Uma das funções mais importantes da área de recursos humanos é a de recrutamento e seleção de colaboradores para as empresas. Essa etapa é importantíssima, tendo em vista que os resultados de qualquer organização são diretamente proporcionais à qualidade das pessoas que a compõem.

Dessa forma, podemos entender o processo de recrutamento e seleção como um funil metafórico, em que são atraídos diversos candidatos, mas que vão sendo eliminados pouco a pouco, até que reste apenas o futuro colaborador. Neste artigo, vamos compreender melhor o que é o funil de recrutamento, qual é a sua importância e em quais etapas está dividido. Continue a leitura e saiba mais!

O que é um funil de recrutamento e qual é a sua importância?

O funil de recrutamento é uma representação gráfica utilizada pelo departamento de recursos humanos/gestão de pessoas para organizar os seus processos de recrutamento e seleção. A metáfora do funil é bastante funcional, tendo em vista que, no topo do funil (ou seja, nas primeiras etapas), há mais candidatos, mas a quantidade de participantes do processo reduz conforme as etapas se tornam mais específicas.

Essa sistematização do processo é muito útil para que a empresa organize o processo em etapas, definindo o objetivo e as ferramentas a serem utilizadas em cada uma delas. Dessa forma, podemos dividir o funil de recrutamento em 3 momentos principais: o topo do funil, o meio do funil e o fundo do funil. Cada um desses momentos tem as suas subdivisões e características, conforme você vai conferir a seguir.

Quais são as etapas deste funil?

Confira, na sequência, um breve descritivo sobre as etapas do funil de recrutamento utilizado nas empresas.

1. Topo do funil

  • Atração

A fase de atração é aquela em que a empresa identifica as necessidades de contratação, redige um descritivo de vaga atrativo e o publica nos canais estratégicos. Esses canais podem ser da própria empresa, além de sites e redes sociais específicos para processos seletivos. É o momento de a empresa ser precisa quanto ao que busca nos futuros colaboradores, além de mostrar-se como uma organização interessante para trabalhar (processo conhecido como employer branding).

  • Triagem

Ao atrair candidatos, por meio de uma comunicação eficaz, é necessário iniciar o processo de triagem. Esse processo consiste em uma avaliação dos currículos/perfis recebidos, verificando quais deles contêm os pré-requisitos para participar do processo seletivo, eliminando os candidatos cujos perfis estejam mais distantes do que a vaga demanda. Nesse sentido, existem soluções digitais que auxiliam nessa triagem inicial, por meio do chamado “recrutamento inteligente”.

2. Meio do funil

  • Testes e dinâmicas

Após a triagem inicial, os candidatos selecionados passam para a fase de testes e dinâmicas. Os testes geralmente são atividades com perguntas e respostas que avaliam o conhecimento teórico dos candidatos. Eles também podem ser úteis para conhecer o perfil comportamental dessas pessoas e a sua compatibilidade com a cultura da organização. Já as dinâmicas usualmente consistem em atividades práticas, conduzidas em grupo para simular situações típicas do dia a dia da vaga em questão.

  • Entrevistas

Ainda no meio do funil, há mais um elemento avaliativo que complementa os testes e as dinâmicas: as entrevistas. Por meio dessas conversas, os profissionais de RH conseguem conhecer melhor os candidatos e avaliar o seu perfil comportamental. Já nas entrevistas realizadas diretamente com o gestor da área, são abordados assuntos mais específicos, como os diferenciais do candidato, as suas forças e pontos de desenvolvimento, as suas experiências prévias e as suas expectativas atuais.

3. Fundo do funil

  • Comparativo de desempenho

Por fim, depois de todos os instrumentos avaliativos citados acima, o fundo do funil é concluído com um comparativo de desempenho entre os candidatos que chegaram até aqui. Cada empresa pode ter o seu sistema de pontuações e avaliações, de modo a identificar o profissional mais apto a assumir aquela vaga. Em geral, a decisão cabe ao próprio gestor da área, mas com os aconselhamentos e observações das equipes de recursos humanos. Dessa forma, uma escolha sábia e precisa pode ser feita.

  • Contratação

Por fim, uma vez tendo sido tomada a decisão, é hora de efetivamente promover a contratação do candidato. Para isso, a empresa deve apresentar a sua proposta, regularizar a documentação e realizar o processo de onboarding — a integração do colaborador à cultura da empresa e ao time de colegas. Um período de experimentação pode ser adotado, a fim de verificar como o recém-contratado se adapta ao dia a dia da empresa, antes de contratá-lo oficialmente.

Quais benefícios são oferecidos pelo funil de recrutamento?

Agora que você já sabe o que é o funil de recrutamento e como ele funciona, conheça os benefícios oferecidos por essa ferramenta:

  • Acompanhamento da jornada de cada candidato;
  • Definição de etapas que organizam o processo;
  • Definição de métricas que avaliam o desempenho dos participantes em cada fase;
  • Decisões de contratação mais eficazes, por serem baseadas em processos com métodos e critérios técnicos específicos;
  • Aumento na retenção de talentos;
  • Melhorias na produtividade e na qualidade das atividades realizadas na empresa;
  • Maior alinhamento dos recém-contratados à cultura da empresa e aos colegas;
  • Mais agilidade e redução de custos na condução de todos esses processos, evitando contratações equivocadas e a necessidade de retrabalho;
  • Acompanhamento da eficácia de cada etapa, permitindo que a empresa promova melhorias contínuas nos seus processos seletivos.

O funil de recrutamento, em conclusão, é uma ferramenta essencialmente de organização e avaliação. Ele organiza o processo seletivo em etapas bem divididas, ao mesmo tempo em que permite que os profissionais de RH avaliem os candidatos e verifiquem, passo a passo, quais deles podem seguir na próxima etapa e quais devem ser desclassificados por não estarem adequados às exigências da vaga e da empresa.

E você, querida pessoa, como avalia os processos seletivos da sua empresa? Há um funil de recrutamento que os norteie? Contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!