Tanto o headhunter como o recrutador são profissionais que pesquisam outros profissionais que podem ocupar determinadas vagas nas empresas. São os populares “caça-talentos”, que têm o objetivo de trazer para as organizações colaboradores com conhecimentos, habilidades e valores úteis para o sucesso.

À primeira vista, a leitura das definições de headhunter e recrutador nos leva a crer que são sinônimos. No entanto, um estudo mais aprofundado sobre as características desses profissionais nos leva ao entendimento de que há algumas diferenças entre essas profissões. Neste artigo, você vai compreender melhor as funções de cada uma delas e o que exatamente as diferencia. Siga em frente e tenha uma excelente leitura!

O que faz um recrutador?

O recrutador é, geralmente, um profissional que faz parte da empresa, mais especificamente da área de recursos humanos. Ele tem o objetivo de fazer um levantamento junto das lideranças dos demais departamentos sobre todas as vagas da empresa que estejam abertas e sobre o perfil do profissional que precisa ser contratado para ocupá-las.

As suas funções dentro da empresa são: identificar as características procuradas pela empresa no profissional, redigir uma descrição da vaga com todas as características do cargo e informações da empresa, divulgar essa vaga nos principais meios de recrutamento e conduzir o processo seletivo, até que o candidato mais adequado à vaga e à cultura da organização seja contratado.

Geralmente, o recrutador é responsável pela comunicação com os candidatos, orientando-os em todas as fases do processo, como o envio dos currículos, as dinâmicas de grupo, as entrevistas e as avaliações técnicas. Ele oferece assistência ao gestor da área que está contratando, sobretudo no que diz respeito à avaliação comportamental dos candidatos.

O que faz um headhunter?

O headhunter tem uma função similar à do recrutador, mas com algumas particularidades. A tradução literal do inglês para esse termo seria “caçador de cabeças”. Ele é um profissional especialista em recrutamento, prestando o seu serviço a diversas instituições, mas sem ser oficialmente um empregado de nenhuma delas. Atua como um consultor externo.

PSC

Ele é contratado para promover a contratação de profissionais específicos, geralmente coordenadores, gestores, diretores, enfim, profissionais de alta importância para a empresa e que demandam uma avaliação mais completa e detalhada. Para isso, esse profissional estuda profundamente a empresa, compreendendo a sua cultura, as suas necessidades no cargo em questão, os objetivos organizacionais e o conjunto de competências técnicas e comportamentais procuradas no profissional.

Além disso, o headhunter atua como um negociador entre as partes envolvidas, ou seja, entre a empresa contratante e o candidato selecionado para ocupar a vaga. Ele consegue apresentar a ambos o que o outro tem a oferecer, até que cheguem a um acordo e assinem o contrato.

Quais são as principais diferenças entre um headhunter e um recrutador?

Agora que você já compreende em linhas gerais o que esses dois profissionais fazem, talvez não seja tão difícil compreender as suas diferenças. Todavia, para deixar as informações mais claras, elencamos a seguir as principais distinções.

1. Cargos procurados

Conformo citamos, o headhunter é um consultor externo que presta serviços para diferentes empresas, enquanto um recrutador é um profissional de uma empresa específica, atuando geralmente dentro do departamento de recursos humanos.

O recrutador é responsável por conduzir os processos de recrutamento e seleção de todos os novos colaboradores da empresa. No caso do headhunter, os seus serviços normalmente são contratados para as posições de maior relevância na empresa, como presidentes, diretores, conselheiros, gerentes e coordenadores. São processos que demandam sigilo, pois os cargos são de alto impacto nos negócios. É raro encontrar um headhunter promovendo contratações mais simples, embora isso também ocorra.

2. Métodos de pesquisa e seleção

Para encontrar bons candidatos, o recrutador recorre aos anúncios de vagas para selecionar currículos. Esses anúncios geralmente são divulgados em sites de empregos, grupos de profissionais e algumas redes sociais, como é o caso do LinkedIn e até mesmo de alguns grupos do Facebook.

O headhunter, porém, realiza uma busca mais ativa, pois ele conhece o mercado e tem uma ampla rede de contatos (networking). Dessa forma, ele encontra profissionais valiosos que não são facilmente encontrados nos processos seletivos tradicionais. Aliás, ele pode até mesmo entrar em contato com profissionais que estejam empregados para fazer a proposta de uma nova oportunidade profissional. Por isso ele costuma ser um especialista em determinados segmentos e um ótimo negociador.

3. Áreas de atuação diferenciadas

Conforme citamos, o recrutador deve prestar assistência em todos os processos de recrutamento da empresa em que trabalha, o que inclui estagiários, trainees, profissionais que desejam uma recolocação profissional, processos internos, seleções externas etc.

O headhunter, contudo, atua exclusivamente com seleções externas. Ele não é contratado, por exemplo, para realizar recrutamentos internos ou para ajudar as pessoas que desejam mudar de área de atuação. Para isso, os recrutadores, coaches de carreira e consultores de transição profissional são os profissionais indicados.

4. Competências específicas

Os recrutadores geralmente são profissionais da área de recursos humanos. Por isso, costumam ter formação em administração de empresas, com enfoque nessa área, ou em psicologia, podendo especializar-se em psicologia organizacional e do trabalho.

O headhunter não necessariamente tem essas formações, embora isso seja possível. O trabalho desse profissional não se aprende em faculdades, sendo que o mais comum é que ele seja um ex-profissional de alguma área, tornando-se especialista em determinadas profissões. Isso permite que, hoje em dia, ele tenha conhecimentos avançados para recrutar profissionais capacitados nesses setores.

As suas principais competências são:

  • Capacidade analítica sobre pessoas e organizações;
  • Conhecimento estratégico em evolução de empresas, desenvolvimento de pessoas e planos de carreira;
  • Habilidades de negociação;
  • Liderança e capacidade de gerir a própria carreira com autoconfiança;
  • Inteligência emocional;
  • Clareza de comunicação, tanto oral como escrita;
  • Reputação positiva no mercado, com uma rede de contatos ampla e de qualidade (networking).

Como você pode notar, os recrutadores e os headhunters têm funções semelhantes, mas há algumas diferenças em relação ao tipo de profissional que recrutam e aos métodos empregados para essa finalidade. O importante é compreender que ambos são essenciais para o sucesso das empresas, embora as circunstâncias ditem qual dos dois deverá atuar naquele momento.

E você, querida pessoa, já conhecia o trabalho de um headhunter? Qual é a sua opinião sobre essa profissão? Contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!