Querida pessoa, você se considera alguém bem-sucedido? Aliás, o que é sucesso para você? Sim, precisamos fazer essa pergunta, pois os significados que atribuímos a essa palavra podem variar consideravelmente. Por sucesso, porém, podemos entender genericamente um estado de bem-estar e de alcance de objetivos. Como os objetivos das pessoas variam muito, é natural que o conceito de sucesso também seja diferenciado.

Para alcançar o sucesso, o que quer que ele signifique para você, é preciso seguir algumas estratégias. Não se trata de uma fórmula fixa, mas de um conjunto de recomendações a serem personalizadas por cada um. Confira 10 dessas estratégias a seguir!

Primeiramente, estabeleça a sua definição de sucesso. Não atribua a si as definições que as outras pessoas usam, pois as suas prioridades podem ser completamente diferentes. Assim, conheça a si mesmo e descubra o que você realmente quer da vida. É dinheiro? Viagens? Roupas? Uma família feliz? Uma carreira em uma área X? Determine as suas prioridades e as metas que você deseja alcançar. Mas atenção: essa decisão precisa ser sua, ok? Só você conhece as suas verdadeiras ambições.

  • Adquira conhecimentos e desenvolva habilidades

Independentemente de qual seja o sucesso que você deseja, é importante que você se prepare para alcançá-lo. Essa preparação envolve a aquisição de diferentes conhecimentos e habilidades. Se você deseja uma vida nova, não adianta fazer as mesmas coisas que sempre fez. Por exemplo, se a sua definição de sucesso é ser independente, o que falta para que isso se concretize? Estudar? Obter um emprego melhor? Investir o seu dinheiro? Deixar de depender dos outros? Pense nisso!

  • Seja persistente e resiliente

Quando pensamos em uma pessoa bem-sucedida em alguma área, podemos nos iludir com a ideia de que ela nasceu pronta e que tudo deu certo na trajetória dela. Isso é falso! A história de toda pessoa é marcada por dificuldades, retrocessos e recálculos de rota. O que diferencia esses seres de sucesso é justamente a forma como eles lidam com as adversidades. Em geral, as pessoas que alcançam as metas desejadas são resilientes, aprendem com os erros e não têm medo de seguir em frente.

  • Gerencie adequadamente o seu tempo

Se você deseja alcançar determinadas metas, precisa tomá-las como prioridade. Isso significa concentrar o seu foco e dedicar boa parte do seu tempo a elas. Um atleta olímpico, por exemplo, dedica muitas horas do dia à modalidade esportiva em que ele atua, o que provavelmente envolve muitas renúncias: sair com os amigos, namorar, dormir tarde, consumir alimentos calóricos etc. Perceba que é preciso eliminar distrações e organizar a rotina para progredir no caminho escolhido.

  • Busque feedback e progrida continuamente

Esteja aberto a receber feedbacks construtivos. Eles podem vir de amigos, familiares, coaches, psicólogos, chefes etc. Desde que essas pessoas estejam com o real propósito de ajudá-lo, os seus conselhos podem ser muito bem-vindos, uma vez que o auxiliarão a reconhecer os seus méritos e a identificar os seus pontos de melhoria. Verifique também como essas pessoas podem ajudá-lo no seu progresso, mas afaste-se daqueles que o criticam sem embasamento e sem intenções positivas.

  • Cultive um mindset de crescimento

PSC

Já citamos em alguns posts aqui do blog a diferença entre o mindset fixo e o mindset de crescimento. O primeiro é o daquelas pessoas que acham que nunca devem mudar e que, por isso, não saem do lugar. Já o segundo é o daqueles que se adaptam, aprendem e evoluem com as circunstâncias. Adivinhe quem entra no seleto grupo do sucesso? Naturalmente, as pessoas com mindset de crescimento! Portanto, procure desenvolver essa característica, sem perder a sua essência, é claro.

  • Invista em relacionamentos construtivos

Você já ouviu falar em networking, certo? Trata-se da arte de criar e cultivar bons relacionamentos, o que é extremamente benéfico, tanto na vida pessoal como na vida profissional. A esse respeito, aproxime-se de pessoas que querem o seu bem e que podem auxiliá-lo no alcance das suas metas. Além disso, lembre-se de que o networking é uma via de mão dupla, ou seja, você também deve estar disposto a colaborar com essas pessoas e fortalecer essas relações. Troque conhecimentos e experiências!

  • Desenvolva a disciplina e a constância

Haverá dias em que você não vai ter vontade de fazer nada, em que vai querer desistir de tudo e em que os obstáculos parecerão intransponíveis. Todo mundo tem esses dias difíceis. Nessas horas, seja disciplinado e continue agindo rumo aos seus objetivos, mesmo que seja um pouquinho. O alcance do sucesso não se dá em um único dia de muito trabalho, mas na soma de sucessivos esforços, dia após dia. Portanto, lembre-se das suas motivações e aja com disciplina e constância.

  • Mantenha-se atualizado

Uma característica comum a todas as pessoas de sucesso é que elas nunca “pararam no tempo”. O mundo nunca esteve tão dinâmico, de modo que quem age da mesma maneira que agia 5 anos atrás já perdeu grandes oportunidades. Por isso, esteja sempre lendo, se informando, fazendo cursos, conversando com mentores e atualizando os conhecimentos e habilidades que o seu dia a dia mais exige. Esse processo é muito importante e não pode ser negligenciado por ninguém.

  • Cuide da sua saúde

Por último, mas definitivamente não menos importante, lembre-se de cuidar da sua saúde. O seu corpo e a sua mente são as principais “ferramentas” que você tem para realizar os seus sonhos, portanto, cuide muito bem deles. Exercite-se diariamente, alimente-se com qualidade, mantenha-se hidratado e não negligencie os momentos de lazer e descanso. Todos esses fatores são importantíssimos para que você possa manter a produtividade e a motivação no dia a dia.

Coloque as dicas acima em prática! Elas constituem o caminho da excelência para alcançar o sucesso. No entanto, jamais se esqueça de que o que significa sucesso para o outro pode não significar para você, e vice-versa. Encontre o seu caminho e entenda que ele é único. Só você pode percorrer a sua trajetória. Sucesso!

E você, ser de luz, está na busca pelo sucesso? Qual estratégia você adicionaria à nossa lista? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!