25 de dezembro é um dos dias mais esperados do ano. Em todo o mundo e em diversas culturas, esse momento é celebrado por milhões de famílias. Juntas, elas celebram o nascimento de Jesus Cristo, o filho de Deus, e louvam o aniversário do Salvador.

Aqui no blog, no entanto, respeitamos a todos, independentemente das suas crenças. Por isso, vamos apenas nos ater ao que este momento mágico representa, ainda mais neste ano, que foi bem difícil para uma boa parte dos brasileiros.

O Natal é o momento de renovar as esperanças, de repensar os passos dados, de rever os erros e acertos e de celebrar as conquistas profissionais e pessoais que conseguimos alcançar com muito esforço e dedicação. Neste dia especial, abrimos o nosso coração e doamos o nosso melhor às pessoas que amamos.

Desaceleramos, deixamos o trabalho de lado para vivermos apenas o nosso lado pessoal, procurando estar com os nossos familiares e amigos, curtir a sua presença, ver a alegria dos nossos filhos ao abrirem os seus presentes e dar boas risadas à mesa.

Natal: um tempo de esperança, amor e paz

Tudo isso é sensacional e essencial para equilibrarmos as nossas energias, nos voltarmos para a nossa espiritualidade e nos reconectarmos com o Deus que habita em cada um de nós. O Natal é também o dia em que queremos apenas estar em paz e emanar mais paz ainda para que ela se espalhe e alcance as pessoas à nossa volta.

O amor fica ainda mais presente, mais forte.  Estamos mais disponíveis a amar e também a nos perdoar e perdoar a quem possa ter nos magoado. O Natal é uma oportunidade de recomeço, pois algo acontece em nós que nos convida para repensar as nossas atitudes e mudar comportamentos que sabotam os nossos relacionamentos e, consequentemente, a nossa felicidade. Podemos encontrar, no mínimo, 6 pilares básicos para essa tão nobre época do ano!

  • Perdão

Todo mundo comete erros, pois essa é uma característica comum a qualquer ser humano. Dessa forma, você tem o direito de errar, mas o dever de aprender com os erros cometidos. Assim, aproveite a época para refletir sobre os seus comportamentos que devem ser mudados. Peça perdão a quem foi atingido pelos seus erros. Da mesma maneira, perdoe aqueles que erraram na sua direção. O fim do ano nos convida a começar de novo, mas agora com mais conhecimento e mais humildade.

  • Altruísmo
PSC Renascimento

O altruísmo é o oposto do egoísmo, ou seja, é o ato de pensar no outro, e não apenas em si. Isso deve ser feito ao longo de todo o ano, mas talvez seja no Natal que percebemos o quanto o outro precisa de nós. Aqui, não estamos falando apenas da caridade clássica, mas da empatia, da escuta ativa, do respeito, do companheirismo e da compreensão de que dividimos o mundo com outros bilhões de pessoas. Cada uma delas tem os seus desejos, sonhos, medos e dores. Por isso, seja gentil sempre!

  • Renovação

Se devemos aprender com os erros, é sinal de que é preciso também colocar esses aprendizados em prática. Os valores natalinos não são letra morta, mas atitudes concretas, que nos tornam pessoas melhores. Portanto, é tempo de ser mais grato pelas coisas boas e também de ser mais ativo para que possamos resolver aquilo que não está indo tão bem como gostaríamos. Renove as suas energias ao lado daqueles que você ama para recomeçar. Um novo ciclo começa, e ele pode ser muito melhor!

  • Família

A família é o grupo de pessoas no meio do qual nós nascemos. Não escolhemos essas pessoas, mas, certamente, compreendemos que há algum motivo para termos nascido ali. Os pais, os irmãos e os filhos, por exemplo, são as pessoas que nos ensinam a viver e a quem devemos compartilhar também os nossos conhecimentos. São pontes entre o passado e o futuro, mas é no presente que devemos concentrar uma convivência pacífica e amorosa. Aproveite este momento junto deles!

  • Amizade

As amizades são a família que nos foi permitido escolher. São aquelas pessoas que, por algum motivo, entraram nas nossas vidas e nos fizeram bem, a ponto de querermos que elas permaneçam o máximo possível de tempo conosco. Ter amigos é importante, e o Natal é uma época para ser grato e para celebrar junto deles, por mais um ano que se passou. É também o momento de renovar e de fortalecer essa amizade, para que ela prossiga no novo ciclo que se inicia.

  • Alegria

Por fim, por mais que o ano tenha sido difícil e que a vida não seja tão perfeita quanto os natais dos filmes e das campanhas publicitárias, isso não significa que não tenhamos a capacidade de sermos felizes nessa época. Se algo não foi bacana, saiba que haverá mais 365 dias para que um futuro melhor se concretize. No mais, aproveite o agora, seja grato pelas coisas boas que aconteceram e valorize a companhia de quem estiver ao seu lado. Alegre-se da maneira que for possível!

Desejamos, verdadeiramente, que você possa aproveitar esses momentos para se reconectar com o seu melhor, sonhar novos sonhos e começar a construir as realizações que você tanto almeja para a sua vida. Tudo é uma oportunidade, portanto, aproveite este dia de amor e esperança para lançar ao universo os seus melhores desejos e sentimentos. Assim, alimente o ciclo de abundância que faz com que tudo o que é bom e positivo também possa ser alcançado por nós.

Aproveite o seu Natal para se amar mais e para demonstrar todo o seu carinho por sua família. Abrace os seus pais, filhos, irmãos, avós, primos e companheiros de vida. Leve o melhor desses momentos para o novo ano e não se deixe desvincular por mais um ano dos seus entes queridos. Estar perto, de corpo e alma, é maravilhoso!

Agora, convidamos você, ser de luz, a deixar a sua mensagem de Natal no espaço abaixo para que possamos construir uma corrente de amor e de luz. Além do mais, que tal levar esta reflexão a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!