A liderança tem um papel significativo nos resultados de uma empresa! | pressmaster

Ser líder é ter a habilidade de gerenciar pessoas e equipes que possuem características e personalidades distintas e fazê-los alcançar um objetivo comum de sucesso. Um bom líder sabe prever situações e consegue analisar problemas de maneira a conduzir seus colaboradores à resolução deles. A comunicação clara e a confiança da equipe são fundamentais para um bom relacionamento entre um líder e seus colaboradores.

Ser líder é diferente de ser chefe. A palavra “chefe” muitas vezes vem impregnada de uma ideia de autoritarismo e de uma hierarquia de ordens e comandos que não podem ser contestadas pelos subordinados. Chefes muitas vezes se colocam acima da equipe e não como parte integrante desta. Essa figura, mais temida do que respeitada, deve ser abandonada por quem quer ser um bom líder.

É bom lembrar que líderes podem ser chefes, mas chefes nunca poderão ser líderes no sentido de que um chefe, por cargo ou por propriedade da empresa, que se comporta como um líder conseguirá muitos resultados efetivos para o desenvolvimento de uma empresa, mas líderes não são somente as pessoas que ocupam cargos de chefia e nunca será de interesse de um líder se comportar de maneira impositiva e arrogante, pois esses comportamentos ferem seus objetivos.

Mas, então, o que é ser um líder e quais são seus objetivos?

Líder é aquele que inspira a equipe. É aquele que conduz com serenidade e segurança. Um líder precisa ter muita experiência na sua área de atuação para conseguir desempenhar suas tarefas de maneira muito qualificada e auxiliar seus colaboradores na busca do sucesso comum.

Um líder deve ter por motivação e objetivo algumas atitudes como: trazer incentivo e segurança para a equipe, tomar boas decisões levando em consideração o conhecimento específico de cada integrante, conhecer os talentos de cada colaborador e estimulá-los, comunicar bem suas expectativas, desafiar e estimular a equipe, dar bons exemplos, recompensar bons resultados, criar um ambiente de trabalho agradável e positivo, saber se relacionar bem e ter consciência de sua influência e responsabilidade que vem junto com sua posição.

Num mundo em que funcionários e colaborados se tornam cada vez mais capacitados não faz mais sentido a postura antiga de imposição e arrogância. Um bom líder vai saber resolver conflitos internos da equipe de maneira sensata e racional. Também saberá agir de maneira profissional em casos de demissões ou perdas. Ele é, portanto, alguém que agrega valores humanos às relações profissionais e sabe que cada integrante da sua equipe é peça fundamental para o sucesso.

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