Quando foi a última vez que você ousou fazer a diferença na vida de alguém? Quando foi que você parou, um pouquinho, o que estava fazendo para auxiliar um colega, amigo, familiar ou mesmo um desconhecido que pedia ajuda na rua? Esses questionamentos são importantes porque, muitas vezes, ficamos tão focados em alcançar as nossas metas e objetivos profissionais e pessoais, em resolver os nossos problemas, que deixamos de enxergar o outro e de oferecer a nossa ajuda ao próximo.

Na verdade, temos a opção de simplesmente existir, apenas dentro do nosso próprio universo, ou ir além e buscar realmente fazer a diferença na vida das pessoas à nossa volta. Entretanto, que ao ler este artigo, você escolha a segunda opção, pois, por mais que muitos pensem ou queiram acreditar no contrário, se analisarmos bem, todos nós temos muito a oferecer um ao outro.

Seja com um pouco de atenção, com uma palavra de conforto, instrução ou mesmo por meio de doações de bens, roupas e dinheiro, há sempre algo que pode ser feito em benefício de quem tem menos: conhecimento, oportunidade, saúde, condições ou recursos. Neste artigo, você vai compreender melhor como isso é possível. Boa leitura!

Potencialize suas habilidades e permaneça em constante desenvolvimento!

Clique aqui e descubra como isso é possível! Acesse “Tudo sobre Coaching”!

Como fazer a diferença?

A resposta é simples — Fazendo diferente! Você não precisa reinventar a roda para ser útil ou para fazer mais feliz a vida daqueles que estão à sua volta. São pequenas atitudes que fazem a diferença. Quer ver alguns exemplos?

1. Deixe de julgar os outros

PSC

Para que seja possível fazer a diferença, é importante eliminar todo e qualquer tipo de julgamento, pois cada pessoa tem sua própria história e caminhos. Esse fator é essencial para abrir-se ao outro e compreender que nem todo mundo tem condições que favorecem boas escolhas na vida e bons resultados.

Por isso, quando podemos oferecer o nosso melhor ao outro, também estamos dando a ele a oportunidade de criar para si novas chances, mudar e evoluir como ser humano. O mesmo ocorre com o indivíduo que busca fazer a diferença na vida das pessoas, uma vez que, desse modo, ele cria uma corrente do bem, que pode inspirar e motivar outras pessoas a fazerem o mesmo.

2. Doe o seu tempo

Quanto mais doamos, mais recebemos conhecimento, experiência, amor e temos chances de crescer.  Seja na empresa, ao ajudar um colega, mostrar respeito por suas ideias, na vida familiar, oferecendo uma boa formação aos filhos, ou em sociedade, cuidando do bem público, tudo contribui.

Muitas vezes, o ato de fazer a diferença não depende de grandes doações financeiras ou itens materiais. Basta dedicar o seu tempo: ajudar um amigo, visitar um vizinho adoentado, ouvir o que o outro tem a dizer, dar um conselho, compartilhar uma palavra amiga, enviar uma mensagem de texto. São pequenos gestos que revelam o quanto essas pessoas são especiais para nós.

3. Compartilhe os seus conhecimentos

Toda pessoa tem seus dons, talentos, habilidades e conhecimentos. Por isso, entenda que compartilhá-los com as pessoas é uma maneira de fazer a diferença nas vidas delas. Aliás, se todos compartilhassem aquilo que sabem uns com os outros, certamente a humanidade cresceria muito enquanto grupo.

Por isso, compartilhe as informações e conhecimentos que você já recebeu com as pessoas da sua família, do seu ambiente de trabalho, do seu círculo de amizades, enfim, de todos os lugares que você frequenta. Dê conselhos, tire dúvidas, leve informações relevantes que sejam úteis nos diferentes contextos.

4. Invista em seu próprio desenvolvimento

Para melhorar o mundo, é muito importante que cada um de nós também esteja atento ao seu próprio desenvolvimento. Para isso, é fundamental buscar eliminar, progressivamente, comportamentos e atitudes nocivas, pensamentos limitantes e focar em viver e propagar emoções e sentimentos positivos.

Por isso estude, trabalhe, lapide as suas competências, tanto na vida pessoal como na vida profissional. Conheça melhor a si mesmo, reconheça seus pontos fortes e pontos a serem desenvolvidos e procure evoluir, mesmo que aos poucos. A meta não é ser melhor do que os outros, mas ser melhor a cada dia. Quanto mais você progredir, mais será capaz de auxiliar as outras pessoas.

5. Seja um motivador de pessoas

Outra maneira de fazer a diferença na vida das pessoas é incentivá-las na conquista de seus respectivos objetivos. Assim, sempre que algum amigo ou familiar se sentir na liberdade de contar a você os seus planos e sonhos, jamais jogue um balde de água fria neles. Mesmo que você não concorde com tudo aquilo que a pessoa diz, seja gentil e manifeste apoio.

Se precisar fazer alguma crítica, que seja uma crítica construtiva, que estimule a pessoa a dar o melhor de si, e não que simplesmente a leve à desistência. Como diz a frase que tanto circula pela internet, “seja um incentivador de pessoas, pois o mundo já tem críticos demais”.

6. Exerça a sua profissão da melhor maneira possível

Por fim, mais uma vez retomando a ideia de fazer um bom uso de talentos e habilidades, lembre-se de exercer a sua profissão com excelência. O trabalho não é apenas uma maneira de ganhar dinheiro para viver, mas também de ser útil às pessoas.

Seja você um arquiteto, um professor, um médico ou um vendedor de tênis, toda profissão existe porque há alguém que precisa das suas habilidades. Sendo assim, atenda as pessoas e lide diariamente com elas sempre com gentileza e respeito. Além disso, dê o seu melhor ao executar as suas atividades profissionais, com a mesma qualidade que você gosta de receber quando outras pessoas prestam algum serviço para você.

Aproveite e comece agora mesmo a enxergar a infinidade de possibilidades de fazer a diferença. Todos os dias, a vida nos convida a agir. Receba o convite, aproveite as oportunidades, ofereça o seu melhor a quem tem menos e experimente aprender com o outro também. Permita-se e alimente essa corrente do bem. Precisamos uns dos outros, e é isso o que nos fortalece enquanto sociedade, desde que compartilhemos o nosso tempo e as nossas ações!

E você, querida pessoa, como tem feito a diferença no mundo? Deixe a sua resposta com um comentário no espaço abaixo. Além disso, que tal levar esta reflexão a todos os seus amigos, colegas, familiares e a quem mais possa se beneficiar destas informações? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!