Os leitores mais assíduos do blog certamente já sabem que as competências profissionais podem ser divididas em hard skills (competências técnicas específicas de cada profissão) e soft skills (competências comportamentais). Uma soft skill muito importante dentro das empresas é a adaptabilidade organizacional, isto é, a capacidade de adaptar-se a diferentes circunstâncias.
Neste artigo, você vai entender mais a fundo o significado da adaptabilidade nas empresas e quais são os benefícios que essa habilidade tem a oferecer, tanto aos profissionais como às organizações como um todo. Siga em frente e tenha uma ótima leitura!
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Adaptabilidade organizacional: o que é?
Resiliência, inovação, flexibilidade e capacidade de se atualizar e de acompanhar as tendências do mercado são requisitos frequentemente presentes nas descrições de vagas de emprego. Podemos resumir todas essas características em apenas uma habilidade: adaptabilidade organizacional, que, como citamos acima, consiste na capacidade de um indivíduo ou organização adaptar-se a diferentes situações.
Pensando individualmente, um funcionário demonstra adaptabilidade quando consegue instalar-se, relacionar-se bem com os colegas, dominar as ferramentas, desenvolver as suas atividades, enfim, trabalhar e conviver com tranquilidade. Isso não quer dizer que não há dificuldades e problemas no processo — eles sempre aparecem, e é normal que assim seja. No entanto, os obstáculos são superados, não sendo barreiras intransponíveis.
Por outro lado, os colaboradores com menos adaptabilidade são aqueles que se apegam mais a determinadas maneiras de executar as atividades. Quando, por algum motivo, é necessário abrir mão de modelos antigos e abraçar novos métodos, há mais resistência, medo ou dificuldade de compreensão para esses profissionais. Como o dinamismo e a mudança são as únicas constantes do mundo contemporâneo, é fato que quem desenvolve essa característica obtém destaque e sucesso!
Só as pessoas devem desenvolver a adaptabilidade?
Quando falamos em adaptabilidade organizacional, estamos falando de uma característica individual dos funcionários, mas também de um traço que pode ser estendido às empresas como um todo. Dessa forma, há organizações que apresentam mais adaptabilidade às mudanças do que outras.
Para que uma empresa seja reconhecida pela sua adaptabilidade, ela precisa atualizar-se e acompanhar o dinamismo de 3 diferentes aspectos: os avanços tecnológicos, as descobertas científicas e as mudanças no próprio comportamento humano.
1. Avanços tecnológicos
A tecnologia se desenvolve diariamente em diferentes lugares do mundo. O transporte, as comunicações, a agropecuária, a indústria, a prestação de serviços, a construção civil, enfim, todas as atividades humanas são impactadas pelos avanços tecnológicos. A forma como hoje um carro é fabricado, uma aula é dada e uma mensagem é enviada é muito diferente de como essas atividades eram executadas 30 anos atrás. Empresas que se adaptam à tecnologia saem na frente na competição.
2. Descobertas científicas
Os avanços da ciência são o que permite que a humanidade evolua. É por meio das descobertas científicas que doenças são erradicadas, que medicamentos são desenvolvidos, que dados são analisados, que produtos e serviços compatíveis com as necessidades das pessoas são produzidos e que o comportamento humano é compreendido. Diversas técnicas de pesquisas de mercado e análise de dados, fundamentais à vida das empresas, derivam do método científico.
3. Mudanças no comportamento humano
O comportamento humano é resultado de uma série de fatores: cultura, linguagem, valores, tradições, costumes, comunicação, tecnologia etc. Assim, a forma como as pessoas agem hoje em dia também sofreu modificações em relação ao passado. Muitas campanhas publicitárias de sucesso de décadas atrás hoje seriam consideradas verdadeiros absurdos, por exemplo. Além disso, uma empresa que não tenha ao menos um canal de comunicação digital hoje em dia praticamente não existe.
Com base nos 3 elementos acima, podemos compreender que não são apenas os funcionários individualmente que devem desenvolver a adaptabilidade organizacional, mas também as empresas como um todo. Algumas organizações ignoram o espírito do tempo e ficam “paradas”. Com isso, deixam de se conectar com as pessoas e perdem valiosas oportunidades de crescimento.
Por que a adaptabilidade é importante nas empresas?
Pessoas que mantêm a adaptabilidade organizacional tornam-se funcionários com a mente aberta. Assim, esses colaboradores conseguem dar respostas mais rápidas e mais coerentes às mudanças que se apresentam. Além disso, esses indivíduos conseguem acompanhar as tendências do momento, indo ao encontro do que as pessoas desejam e do que a sociedade espera.
Outro ponto que é desenvolvido com a adaptabilidade é a comunicação interpessoal. As pessoas com essa característica são mais flexíveis e, por isso, conseguem ter jogo de cintura e desenvolver uma comunicação não violenta, mesmo com colegas ou clientes que estejam apresentando alguma situação de antagonismo. Conseguem defender os seus pontos de vista mantendo a abertura ao novo e deixando os preconceitos de lado.
Em consequência de todos os itens acima, podemos compreender que a adaptabilidade organizacional torna as empresas mais competitivas, mais bem-sucedidas, mais capazes de satisfazer os seus clientes e até mesmo mais harmônicas nos seus ambientes internos.
Como desenvolver essa competência?
Uma pessoa ou empresa com elevada adaptabilidade apresenta:
- Flexibilidade ao lidar com diferentes contextos;
- Curiosidade em adquirir novos conhecimentos;
- Coragem para superar desafios e mudanças;
- Facilidade e velocidade ao superar crises, conseguindo aprender com elas.
Para que essa habilidade seja desenvolvida nas empresas, é importante defini-la como um dos seus valores institucionais, sendo explicada e exemplificada a todos os seus colaboradores, desde a sua contratação.
Além disso, é importante estimular todo o quadro de funcionários a participar de cursos e treinamentos e a acompanhar as notícias e tendências do seu respectivo setor. É importante também comunicá-los de que os erros podem ser grandes fontes de aprendizado.
Por fim, é importante incentivar as lideranças a incluírem os colaboradores nos processos de tomadas de decisão, de modo que todos possam contribuir com as suas ideias e de modo que o autoritarismo e a punição excessiva ao erro sejam evitados — já que são mecanismos que enrijecem a estrutura da empresa e prejudicam a adaptabilidade organizacional. Processos antigos e que já não surtem os efeitos esperados devem ser substituídos, sem medo da mudança.
E você, querida pessoa, consegue identificar a adaptabilidade organizacional no seu ambiente de trabalho? Como isso ocorre? O que poderia ser melhor nesse sentido? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!