Você sabia que as primeiras horas do dia são determinantes para saber como ele será? Uma manhã bem vivida pode significar um dia mais tranquilo, alegre e produtivo. Já uma manhã conturbada ou desanimada pode representar um dia inteiro de bagunça e desânimo, caso não sejamos capazes de reagir.

Pensando nisso, uma estratégia muito bacana para vencer o desânimo e a desmotivação é ouvir música, mas não qualquer uma! Neste artigo, você vai conferir uma coletânea de sugestões para começar o dia com energia e motivação. Ficou curioso? Então, é só continuar a leitura a seguir e conferir!

Por que a música é tão benéfica para as nossas vidas?

A música faz parte da vida dos seres humanos desde tempos muito primitivos. Hoje em dia, há uma pluralidade considerável de ritmos e estilos, de modo que é possível encontrar músicas agradáveis para todos os gostos.

As músicas podem despertar pensamentos e sentimentos muito positivos, seja por meio das letras inspiradoras, seja por meio das melodias que geram alegria e coragem. Você, que agora lê este artigo, consegue pensar em uma canção que desperte sentimentos positivos?

Certamente, há músicas que fazem parte do seu repertório e da sua história de vida que podem ser utilizadas como importantes ferramentas motivacionais. Assim, que tal acionar o “play” na sua lista logo após acordar? Essa pode ser aquela fonte de energia de que você tanto precisa para estudar, trabalhar, cuidar do seu lar etc.

Quais músicas ouvir?

Para que você comece o dia com energia e motivação, há muitas músicas que podem ser ouvidas. No entanto, precisamos escolher com atenção. Algumas delas podem ser muito melancólicas ou até “raivosas” dependendo do ritmo. O ideal é escolher canções com melodias mais enérgicas e letras mais inspiradoras.

Para ajudá-lo nessa playlist matinal de motivação, selecionamos 10 músicas incríveis, de diferentes épocas — 5 nacionais e 5 internacionais. Confira!

Nacionais

  • O Sol — Vitor Kley: por que não começar o dia saudando justamente o astro-rei? Quer algo mais simbólico do que o sol para começar o dia? A canção nos convida a abrir a janela, produzir melanina e começar a sorrir. Pode ser um pouco mais difícil ouvi-la nos dias nublados, mas, metaforicamente, lembre-se de que o seu sol está dentro de você. Seja uma fonte de energia ambulante!
  • Tá escrito — Grupo Revelação: esse é um samba cheio de energia e com uma letra forte sobre superação. Quem começar o dia ouvindo essa música já estará com resultados garantidos. “Erga essa cabeça, mete o pé e vai na fé. Mande essa tristeza embora”. Já inicie o dia ou a semana confiando em si mesmo, por mais que muitos desafios complexos estejam no seu caminho. Confie!
  • Deixa a vida me levar — Zeca Pagodinho: o pagode parece ser mesmo um ritmo contagiante para iniciar o dia, não é mesmo? Deixe a vida te levar, com muita alegria e disposição. A letra dessa canção ainda nos convida a agradecer por tudo o que Deus nos deu. De fato, a gratidão faz a diferença na nossa percepção sobre a vida, mesmo que tenhamos enfrentado problemas.
  • O canto da cidade — Daniela Mercury: essa canção tem uma melodia visceral e empoderadora, que representa o axé. Não há como apertar o play sem sentir vontade de dançar. A letra é um estímulo à autoestima: você já parou para pensar que a cor e a graça da sua cidade podem ser você? Que a sua energia faria falta naquele lugar? Reflita sobre isso e sinta-se cheio de energia!
  • Felicidade — Marcelo Jeneci: essa música é particularmente recomendada para aqueles dias em que é difícil encontrar motivação e sair da cama. Pensamos nos problemas e nos dias em que a felicidade parece passar longe, mas é nessas horas que nos lembramos de que esses dias também passam, e outros melhores virão. Confie no processo e deixe chegar a alegria de viver!

Internacionais

  • Happy — Pharrell Williams: essa música tornou-se um clássico, um verdadeiro sinônimo de felicidade. Com uma melodia super dançante, a letra também não fica atrás. O cantor nos convida a bater palmas se você se sentir como “uma sala sem telhado” — uma metáfora para quem não cabe em si mesmo de tanta alegria. Comece o dia com o astral lá no alto!
  • Eye of the Tiger — Survivor: por falar em clássico, essa é uma música extremamente conhecida pelo filme Rocky III, da década de 1980. A composição é feita em um ritmo de luta, fazendo com que o ouvinte realmente se imagine enfrentando diferentes batalhas em sua vida. É uma história de sobrevivência e superação, sob o “olhar do tigre”.
  • Walking on sunshine — Katrina and the Waves: mais um sucesso dos anos 1980, mas completamente diferente do exemplo anterior, Walking on sunshine tem uma melodia rápida e dançante. A letra fala sobre amor, sobre felicidade e sobre estar “radiante”. É aquela canção para despertar rapidamente e já arrumar o quarto enquanto dança. Um show de energia.
  • It’s a beautiful day — U2: o título da música já entrega o seu teor motivacional: é um belo dia! A canção apresenta uma série de situações adversas que qualquer pessoa pode enfrentar, mas que nem por isso deixam o dia menos bonito. Tudo depende da forma como olhamos para todas essas situações. Uma mensagem poderosa!
  • Roar — Katy Perry: esse sucesso mais recente é um hino de empoderamento da cantora, que defende ser uma “lutadora”, uma “campeã”. O verso “você me ouvirá rugir muito mais alto do que um leão” é bastante motivacional. Que você desperte o seu leão interior para começar o seu dia cheio de energia e motivação!
PSC

Como você pode ver, não faltam opções de canções para criar uma atmosfera de alegria e garra para iniciar o seu dia. Por isso, inicie-o apertando o play e entrando nesse clima de vitórias e alegrias. Sinta-se à vontade para personalizar a lista com as suas músicas favoritas e ajustá-la conforme as suas preferências musicais!

E você, ser de luz, tem alguma canção preferida para começar o dia? Qual? Contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!