Comprar pela internet já deixou de ser novidade há muito tempo. Não para de crescer a quantidade de pessoas que recorrem ao comércio eletrônico para obter os itens de que necessitam. No entanto, por mais que o processo seja cômodo, ainda surge uma preocupação na mente do consumidor: quanto tempo vai demorar até o produto chegar em casa?

O prazo entre a conclusão da compra e o recebimento do produto chama-se lead time. O objetivo das empresas é fazer com que esse prazo seja o menor possível, a fim de evitar problemas no percurso, reduzir custos e satisfazer o cliente ao máximo possível.

Neste artigo, você vai conferir e compreender melhor o que é o lead time, por que é importante mensurá-lo e como ele deve ser calculado. Trata-se de um fator extremamente estratégico e vantajoso para as empresas, inclusive as que exploram o comércio eletrônico. Continue a leitura e saiba mais!

O que é lead time?

O lead time é o tempo decorrido entre a solicitação de uma compra pelo cliente e o recebimento do produto. Esse processo inclui o processamento da solicitação, o pagamento, a separação do produto no estoque, o transporte e a entrega. Esse ciclo tende a variar dependendo da empresa e até mesmo do tipo de produto. Contudo, é fato que quanto mais rápido e econômico ele for, menos prejuízos a empresa terá, e mais satisfeito o cliente ficará.

Assim, quanto mais intermediários existirem entre o produtor e o consumidor, maior tende a ser o lead time. Além disso, atrasos, problemas de logística, acidentes de percurso e até mesmo problemas tecnológicos no processamento da solicitação podem comprometer o lead time — o que pode impactar negativamente a reputação da empresa.

Como calcular o lead time em 5 passos práticos?

Agora que você já compreende o conceito de lead time, é hora de aprender a calculá-lo e a acompanhá-lo, a fim de evitar prejuízos para a sua organização e de satisfazer plenamente o seu público.

1. Relacione todos os materiais necessários

Para que a sua empresa produza e entregue um produto ou preste um serviço, de que ela precisa? Faça uma lista com todos os insumos, matérias-primas, tecnologias, equipamentos e mão de obra necessários para que a organização cumpra a sua função. Não se esqueça de incluir os elementos de conserto e manutenção.

2. Verifique o tempo de obtenção desses itens

Quanto tempo a sua empresa demora em obter todos os itens relacionados na lista do item anterior? Quantas horas/dias se passam para que o fornecedor o abasteça com esses materiais? Calcule esse fator, adicionando uma margem de segurança para imprevistos. Quanto maior for a distância, mais a entrega demorará. Além disso, não se esqueça de contabilizar os fins de semana, caso o fornecedor não trabalhe em dias não úteis.

3. Analise os itens com os prazos mais longos

Para que você produza o que deve ser feito, precisará de todas as matérias-primas, não é mesmo? Portanto, utilize como base para o seu cálculo do lead time o prazo de entrega do item mais demorado e acrescente um dia até que o processo de produção tenha início.

4. Defina o prazo de produção

Com todos os materiais em sua posse, é possível iniciar o processo de produção, ou seja, de transformação da matéria-prima em produto final. Verifique em quanto tempo essa transformação ocorre. Considere o trabalho de todos os colaboradores envolvidos, considerando folgas e fins de semana. Adicione uma margem de segurança para atrasos, manutenções, finalização e entrega do item.

5. Adicione um prazo de espera

É sempre importante definir uma margem de segurança geral, além das definidas nos itens acima. Há momentos em que muitas encomendas são recebidas ao mesmo tempo e que nem sempre podem ser executadas simultaneamente. Portanto, é necessário acrescentar um tempo de espera. O seu lead time consiste no somatório dos prazos de todas as etapas acima (processar a solicitação, receber materiais, produzir e entregar o item ao cliente).

Por que é importante mensurar e acompanhar o lead time?

Calcular o lead time é um fator fundamental para o sucesso dos negócios, afinal de contas, ele ajuda o empreendedor a realizar o planejamento da sua empresa, ao mesmo tempo em que possibilita a satisfação completa do consumidor. Confira as principais vantagens de acompanhar esse indicador.

1. Aprimoramento de processos

O acompanhamento do lead time conduz o empreendedor a um questionamento: de que maneira eu posso tornar esse processo mais rápido e produtivo? Esse questionamento o leva a analisar cada etapa do trabalho, compreendendo as suas forças e fraquezas. A partir dessa análise, é possível pensar e adotar estratégias que aumentem a eficácia e a eficiência do processo.

2. Estabelecimento de diferenciais competitivos

Se uma organização consegue se organizar melhor e entregar os produtos antes dos concorrentes, o consumidor ficará mais propenso a escolher o seu estabelecimento, e não os outros. Por isso, investir na redução do lead time é investir também na satisfação do cliente com a compra, aumentando as chances de promover a sua fidelização.

3. Elevação da produtividade

Empresas que acompanham o lead time conseguem se organizar melhor, planejando a compra de materiais e evitando que fiquem sem insumos para produzir. Além disso, essas organizações investem em meios de padronizar e sistematizar as etapas de produção, permitindo que os funcionários façam mais em menos tempo, sem perder a qualidade do que é feito. O aumento da produtividade permite que a empresa possa focar em outras áreas que precisam de melhorias, como marketing e finanças.

Como você pode perceber, o lead time é um indicador importante, pois revela a capacidade que a empresa tem de organizar os seus recursos, de planejar a produção e de executar a entrega do produto final ao cliente. Quanto menor for esse prazo, mais satisfeito o cliente ficará, auxiliando a empresa a crescer e a destacar-se diante da concorrência.

E você, ser de luz, conhece o lead time da empresa que administra ou do seu local de trabalho? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!