Você já sabe que o coaching, é um mix de diversas ciências, entre elas a psicologia, a administração, a sociologia, a antropologia, a filosofia, entre diversas outras, não é mesmo? Além desse somatório de saberes, é também um processo que une ferramentas, técnicas e uma metodologia que visa ao aumento da performance de uma pessoa, por meio do autoconhecimento e do autodesenvolvimento.
No entanto, nem sempre as pessoas compreendem os significados e as diferenças que existem entre os termos “ferramenta”, “técnica” e “método”. Frequentemente, esses conceitos são utilizados no universo do coaching, e até mesmo em outros contextos, como sinônimos, mas há diferenças fundamentais entre eles.
Por isso, vamos falar dessas palavras que utilizamos no nosso processo de aprendizado e no próprio processo de coaching, bem como da sua aplicabilidade. Continue a leitura a seguir para compreender melhor as suas definições e as diferenças entre esses termos!
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Ferramentas de coaching
Vamos começar pelas ferramentas de coaching. Elas são de extrema importância para a identificação do perfil comportamental, do autoconhecimento, do estado desejado, do planejamento de jornada, da definição de mudanças, das características específicas, entre outras informações acerca do coachee (o indivíduo que passa pelo processo de coaching).
Podemos dizer, então, que as ferramentas são recursos palpáveis, de aplicabilidade específica, como testes, perguntas, gráficos, formulários, fichas de planejamento e alguns tipos de dinâmicas. São instrumentos que visam à coleta de informações importantes, que contribuem para o processo de coaching e que geram reflexões e mudanças no coachee.
Além disso, temos as ferramentas que mensuram o comprometimento, os resultados e a evolução do coachee durante todo o processo. Com base na definição acima, podemos compreender que a “Roda da Vida”, tão utilizada aqui no IBC, é um exemplo de ferramenta de coaching.
Técnicas de coaching
As técnicas de coaching, por sua vez, não são instrumentos físicos/digitais utilizados durante as sessões (que são as ferramentas, como vimos acima), mas sim maneiras de conduzir os encontros, isto é, atividades estabelecidas entre o coach e o coachee, de uma maneira específica.
Elas são voltadas, primeiramente, para estabelecer a relação entre o coach e o coachee — uma relação de confiança, de compreensão, de cumplicidade e de comprometimento entre as partes. Utilizamos o rapport, a psicogeografia, o flow, o movimento provável dos olhos, o relaxamento, entre outras técnicas, que visam a estabelecer uma conexão segura e a extrair informações na comunicação não verbal.
Em um segundo momento, as técnicas também auxiliam no alcance de objetivos, de modo a buscar informações que se encontram no self 2 e trazê-las para o self 1, gerando insights por meio de reflexão.
O feedback burger, o patrocínio positivo, o Shazan, a associação/dissociação, entre outras, são as técnicas utilizadas no processo. Não utilizamos papel, nem recursos eletrônicos, apenas o conhecimento da forma, da aplicabilidade e da técnica. Isso permite que interpretemos a resposta do coachee e que ofereçamos elucidações de situações por meio da ressignificação, por exemplo, que é outra técnica muito importante.
Vale ressaltar que as técnicas e ferramentas de coaching, podem ser utilizadas mais de uma vez ao longo do processo, caso necessário. Por isso, é preciso conhecimento profundo do coach em relação à aplicabilidade desses recursos. Isso vai servir como base para a evolução e o desenvolvimento do coachee perante o seu objetivo.
Método de coaching
Agora, vamos falar do conceito de método, ou metodologia, do coaching. Ele consiste na forma de conduzir o processo como um todo, desde o estabelecimento de objetivos até a geração de mudanças. O método é a maneira como realizamos algo, sendo um somatório de pessoas, lugares, contextos, objetivos, além dos itens que já citamos acima — ferramentas e técnicas.
Assim, o coaching é, por si só, uma metodologia de desenvolvimento pessoal. Essa metodologia é bem diferente das terapias convencionais, pois não há indução, mas sim um processo que gera reflexão e clareza do próprio coachee acerca das suas dúvidas, medos e objetivos.
Além do mais, a metodologia do coaching é a forma sistêmica de como o coach compreende o mundo, as pessoas e todos os comportamentos, bem como do meio pelo qual ele conduz os seus processos de atendimento e desenvolvimento.
O conceito está diretamente ligado à filosofia do coaching e ao seu objetivo de gerar resultados positivos por meio de mudanças de padrão de comportamento e pensamento, mindset e quebra de crenças limitadoras. Em conjunto, todos esses fatores geram desenvolvimento, realização e satisfação plena ao coachee.
Recapitulando os conceitos
- As ferramentas são aquelas palpáveis, de aplicabilidade prática, como os testes, os levantamentos de diagnóstico, alguns tipos de dinâmica, os preenchimentos de formulários e gráficos etc.;
- As técnicas são formas de se estabelecer a conexão e a mudança de mindset entre o coach e o coachee para gerar resultados positivos e duradouros, por meio da utilização do conhecimento dessas técnicas — que não utilizam papel, nem recursos eletrônicos.
- A metodologia em coaching, por fim, consiste na forma como é conduzido o processo como um todo. Ela está ligada diretamente à filosofia do coaching e à visão sistêmica do processo. Dessa forma, podemos dizer que o coaching é uma metodologia de desenvolvimento pessoal e profissional.
Interessante entender os conceitos de coaching, não é mesmo? Entender a teoria do processo contribui para a assimilação dos conteúdos e para a compreensão profunda da metodologia. Isso nos leva a compreender que nenhuma técnica ou ferramenta é utilizada sem um contexto e sem um propósito real para auxiliar o coachee no autoconhecimento e no seu progresso para alcançar as metas definidas. Adequadamente contextualizados, esses conceitos compõem o método do coaching.
E você, ser de luz, já compreendia as diferenças entre esses termos? Já participou de alguma sessão de coaching em que foram utilizadas determinadas técnicas ou ferramentas? Quais? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!