A agilidade é uma característica que consiste em não perder tempo para agir. Na atualidade, ela é indispensável a qualquer organização que não deseja ser superada pela concorrência. Nos anos 1990, as empresas que desenvolviam softwares sofriam justamente com a falta de agilidade para desenvolver esses programas e acompanhar o dinamismo e a velocidade do mercado na época. Por isso, essas empresas desenvolveram a chamada “metodologia ágil”.

Essa metodologia foi considerada um sucesso, pois otimizou as tomadas de decisão e permitiu que os produtos fossem desenvolvidos mais rapidamente, sem perder a qualidade. Por isso, o método também passou a ser adotado por outras áreas das empresas. Neste artigo, vamos descobrir tudo sobre a metodologia ágil. Boa leitura!

Metodologia ágil: o que é?

A metodologia ágil é um conjunto de processos que, por meio de adaptações e ajustes contínuos, permitem que sejam efetuadas entregas rápidas, com qualidade e alinhadas com as necessidades do cliente. Isso permite que as equipes de trabalho superem as incertezas e imprevisibilidades. Os 4 valores fundamentais da metodologia ágil são:

  1. Software em funcionamento, mais do que documentação abrangente;
  2. Interação entre indivíduos, mais do que processos e ferramentas;
  3. Colaboração com o cliente, mais do que negociação de contratos;
  4. Respostas às mudanças, mais do que seguir um plano inicial.

Além do desenvolvimento de softwares, esses valores têm sido adaptados para diferentes áreas das empresas, como a gestão de projetos, o marketing, o sucesso do cliente, o suporte, e por aí vai. A ideia é que as atividades de todas essas áreas contem com inspeções contínuas e adaptações sempre necessário, de modo que os melhores resultados possíveis possam ser obtidos, sem perder tempo.

Quais são as vantagens da metodologia ágil sobre os métodos tradicionais?

A metodologia ágil é linda no papel, mas, e na prática? De que maneiras ela supera as metodologias tradicionais das empresas? Confira 3 benefícios essenciais que ela oferece!

1. Constância

As metodologias tradicionais são mais lentas e prejudicam as entregas e as finanças das empresas. A metodologia ágil, porém, encurta os ciclos de vida de projetos de qualquer área, favorecendo lançamentos de produtos mais ágeis, aumentando o ROI dos projetos e fazendo ajustes em tempo real. Isso permite o aperfeiçoamento de cada atividade, sem perda de tempo.

2. Transparência

Na metodologia ágil, todo projeto é dividido em várias fases, de modo que seja mais fácil monitorar o progresso das equipes. Assim, qualquer pessoa que precisa acompanhar o andamento do projeto, como o próprio cliente, consegue visualizá-lo e compreendê-lo com transparência.

3. Qualidade

A metodologia ágil envolve a cooperação entre diferentes equipes na condução dos projetos. Como o monitoramento do desempenho é constante, qualquer falha pode ser corrigida quase que imediatamente. Assim, a qualidade do processo é avaliada de forma constante, garantindo que bons resultados sejam obtidos.

Quais são os exemplos mais conhecidos de metodologias ágeis no mercado?

O conceito de metodologia ágil é bastante abrangente. Por isso, ele pode ser desdobrado em várias outras ferramentas e métodos, que tem sido desenvolvidos e utilizados no dia a dia das empresas. Alguns deles são bem conhecidos.

Se você já ouviu falar em Scrum, Kanban, Lean Development, DSDM (Dynamic Systems Development Method), FDD (Feature-driven Development), ASD (Adaptive Software Development) e SAF (Scale Agile Framework), saiba que todos eles são derivados da metodologia ágil.

São processos, programas e padrões que organizam as atividades das equipes e favorecem a produtividade, a qualidade e a rápida resolução de problemas e desperdícios.

Como implementar a metodologia ágil nas empresas?

Para adotar essa metodologia na sua empresa e usufruir de todos os seus benefícios, é necessário seguir os 5 passos a seguir.

1. Faça uma análise SWOT

Adotar a metodologia ágil consiste em identificar que processos precisam ser modificados e aperfeiçoados, definindo novos fluxos de trabalho. Por isso, antes de tomar qualquer decisão, compreenda a fundo o seu cenário atual, tanto interno como externo. Para isso, execute uma análise SWOT, por meio da qual você possa identificar as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças da sua empresa. Com base nessa análise, você identificará se e como a metodologia ágil pode ser uma boa ideia.

2. Construa um planejamento estratégico

Quais são os objetivos da sua empresa? Se eles incluírem melhorar os processos continuamente, aumentar a qualidade, agilizar as entregas e flexibilizar as operações, saiba que a metodologia ágil é perfeita para o seu caso. Assim, coloque no papel esses objetivos e como essa metodologia poderá auxiliar a sua empresa. Defina como ela será adotada e o que deverá ser feito em cada equipe de trabalho/setor para que as mudanças desejadas de fato ocorram.

3. Alinhe os times envolvidos

Faça reuniões com as suas equipes de trabalho. Explique a cada uma delas o que é a metodologia ágil, quais são os seus benefícios, por que ela será adotada na empresa e de que maneiras isso modificará os modelos atuais de trabalho. Nessa fase, explique a necessidade de adotar métricas e ferramentas para monitorar o desempenho de cada atividade executada, permitindo que falhas sejam precocemente detectadas e rapidamente solucionadas.

4. Promova treinamentos com os colaboradores

Os treinamentos são a melhor maneira de alinhar os colaboradores. Por isso, ofereça-os na sua empresa, de modo a explicar a metodologia ágil, as ferramentas adotadas pela sua organização, as formas de avaliar o desempenho de cada atividade, a definição de novos processos de trabalho, e por aí vai. É o momento de compartilhar o conhecimento, adequando-o à realidade de cada equipe, bem como de tirar todas as dúvidas dos colaboradores.

5. Utilize um sistema de gestão

Por fim, lembre-se de que a tecnologia está aí para nos auxiliar. Por isso, adote um sistema de gestão de projetos, por meio do qual as equipes de trabalho possam acompanhar o andamento das suas atividades. Hoje em dia, há diferentes opções disponíveis no mercado, facilitando a vida profissional de gestores e colaboradores. Pesquise e verifique a opção mais adequada à sua realidade. Os recursos que eles oferecem conferem mais agilidade ao dia a dia e mais facilidade nas entregas e na mensuração dos resultados.

Como você pode perceber, a metodologia ágil é um conjunto de princípios que define que os processos de uma equipe devem ser monitorados continuamente, de modo que qualquer falha possa ser rapidamente identificada e solucionada. Ela está revolucionando o universo corporativo, proporcionando entregas mais ágeis e sem perder a qualidade!

E você, ser de luz, o que pensa sobre a metodologia ágil? Contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!