Dizem por aí que a única constante da vida é a mudança. Isso é a mais pura verdade. Examine a sua vida, desde a infância até hoje: quantas mudanças você já vivenciou? No seu corpo? Nas suas ideias? Nos seus planos? Nos seus estudos? No trabalho? Nos relacionamentos? Certamente, você não é mais o mesmo de 10 anos atrás.

Além de você, o próprio mundo tem mudado em velocidade cada vez mais alta. As tecnologias, a ciência, o estilo de vida, as comunicações, a vida empresarial, as relações, enfim, absolutamente tudo tem passado por transformações constantes, que não param de se acelerar. Se esse cenário causa medo em você, saiba que você não está sozinho. Neste artigo, você vai descobrir como lidar melhor com as mudanças. Boa leitura!

Por que a mudança faz parte da vida?

A Biologia nos aponta que as espécies estão em constante evolução, pelo simples fato de que precisam se adaptar melhor ao ambiente, o que acontece de geração em geração. Se não fosse assim, ainda seríamos homens das cavernas esfregando pedras para conseguir o fogo — que, aliás, já foi uma mudança considerável.

Sem a mudança, não há evolução. Sem evolução, continuaremos obtendo sempre os mesmos resultados, o que não nos permitirá o alcance dos nossos objetivos. Por isso, a mudança é natural, seja ela planejada ou não.

Por que temos medo das mudanças?

Toda mudança significa a saída de uma zona de conforto, rumo a um cenário desconhecido. É assim que você se relaciona com uma pessoa pela primeira vez. É assim que você troca de emprego. É assim que o seu “eu bebê” se cansou de engatinhar e resolveu ficar em pé para aprender a andar. Mudamos porque queremos alcançar resultados melhores.

O problema é que esse mergulho no desconhecido gera medo, pois faz parte da natureza humana. O que podemos fazer para lidar melhor com esse medo é utilizá-lo para que nos preparemos melhor para as mudanças, mas sem permitir que ele nos desanime — caso contrário, você estaria engatinhando até hoje!

Como lidar melhor com as mudanças?

PSC

Por falar em lidar com o medo que as mudanças provocam, confira as 9 dicas a seguir para alcançar melhores resultados.

1. Entenda que mudanças são normais

Conforme já citamos, mudanças fazem parte da vida. Isso se vê em pessoas, no reino animal, em outras espécies de seres vivos, na ciência, na tecnologia, enfim, no mundo inteiro. Nada é constante. Tudo é transitório. Por isso, aceite que essa é a realidade do nosso mundo. Está tudo bem em ter medo, pois, como já citamos, essa é a nossa natureza. Contudo, saiba que compreender as mudanças e entender que elas estão na nossa natureza é algo a amenizar o desconforto.

2. Identifique os seus medos

Os medos fazem parte do processo de mudanças. Mas em quais contextos eles são mais intensos? Quando você muda de lugar de moradia? De local de trabalho? De relacionamento? De profissão? É interessante que você compreenda quais são as mudanças com as quais você lida melhor e quais são aquelas que geram mais dificuldade. Isso permitirá que você identifique os seus pontos mais delicados, ou seja, a origem desses receios, o que pode ser trabalhado futuramente.

3. Prepare-se quando as coisas estiverem sob o seu controle

A melhor maneira de minimizar o medo e a ansiedade de uma mudança é a preparação. No entanto, isso só é possível nas mudanças que estão sob o nosso controle. Por exemplo, se você toma a decisão de terminar um relacionamento, mudar de cidade ou trocar de emprego, certamente será mais fácil lidar com o medo, tendo em vista que você pode se preparar para essas circunstâncias. Essa é, aliás, a grande função do medo: fazer com que você se prepare e seja bem-sucedido.

4. Abra mão do que não puder controlar

Por outro lado, há ocasiões em que as mudanças aparecem sem que seja uma decisão própria. Nesse caso, não temos escolha, nem tempo para nos prepararmos. Por mais que você se prepare ao máximo possível, nem sempre conseguimos controlar as coisas. Se o seu filho fica doente bem no meio das suas férias, se o seu parceiro termina o relacionamento com você ou se uma pandemia coloca o mundo em lockdown, por exemplo, esses fatores que não dependem de nós. Apenas os aceite.

5. Viva um dia de cada vez

A nossa mente é naturalmente ansiosa, já que a ansiedade é a antecipação do medo. Isso é útil para que possamos nos preparar para resolver as questões que estiverem ao nosso alcance. No entanto, quando a ansiedade aparece de forma excessiva ou catastrófica, desproporcional aos fatos, ela deixa de ser funcional e passa a ser um problema. Para evitar que isso ocorra, viva um dia de cada vez e foque no que você puder fazer agora. O passado já se foi, e o futuro ainda não chegou. Viva o presente.

6. Confie nas suas próprias capacidades

Diante de uma situação de mudança, devemos viver um dia de cada vez, pois é aos poucos que nós vamos nos familiarizando com as novas realidades. Aos poucos, podemos perceber que o cenário não era assim tão ruim e que nós mesmos temos capacidades para resolver os nossos problemas. Você é um ser inteligente, adaptativo e resiliente. Está na sua natureza vencer as mudanças, afinal de contas, você sobreviveu a todas as anteriores. Por isso, confie sempre em si mesmo!

7. Descubra como aliviar a tensão do dia a dia

Se estiver vivenciando um momento de tensão por uma mudança, verifique quais hábitos você pode adotar na sua rotina para minimizar essa tensão. Você pode sair com os amigos, praticar uma atividade física, ter um hobby, enfim, encontrar uma atividade saudável que permita que você “descarregue” o estresse. Isso é importante para passar por esses momentos turbulentos.

8. Lembre-se de que você não está sozinho

Se você estiver passando por mudanças, saiba que você não está sozinho. Neste exato momento, há milhões de pessoas em todo o mundo vivenciando situações muito parecidas com a sua. Por isso, acalme-se e procure conforto nas pessoas em quem você confia. Se estiver com medo, ansioso ou assustado, converse com os seus amigos, familiares ou com quem mais se sentir à vontade para abrir-se e desabafar. Quem sabe eles não oferecem a você um bom conselho? Essa é a sua rede de apoio.

9. Procure ajuda especializada

Por fim, se você estiver se sentindo muito aflito diante das mudanças que estão por vir ou que já estejam acontecendo, pode ser importante procurar ajuda profissional. Os coaches e os psicólogos são excelentes opções para que você tenha uma visão mais objetiva acerca dos seus problemas e encontre em si mesmo recursos para vencer os obstáculos. Você não precisa e nem deve sofrer sozinho. Procure ajuda sempre que sentir necessidade!

Coloque as dicas acima em prática e descubra que lidar com as mudanças pode ser mais fácil do que você imagina. Confie em si mesmo e, quando necessário, não hesite em entrar em contato com o IBC — Instituto Brasileiro de Coaching!

E você, ser de luz, como tem lidado com as mudanças das diferentes áreas da sua vida? Contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!