O amor é um sentimento nobre e que floresce entre diferentes pessoas e de diferentes formas ao longo da vida. Ele é naturalmente positivo quando o amor sentido da pessoa A para a pessoa B é também sentido da pessoa B para a pessoa A, isto é, quando há reciprocidade.

Neste artigo, vamos compreender melhor o que é o amor recíproco, qual é a sua importância e quais são os sinais de uma relação em que não existe reciprocidade. Para saber mais sobre o tema, é só dar continuidade à leitura a seguir!

O que é amor recíproco?

O amor é um sentimento composto por diversas emoções de uma pessoa para outra: admiração, afeto, carinho, atenção, bem-querer, confiança, cumplicidade, harmonia, respeito etc. Esse sentimento pode surgir entre diferentes pessoas e de formas completamente distintas: entre pais e filhos, entre irmãos, entre namorados, entre amigos, e por aí vai.

O conceito de reciprocidade, por sua vez, consiste na correspondência e na mutualidade de sentimentos. Se você ama o seu namorado, e o seu namorado ama você, estamos diante de uma relação de amor recíproco.

Por que o amor recíproco é importante?

Em uma relação amorosa, nem sempre os envolvidos têm a mesma opinião ou as mesmas vontades no momento. Dessa forma, às vezes a pessoa A tem que ceder em favor da pessoa B, e em outras vezes é a pessoa B quem tem que ceder em favor da pessoa A.

Esse equilíbrio só existe por conta da reciprocidade. Se os dois se amam, conseguem conduzir a relação de forma harmônica. No entanto, se o relacionamento não é recíproco, apenas a pessoa A ama a pessoa B, mas a pessoa B não ama a pessoa A, ao menos não da mesma maneira. Isso gera um desequilíbrio grave, em que apenas a pessoa A cederá, mas nunca a pessoa B.

PSC

Em longo prazo, ou talvez não tão longo assim, começam a surgir os conflitos, as cobranças e um sofrimento intenso da parte de quem ama e não é correspondido. Por isso, o ideal é sempre procurar um amor recíproco. Não vale a pena dedicar-se com tanto fervor a alguém que não responde da mesma maneira aos seus sentimentos.

Como identificar um amor recíproco?

O amor recíproco pode ser difícil de explicar racionalmente, mas é fácil de perceber emocionalmente. Ele surge quando você percebe que os seus sentimentos são correspondidos pela outra pessoa. Existe uma conexão equivalente, baseada na confiança e na admiração de uma pessoa pela outra, e vice-versa. Esse amor é também mais tranquilo e harmônico, sem ser desenvolvido sobre uma relação de possessividade, ciúme, controle e agressividade.

O amor recíproco também dá sinais quando a pessoa sente que pode ser ela mesma na relação, sabendo que, mesmo tendo defeitos, o outro não deixará de amá-la por conta deles. Assim, é importante que os envolvidos em uma relação amorosa demonstrem esse amor com alguma constância, o que pode ser feito por meio de palavras e atitudes.

Quais são os sinais de que um amor não é recíproco?

Se o amor recíproco é fundamental para que a relação seja duradoura e feliz, o mesmo não ocorre quando os sentimentos não são correspondidos. Há alguns sinais que indicam que isso está ocorrendo. Conheça os principais deles na sequência.

  • Os diálogos são evitados;
  • Os encontros são desmarcados com alguma frequência, ou não transcorrem com alegria;
  • O ciúme de uma pessoa pela outra torna a relação sufocante, pois limita a liberdade do companheiro;
  • Chantagens emocionais são feitas para que a pessoa convença o companheiro sobre algo;
  • Discussões se tornam cada vez mais frequentes, muitas vezes com agressividade verbal, psicológica ou física;
  • Uma das partes não demonstra carinho ou atenção pela outra — ao menos não na mesma proporção;
  • Uma das partes ameaça encerrar a relação por motivos de pouca importância, fazendo com que a outra se sinta descartável;
  • Um dos envolvidos começa a sentir medo de expor o que sente ao outro, por receio de que a relação termine. Começa a existir um comportamento de submissão e passividade em relação à pessoa amada;
  • Apenas um dos envolvidos se esforça para que a relação tenha paixão, alegria, respeito e confiança;
  • Essa pessoa frequentemente precisa lembrar a si mesma do porquê de estar envolvida naquela relação.

O que fazer se eu estiver envolvido em um amor sem reciprocidade?

O grande problema da questão da reciprocidade é que a ausência dela nunca se revela desde o início. O começo das relações sempre parece recíproco, havendo declarações de amor e um comportamento afetuoso. Todavia, com o passar do tempo, os sinais acima começam a aparecer, dando indícios de que uma das partes está mais apaixonada do que a outra.

Se você perceber que não há reciprocidade no amor, não há o que fazer, é preciso terminar a relação (a não ser que seja um familiar, é claro). Você não pode forçar a outra pessoa a amá-la, já que ninguém manda nos sentimentos de ninguém. Por mais que no passado existam memórias felizes, com amor e união, é preciso aceitar a realidade do momento presente, que indica que a paixão terminou para a outra pessoa.

Os relacionamentos sem reciprocidade não têm futuro e só geram sofrimento aos envolvidos. Portanto, liberte-se desse cenário e abra-se para uma nova relação, em que realmente haja um amor recíproco, com compreensão, lealdade, confiança admiração, afeto, carinho, atenção e respeito. Você merece ser feliz, o que ocorre apenas ao lado de quem deseja o seu bem, tanto quanto você deseja o bem do outro.

E você, ser de luz, já se envolveu em alguma relação de amor recíproco? Já teve alguma experiência amorosa em que não houve reciprocidade? Como lidou com essa situação? Contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!