Mãe: aquela que nos gerou por nove meses, que nos deu o direito de nascer e de quem sentimos o primeiro cheirinho de amor, esse do qual nunca nos esquecemos e que está presente na nossa memória afetiva o tempo todo.

Mãe: aquela biológica, que nos colocou no mundo, mas por algum motivo não pode ficar conosco, ainda assim mãe.

Mãe: a que, mesmo sem ser biológica, nos acolheu depois, nos chamou de filho, não fez diferenciação e nos educou e amou como só uma mãe poderia fazer.

Diferentes histórias, diferentes caminhos, mas que deram origem a tudo o que somos, pois se a nossa mãe não tivesse acreditado no poder da nossa vida, nós não poderíamos ser nada do que somos e ter a chance de sonhar e realizar os nossos sonhos. Por isso, seja grato!

Minha mãe, meu exemplo!

Eu, José Roberto Marques, tenho uma mamãe de quase 80 anos que é uma inspiração de vida para mim. Dona Cidinha, como é carinhosamente chamada por todos, acorda cedinho todos os dias, vai para a minha empresa, o Instituto Brasileiro de Coaching — IBC, e dá início aos trabalhos diários. Exemplar e muito, mas muito disposta e cheia de energia, é sempre a primeira a chegar e a última a sair.

De olho em tudo, cuida de tudo e de todos muito bem, aliás, como somente uma verdadeira mãe pode fazer. Aconselha, orienta, corrige, dá bronca quando necessário e está sempre apoiando e reconhecendo aqueles que, como ela, dão o seu melhor para que tudo saia extraordinário. Você, mãe, que é extraordinária!

Ame, honre e respeite a sua mãe

Aposto que a sua mãe também é uma mulher especial. E, por falar em especial, uma das mães que mais admiro no mundo é Maria, minha esposa querida e maravilhosa, uma pessoa forte e inspiradora, que cuida dos nossos 3 filhos com todo amor, dedicação e carinho; que fez de mim pai de três serezinhos de luz e que me ajuda a ser o homem feliz que eu sou.

PSC

Mãe que é mãe, mãe que é avó. Mãe que é amiga, mãe que é coach. Mãe que, acima de tudo, é um ser humano incrível, imperfeito, mas perfeito para nós, que gerou a nossa vida e nos mostrou a luz presente no mundo.

Pode ser que a sua mãe tenha falhado algumas vezes e nem sempre tenha sido o que você precisava ou desejava em determinado momento. Pode ser que ela tenha tido dificuldades em ser mãe, profissional e mulher ao mesmo tempo, afinal de contas, cuidar de outro ser humano, ao mesmo tempo em que tentamos evoluir, é uma tarefa que exige muito de nós.

Isso é perfeitamente normal, afinal de contas, não ser perfeito é o normal! E se você chegou aqui e se está lendo este texto, comemore, pois isso se deve ao fato de que ela conseguiu enfrentar as suas limitações e dar o melhor que podia a você.

Peço que deixe para trás todo e qualquer tipo de julgamento, olhe para quem você é e enxergue o que da sua mãe você traz na sua história. Você é parte dela, ela é parte de você e, somados, o melhor de cada um os tornam infinitamente mais fortes. Honre, respeite e agradeça por sua mãe existir e por ela ter dado a você a oportunidade de fazer diferente e de construir uma linda a maravilhosa história.

Frases sobre maternidade

Confira o que alguns pensadores têm a dizer sobre a importância das mães e sobre a beleza e as dificuldades da maternidade nas frases a seguir.

  • “Uma das coisas mais bonitas e difíceis de ser mãe é olhar para os rebentos como outros, e não como extensão de si, e respeitar as diferenças a ponto de amá-las.” — Maria Ribeiro;
  • “A maternidade tem um efeito muito humanizador. Tudo fica reduzido ao essencial.” — Meryl Streep;
  • “Ser mãe é algo que demanda, acima de tudo, tempo.” — Içami Tiba;
  • “À medida que os filhos crescem, a mãe deve diminuir de tamanho. Mas a tendência da gente é continuar a ser enorme.” — Clarice Lispector;
  • “Por que Deus permite que as mães vão-se embora? Mãe não tem limite. É tempo sem hora. Luz que não apaga, quando sopra o vento e a chuva desaba.” — Carlos Drummond de Andrade.

Neste dia das mães, se possível, abrace, beije, dê de presente os seus melhores sentimentos e diga o quanto você ama a sua mãe. Caso não possa fazer isso, ligue ou relembre com carinho e de maneira positiva os seus bons momentos juntos e todos os aprendizados e ensinamentos que a sua mãe lhe proporcionou ao longo da sua vida. Isso é o que mais importa!

Por fim, quero dar os meus parabéns a você que é mamãe e desejar à minha mãe e a todas as mães do mundo um dia verdadeiramente feliz, extraordinário e repleto de amor. Feliz Dia das Mães!

Gostou desta mensagem? Então, contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas reflexões a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!