequadamente.

Retomando o exemplo de ir à academia semanalmente, seria bacana que esse indivíduo passasse por um médico ou educador físico que fizesse uma avaliação geral da sua saúde antes de iniciar as atividades. Além disso, seria recomendável que ele pesquisasse mais sobre as modalidades existentes na academia, de modo que escolhesse uma atividade mais compatível com os seus interesses e objetivos. Preparação é fundamental!

4. Lembre-se constantemente do seu estado desejado

O maior antídoto à desistência é a motivação. Para motivar a si mesmo, você precisa se lembrar continuamente da meta que você quer alcançar. Por isso, se desejar, escreva essa meta e deixe-a em um lugar bem visível, como a tela de descanso do seu celular ou um mural no seu quarto.

Todavia, não basta apenas lembrar-se do seu objetivo, mas, acima de tudo, ter em mente tudo o que você tem a ganhar nesse estado desejado. Por exemplo: o que você tem a ganhar se for à academia 5 vezes na semana? Uma forma física mais agradável? Mais disposição? Mais energia? Mais saúde mental? Mais alegria de viver? Possibilidade de fazer novas amizades? Pense nas vantagens para motivar-se!

5. Peça ajuda quando necessário

Os obstáculos vão surgir no seu caminho. Eles sempre surgem. Por mais preparado que você esteja, nem sempre a realidade condiz com aquilo que você imaginou ou colocou no papel. Quando isso acontecer, não se desespere. Confie em si mesmo e lembre-se sempre de que você pode pedir ajuda.

Procure conversar com as pessoas que têm mais experiência no assunto do que você. Se você deseja alcançar uma meta, que tal bater um papo com quem já alcançou esse objetivo? Tenha mentores, converse com amigos e familiares, enfim, ative a sua rede de apoio. Você não precisa fazer tudo sozinho. Peça ajuda quando necessário!

6. Aprenda a descansar

Circula pela internet uma frase bastante útil: aprenda a descansar, e não a desistir. Muitas vezes, a dificuldade que estamos vivenciando no caminho consiste apenas em um sinal para que descansemos.

Quando não descansamos, não recuperamos as nossas energias físicas e mentais, e isso favorece o desânimo, os erros, as más decisões e, consequentemente, as desistências. Por isso, limite o seu tempo produtivo e defina dias e horários para descansar o corpo e a mente. Isso não é um luxo, mas um fator extremamente necessário.

7. Confie em si mesmo

Você precisa confiar nas suas próprias capacidades. Não espere que outra pessoa faça isso por você. Faça uma lista com todos os seus pontos fortes e utilize-os a seu favor. Pegue essa lista sempre que necessário, como um reforço à sua motivação.

Além disso, lembre-se dos momentos de adversidade que você já superou no passado. Relembrar essas situações de superação é sempre um combustível para a sua motivação e para a sua autoconfiança.

8. Desenvolva a resiliência nos momentos de adversidade

Em complemento ao item anterior, seja resiliente. Diante dos obstáculos que surgirem no seu caminho, não se desespere. Entenda que eles fazem parte da trajetória, mas não são impossíveis. Desenvolva o equilíbrio emocional e lembre-se de colocar todas as dicas acima em prática: pedir ajuda, descansar, planejar estrategicamente etc.

Além disso, pode ser necessário recalcular a rota em alguns momentos. Se a estratégia adotada não estiver surtindo o efeito necessário, tente novamente de outra maneira. Em vez de desistir, pense em meios alternativos de chegar aonde deseja. Esse é o segredo do sucesso.

Como você pode notar, desistir não é a saída quando os problemas surgem. Existem caminhos alternativos. Deixe para desistir de um projeto apenas quando você realmente concluir que ele deixou de fazer sentido para você. No mais, persista e confie nas suas próprias capacidades!

E você, querida pessoa, como lida com as desistências? O que faz para evitá-las? Contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!