O sonho de todo empreendedor é ver a sua empresa crescendo, alcançando novos consumidores, diversificando os seus produtos e serviços, vencendo a concorrência, liderando o seu segmento de mercado e satisfazendo as pessoas com uma qualidade inquestionável. Esse é o propósito de vida de uma scale up.

Mas o que exatamente é uma empresa scale up? Quais são as suas características? O que difere esse modelo das já conhecidas start ups? Por que esse novo modelo de negócios promete impactar o futuro do empreendedorismo? Neste artigo, você vai conferir as respostas. Saiba tudo sobre o conceito de scale up a seguir. Boa leitura!

Empresa scale up: o que é?

Scale up é um termo que vem do inglês, utilizado para se referir às empresas que conseguem alcançar vários períodos de crescimento expressivo e escalonável.

A primeira utilização desse termo é atribuída à empresária canadense Sherry Coutu, que define uma empresa scale up como uma “companhia com média de crescimento em geração de empregos (ou em lucro) maior do que 20% ao ano, ao longo de um período de 3 anos, e com 10 funcionários ou mais no início do período de observação”.

A definição é bastante complexa, mas, no dia a dia, fica mais fácil entender o que é uma scale up. Trata-se de uma empresa que já tem um modelo de negócio definido, com um produto ou serviço validado pelo mercado e com capacidade de crescer em escala, isto é, de impulsionar as suas vendas em um ritmo veloz.

Um negócio escalonável frequentemente está associado à área da tecnologia, pois são as inovações nesse setor que mais contribuem para que as empresas cresçam tanto. Contudo, essa não é uma obrigatoriedade. As scale ups podem estar presentes em diferentes segmentos de mercado.

O que diferencia uma scale up de uma start up?

PSC

Ao ler as definições acima, você pode ter associado o conceito de scale up ao de start up. Aliás, até o nome é parecido. A agilidade, o foco em resultados e a abertura à inovação são traços que de fato unem esses dois estilos de empresa. É comum que uma empresa comece como start up e se torne uma scale up. Mas qual exatamente é a diferença entre os dois modelos?

As start ups são empresas de operações enxutas e ainda no início das suas operações. Elas têm a inovação e a experimentação no seu DNA. São organizações que acabaram de detectar um problema na sociedade e que, com o auxilio da tecnologia, estão desenvolvendo soluções. Os times são pequenos, e é comum que os colaboradores, inclusive os donos, acumulem funções. O começo do negócio é marcado por baixo capital e baixos custos.

As scale ups, por sua vez, já têm um produto ou serviço validado pelo mercado, com vendas em crescimento. O negócio é escalonável, ou seja, há um aumento na receita das vendas, sem necessariamente haver um aumento nos custos nessa proporção. A cultura organizacional já está estabelecida, havendo uma estrutura e departamentos mais definidos, com funções e processos específicos. Soma-se a essas características a definição concedida por Coutu.

Quais são os passos para transformar uma empresa em scale up?

Qualquer empresa pode se tornar uma scale up, desde que encontre um meio de crescer de forma escalonável para gerar lucros cada vez mais expressivos. Isso pode ocorrer em organizações de qualquer porte ou segmento. Confira como isso é possível a partir dos 5 passos a seguir.

  1. Defina um produto validado pelo mercado: a scale up depende de um negócio sólido, com um produto ou serviço já validado pelo mercado, havendo demanda para ele;
  2. Verifique se o momento é adequado: escalonar uma empresa significa mobilizar recursos humanos, financeiros, de tempo e de tecnologia para aumentar a sua produtividade. Verifique se a empresa já é madura o bastante para executar esse movimento;
  3. Busque investidores: parceiros financeiros são importantes para auxiliar nesse momento de expansão. Empresas já consolidadas e investidores-anjo podem ajudar nesse sentido;
  4. Mantenha a empresa em funcionamento: não é porque você pretende aumentar as capacidades da organização que ela deve parar de funcionar nas capacidades que ela já conquistou. Não perca os clientes atuais durante a sua expansão;
  5. Determine objetivos com sabedoria: siga a metodologia SMART para definir os seus objetivos de expansão e contrate profissionais capacitados para alcançar essas metas.

Quais são as vantagens que esse modelo de negócios promete para o futuro?

As scale ups são empresas com modelos de negócios que têm tudo para prosperar nos próximos anos. A facilidade de obter investimentos, as ferramentas de gestão mais acessíveis e a procura por soluções cada vez mais ágeis fazem com que toda empresa possa e deva buscar o escalonamento das suas capacidades produtivas.

Esse modelo é flexível, podendo adaptar-se a diferentes segmentos de negócios e circunstâncias do mercado. Como se sabe, o dinamismo de praticamente todas as áreas empresariais tem se tornado cada vez mais intenso, de modo que ser flexível tornou-se condição imprescindível para que as empresas mantenham-se atualizadas e capazes de crescer, mesmo em meio a tantas mudanças.

Os investidores e as empresas aceleradoras de investimento, portanto, são os grandes aliados do modelo, capazes de transformar os empreendedores iniciantes de hoje nos proprietários de scale ups de sucesso de amanhã. Para obter esses investimentos, porém, é importante ter uma boa ideia e conhecimentos sólidos acerca do mercado em que se pretende entrar.

Como você pode notar, as scale ups são empresas com capacidade de escalonar o seu crescimento, o que deve manter-se de forma constante para a organização tornar-se mais sólida e confiável. O desafio das scale ups é conquistar o apoio de parceiros e investidores que potencializem esse crescimento por meio da tecnologia. Flexível, esse modelo tem tudo para crescer nos próximos anos.

E você, querida pessoa, conhece alguma scale up? O que pensa sobre esse modelo de negócios? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!