O conceito de êxito ou de sucesso é amplamente divulgado, discutido e almejado. Quem é que não quer ser bem-sucedido em alguma área da vida, não é mesmo? O problema é que, nos dias atuais, o sentido de êxito é quase sempre atribuído à condição financeira e às posses de alguém.

Mas será que sucesso é só isso? Será que existem outras maneiras de ser bem-sucedido em algo? Neste artigo, vamos entender melhor o conceito de êxito e conferir as diferentes formas pelas quais alguém pode alcançar o sucesso. Confira!

O que é êxito?

A palavra “êxito” é comumente empregada para se referir ao alcance completo de um objetivo ou à obtenção de resultados positivos em algum projeto. Dessa maneira, essa palavra é sinônimo de sucesso, algo que pode ser identificado e mensurado de jeitos variáveis.

Na verdade, o próprio conceito de sucesso ou de êxito pode variar de pessoa para pessoa. Cada indivíduo apresenta a sua própria personalidade, o seu estilo de vida e as suas prioridades, de modo que esse conceito pode se estabelecer em diferentes setores da vida. Confira, na sequência, o êxito sob diferentes pontos de vista.

  • Carreira

O sucesso na carreira também é conhecido como sucesso profissional. Esse tipo de êxito não diz respeito apenas ao salário que a pessoa pode vir a ganhar, mas a muitos outros fatores que geram satisfação por meio do trabalho.

Exercer todos os dias uma atividade que lhe dá prazer, ajudar outras pessoas por meio das suas habilidades, adquirir novos conhecimentos, superar desafios, crescer dentro da empresa, alcançar desejados cargos de liderança e obter bons resultados também são algumas formas de ter sucesso na carreira. Não devemos nos pautar exclusivamente pelo salário, embora ele também seja muito importante.

  • Empreendedorismo

Ainda dentro da esfera profissional, também precisamos falar daquelas pessoas que exercem profissões por contra própria, ou seja, que abraçam iniciativas empreendedoras. São aqueles indivíduos que abrem as suas próprias empresas e são chefes de si mesmos.

PSC

Nesse caso, o sucesso está no crescimento da própria empresa e na diferença que ela faz na vida dos seus clientes. Muito mais do que oferecer produtos e serviços, empreender é gerar soluções aos problemas identificados na sociedade, fomentando a pesquisa, a competição saudável, a geração de renda e a inovação em diferentes frentes, inclusive na tecnologia.

  • Família

Mudando completamente de universo, o sucesso para muita gente é constituir uma família e mantê-la feliz. A família é o primeiro grupo social ao qual somos chamados a fazer parte. É claro que o trabalho pode fazer parte dessa meta, mas o objetivo propriamente dito é cuidar daqueles a quem mais amamos.

Nesse sentido, educar os filhos, cuidar dos pais, ajudar os irmãos, arrumar a casa, e até organizar festas e reuniões familiares pode ser motivo de prazer para muita gente. Para algumas pessoas, ter sucesso é agir para que todos os familiares estejam bem, com saúde, paz, harmonia, união, entre outros valores.

  • Relacionamentos interpessoais

O êxito, para muitas pessoas, consiste em construir e cultivar bons relacionamentos interpessoais. Além dos nossos familiares, como já citamos, o sucesso pode estar também em ter amigos, parceiros de negócios, colegas de trabalho, contatos acadêmicos e até mesmo uma boa relação com os vizinhos.

Também não podemos deixar de lado o êxito amoroso, que consiste basicamente em encontrar aquela pessoa especial com a qual podemos viver o amor e construir uma vida juntos, quem sabe edificando uma família. Perceba como algumas dessas áreas de sucesso se conectam umas às outras.

  • Situação financeira/material

Idealmente, não devemos fazer do dinheiro um objetivo, mas sim um meio de sanar as nossas necessidades e concretizar os nossos sonhos. Por isso, não devemos colocar toda a nossa ideia de sucesso nessa área da vida, mas também não podemos ignorá-la, não é mesmo?

Ter sucesso na vida financeira não necessariamente significa ser rico, mas viver com qualidade, ou seja, sem passar necessidades. Dar conta de um lar, de um transporte, da alimentação, da educação e da saúde da família, por exemplo, pode ser um sinal de sucesso financeiro. Se você conseguir fugir das dívidas, construir uma reserva de emergência e investir de vez em quando para realizar os seus sonhos, melhor ainda!

  • Contribuição para a sociedade

Conforme citamos no item do sucesso profissional, o êxito vem, muitas vezes, da nossa capacidade de contribuir para a sociedade. Isso pode acontecer de diferentes maneiras.

Há pessoas que deixam um legado artístico, uma contribuição científica, um trabalho voluntário, um ativismo social, uma ideia empreendedora, e por aí vai. Qualquer contribuição que deixemos para os nossos filhos ou para a sociedade de maneira geral pode ser entendida como uma forma de êxito.

  • Desenvolvimento e qualidade de vida

Por fim, o êxito pode ser mensurado pelo grau de satisfação, contentamento e felicidade que um indivíduo vivencia na sua vida cotidiana. Isso pode estar relacionado a diferentes fatores, como: saúde física, saúde mental, equilíbrio entre a vida pessoal e a vida profissional e capacidade de gerenciar o estresse. Esse equilíbrio entre diferentes áreas da vida; como trabalho, família, lazer e saúde; é muitas vezes considerado um aspecto crucial do sucesso.

O êxito também pode estar vinculado ao crescimento pessoal contínuo. Isso pode incluir aprendizado contínuo, desenvolvimento de diferentes habilidades, aquisição de conhecimento e autoconhecimento e busca contínua pela excelência.

Em geral, o sucesso muitas vezes está relacionado à realização de metas pessoais e objetivos de vida. Esse fator pode envolver metas acadêmicas, profissionais, pessoais, ou qualquer outra coisa que uma pessoa considere importante para a sua felicidade e satisfação. Que você seja muito bem-sucedido no caminho para encontrar os seus êxitos!

E você, querida pessoa, onde encontra o seu êxito? O que tem feito para alcançá-lo? Contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!