Todo indivíduo e toda organização precisam desenvolver diferentes competências para que sejam bem-sucedidos. Competências são conhecimentos, qualidades, atitudes e tecnologias que, combinadas, fortalecem a competitividade e facilitam o alcance de objetivos.

Quando falamos em competências organizacionais, falamos especificamente nas competências desenvolvidas pelos indivíduos que compõem uma organização. O somatório das qualidades de todas essas pessoas e do trabalho que executam ali fortalece a imagem da empresa e garante a ela não apenas a sobrevivência, como também a chance de prosperar.

Em uma organização, as competências podem ser classificadas em competências básicas e competências essenciais. Neste artigo, você vai aprender a importância de cada tipo, bem como o que os difere. Para saber mais sobre o assunto, continue a leitura a seguir!

O que são competências básicas?

As competências básicas são todas as qualidades e atitudes que contribuem para a sobrevivência da organização. Elas são indispensáveis para que a empresa seja administrada de forma eficaz. São propriedades que não garantem nenhum diferencial competitivo, mas que são aspectos primordiais para manter a instituição ativa e saudável no mercado.

Exemplos de competências básicas nas organizações:

  • Precificação de produtos e serviços compatível com o mercado;
  • Atendimento ao cliente executado por sistemas eficazes;
  • Seleção estratégica na abrangência geográfica da empresa;
  • Colaboradores contratados por qualificação e por funções compatíveis com as necessidades da organização;

O que são competências essenciais?

Ao contrário das básicas, as competências essenciais, sim, consistem nos diferenciais competitivos de uma organização no seu segmento de atuação. Em outras palavras, são as propriedades que criam vantagem em relação à concorrência e que ajudam a empresa a assumir a liderança do setor em que está inserida. Essas qualidades podem conferir notoriedade, fama, pioneirismo e exclusividade.

Quando falamos em uma competência essencial, estamos falando em determinadas características das organizações que agregam valor às suas marcas e que são difíceis de ser imitadas por outras instituições. Elas beneficiam a empresa tanto internamente como no valor percebido pelo seu consumidor (oferta de benefícios).

Essas competências estão relacionadas ao desenvolvimento de diversas habilidades e tecnologias e são resultado do conhecimento coletivo, ou seja, do somatório de saberes, sistemas e experiências de todos os indivíduos que fazem parte da empresa. Podem surgir em qualquer área da organização e são consideradas os fatores-chave do sucesso em um determinado setor.

Exemplos de competências essenciais:

  • Estímulo à criatividade e à inovação na vida corporativa;
  • Reconhecimento e recompensa dos bons desempenhos dos colaboradores;
  • Capacitação contínua dos colaboradores, promovendo crescimento individual e coletivo;
  • Investimentos em tecnologias que melhoram a produtividade;

De que maneiras as competências essenciais podem ser classificadas?

Conforme citamos acima, as competências essenciais podem surgir em qualquer área da organização. Elas podem ser classificadas da seguinte forma:

  • Competências sobre processos: dizem respeito aos sistemas e métodos por meio dos quais as atividades são feitas na organização;
  • Competências técnicas: referem-se aos conhecimentos específicos de cada colaborador, aplicados às suas respectivas funções;
  • Competências sobre a organização: consistem na organização geral dos fluxos de trabalho;
  • Competências de serviço: são as competências diretamente associadas ao impacto dos produtos e/ou serviços sobre o consumidor final;
  • Competências sociais: dizem respeito ao comportamento das pessoas, incluindo aspectos como autonomia, comunicação clara, organização e responsabilidade.

Quais são as características das competências essenciais?

Os autores especialistas no estudo das competências essenciais definem que há 4 características principais comuns a essas qualidades nas organizações. São elas:

1. Abrangência corporativa

As competências essenciais obrigatoriamente beneficiam a organização como um todo. Assim, elas não podem ser exclusividade de um colaborador ou de um departamento. Para ser considerada uma competência essencial, deve-se compreender de forma clara como essa característica envolve e beneficia a empresa de maneira geral.

2. Estabilidade no tempo

Uma competência essencial não consiste em um “lampejo” ou insight de momento. Ela deve ter uma duração consistente, que de fato permita tornar-se uma característica daquela organização. Os produtos podem ser passageiros, pois expressam em um dado momento as competências da organização. Contudo, as competências em si têm um caráter mais permanente.

3. Aprendizagem ao fazer

É claro que os estudos e a teoria podem e frequentemente embasam as competências essenciais. Contudo, é na prática que elas efetivamente se desenvolvem, são aperfeiçoadas e beneficiam a empresa. É no dia a dia de trabalho que essas competências se fortalecem, tornando-se verdadeiros diferenciais em relação aos concorrentes da empresa.

4. Status competitivo

Por fim, a característica que talvez seja a mais marcante das competências essenciais é justamente a de diferenciar uma empresa das demais do seu segmento. São valores exclusivos — que só a empresa tem ou em que é superior a todos os concorrentes. Sem que essas competências sejam adequadamente desenvolvidas, os produtos e os serviços não conseguem se diferenciar na percepção de valor do consumidor.

Outras características

As competências essenciais, portanto, são as características que geram diferenciação de uma empresa em relação às outras, conquistando de vez o coração e a mente do consumidor. Além das características já citadas, outros traços típicos dessas competências consistem em:

  • Garantir a sobrevivência da empresa em curto, médio e longo prazo;
  • Ser difíceis de ser imitadas;
  • Ser únicas na corporação;
  • Consistir em conjuntos de habilidades, conhecimentos, experiências e atitudes;
  • Superar as habilidades individuais;
  • Auxiliar no desenvolvimento dos produtos finais;
  • Possibilitar o desenvolvimento da visão estratégica da organização;
  • Facilitar as tomadas de decisão na empresa;
  • Ser raras em termos de quantidade, porém altamente valorizadas qualitativamente no mercado.

As competências essenciais, portanto, são as características que tornam uma empresa competitiva e capaz de superar os concorrentes em determinados aspectos. Como a competitividade é um traço marcante de qualquer segmento de mercado na atualidade, é importante compreendê-las e desenvolvê-las continuamente para que cada organização alcance o sucesso almejado.

E você, querida pessoa, consegue identificar as competências essenciais da empresa em que trabalha? Quais são elas? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!