A maioria das pessoas passa muito tempo chegando atrasado, saindo cedo de casa e perdendo muito tempo no trânsito, no almoço e no café. Por isso, se você quer ter mais produtividade, então precisa disciplinar melhor o seu tempo.

O fato é o que dia de todo mundo tem as mesmas 24 horas, de modo que o que você precisa para “sobrevivê-las” e dar conta de tudo é organização. Pensando nisso, elaboramos este artigo para que você reflita sobre os seus próprios hábitos nesse sentido. Nele, você vai conferir uma lista com 7 dicas que permitirão que essa organização se torna rotina. Preparado para conhecê-las? Então, siga em frente e tenha uma ótima leitura!

A importância da organização

Para que qualquer coisa seja feita, é preciso que haja um roteiro, uma estrutura lógica, uma forma para que se possa concluir a atividade. Cada pessoa tem o seu jeito de fazer algo. Você pode até não ter consciência disso, mas você sempre tem um método para fazer as coisas.

Se você não possui um método eficaz, certamente o resultado será um trabalho dobrado, perda de tempo, cansaço, estresse, entre outros. A gestão de tempo não é uma mágica, trata-se de uma ciência que estuda o meio sistemático com o intuito de melhorar a sua performance.

Administrar o seu tempo não é algo que depende de um processo de crença, fé ou magia, mas sim que se aprende por experimentação, aplicação e customização. Assim, tenha consciência de que este é um método fundamental para administrar da melhor forma possível o seu tempo.

7 estratégias para administrar o seu tempo com efetividade

Para que isso seja possível, você pode utilizar 7 estratégias que funcionam para qualquer método que você pretenda adotar na sua vida, mas ajustando as etapas de acordo com o seu foco. Confira!

1. Visualize o resultado que deseja atingir

Tudo na vida precisa ter um sentido, algo que realmente tenha importância para que funcione. O que você gostaria de fazer se tivesse mais tempo? É fundamental que seja algo que você sente vontade de começar em breve, em um curto prazo (de três a seis meses), algo que você deseje muito, ou não funcionará.

Procure uma imagem ou foto que simbolize esse objetivo e coloque-a como papel de parede do seu computador, na sua carteira, ou em qualquer outro lugar de destaque. Isso servirá como um reforço visual para que você possa colocar o método em prática. Sempre que algo lhe tirar do caminho do seu objetivo, como distrações ou a vontade de desistir, olhe novamente para essa imagem. Não basta acreditar, é preciso experimentar o resultado.

2. Foque em estudar e desenvolver a sua técnica

Nada acontece da noite para o dia. Então, primeiro, escolha o método a ser adotado e estude-o profundamente. Tenha um plano de ação dos estudos ou trabalhos, como se fosse para uma prova de escola. Divida o seu grande objetivo em pequenas metas, que possam ser realizadas gradativamente, uma de cada vez. Distribua essas atividades ao longo do tempo que você tem disponível, procurando estimar a duração de cada uma delas e definir uma ordem de prioridades.

3. Utilize ferramentas de gestão de tempo

Para aproveitar melhor o seu tempo, você precisa de uma ferramenta que lhe ajude a organizar as suas prioridades e se planejar. Evite guardar tudo na cabeça, pois tudo precisa ser anotado para não ser esquecido. Talvez a Tríade do Tempo (Christian Barbosa) seja uma boa dica, bem como outras ferramentas, como a técnica Pomodoro, a GTD, o Kanban, entre outras dicas que nós já abordamos aqui no blog. Entre as tarefas, lembre-se de incluir pausas para descanso físico e mental, OK?

4. Compre uma agenda

As agendas físicas (em papel) também são excelentes para que você organize os seus compromissos ao longo do dia e da semana. Isso evita que você se esqueça de alguma coisa e ainda o ajuda a equilibrar o seu tempo, evitando que você fique sobrecarregado de tarefas em alguns momentos e ocioso em outros. As agendas digitais (como nos celulares) até cumprem essa função, mas escrever manualmente nos ajuda a lembrar e a visualizar a organização das nossas atividades.

5. Saiba dizer “não”

Para administrar melhor o seu tempo, aprender a dizer “não” é algo extremamente importante. É com essa palavrinha mágica de apenas 3 letras que conseguimos priorizar as nossas tarefas. Você não pode estar em dois lugares ao mesmo tempo, nem consegue “negociar com Deus” para que o seu dia tenha 36 horas, não é mesmo? Portanto, não tenha medo de dar respostas negativas para as propostas que receber que não sejam do seu interesse ou que não possam ser atendidas por você.

6. Coloque em prática

Depois de decidir o porquê de utilizar o método, definir uma metodologia para seguir e adotar uma ferramenta de gestão do tempo, então é hora de aplicar isso no seu cotidiano. Crie uma lista contendo um passo a passo do que precisa ser feito e execute cada tarefa, riscando-as para acompanhar o seu progresso. Faça com que o método aconteça no seu dia a dia. Pode ser que os resultados demorem algumas semanas para aparecer, mas é fundamental ser persistente.

7. Compartilhe ensinando e aprendendo mais e mais

Doar é expandir os conhecimentos, lembre-se sempre disso. Ensinar outras pessoas o que você aprendeu é a melhor maneira de fixar qualquer tipo de método na sua vida. Assim, sempre que descobrir algo interessante e que fez a diferença no seu dia, procure transmitir esse conhecimento a alguém. Quando mais você ensina, mais você aprende e reforça o conceito para si mesmo.

Procure aplicar esses conceitos nas estratégias e veja como você conquistará resultados mais rápidos e duradouros. Essas dicas, contudo, não são apenas para administrar melhor o tempo, pois você também pode aplicá-las em um novo método para gerenciar as suas finanças ou aprender cada vez mais, por exemplo.

E você, ser de luz, como tem administrado o seu tempo? Tem alguma outra dica que queira dividir conosco? Então, deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!