Você sabe o que é gerenciar? Segundo a definição do dicionário, o termo significa: organizar, planejar e executar atividades que facilitem o processo de trabalho. Este ato é realizado por um administrador, gerente ou líder e consiste na gestão de processos e de pessoas.
Na prática, o gerente tem a responsabilidade de:
- Elaborar planejamentos estratégicos de alta complexidade considerando os recursos humanos e financeiros, prazo e outros elementos inerentes à cada segmento;
- Tomar as decisões mais importantes estando sob pressão ou não;
- Delegar as tarefas para o time;
- Filtrar demandas que venham de outras áreas para que estas não atrapalhem o objetivo geral da empresa;
- Acompanhar a execução de atividades,
- Cuidar para que seus colaboradores atendam as demandas de modo correto;
- Zelar pelo bem-estar físicos e mental dos funcionários;
- Liderar as pessoas desenvolvimento um conjunto específico de habilidades e competências que ajudem o crescimento profissional individual e o os resultados das empresas.
Ufa! Como você pode perceber, o trabalho de um gerente não é fácil. Por isso, se você está se tornando um ou se pretende é importante que você se prepare tanto no quesito técnico, quanto emocional. Para te ajudar, separamos algumas dicas. É só continuar lendo para conferir!
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10 dicas para ser um gerente de sucesso
Além das responsabilidades já mencionadas, em sua própria carreira é importante que o gerente saiba o que administrar para conquistar a alta performance em sua atuação, tanto no que tange à gestão de processos quanto a de pessoas. Continue lendo e conheça algumas das competências necessárias para conquistar o sucesso na gerência! Confira quais são as 10 principais:
1. Faça uma comunicação assertiva
A atuação estratégica precisa ter uma comunicação clara e aberta, que lhe permita explicar as demandas e delegar as tarefas com assertividade, motivar sua equipe constantemente e tomar decisões congruentes e que impactem positivamente.
2. Sustenta bons relacionamentos interpessoais
Construir bons relacionamentos, ter atitudes positivas e coibir comportamentos negativos no que tange a sua relação e a relação entre os colaboradores são elementos essenciais do dia a dia de um gerente. Esta proximidade traz mais confiança à equipe que, tendo o líder mais sensível a assuntos que os sensibiliza, sabe que pode contar com ele sempre que precisar. Além disso, o gerente também deve ter um bom relacionamento com líderes de outras áreas da empresa.
3. Estude constantemente
Se você quer ser gerente ou pretende se tornar um profissional melhor, não importa qual seja o cargo, invista sempre na sua evolução contínua. Isso pode ser alcançado por meio de treinamentos, cursos, especializações, workshops, livros, palestras, leitura de portais de notícias, leitura de sites do segmento, compartilhamento de conhecimento com outros profissionais da área e muito mais. Tudo isso contribui para o aprimoramento da sua atuação profissional como gerente e que te ajuda a desenvolver competências técnicas e comportamentais necessárias.
4. Identifique e elimine seus gaps
Conheça seus pontos técnicos fracos e os aspectos emocionais que precisam progredir positivamente para ser um gerente ainda melhor. Para isso, é importante que você desenvolva uma autocrítica que te permita compreender suas limitações e orientar suas ações para que estas não se tornem pontos sabotadores do seu cotidiano.
5. Crie um processo de feedback
A cada seis meses ou sempre que considerar necessário, faça uma avaliação 360° com todos que você trabalha. Peça que os seus liderados, os pares e os superiores avaliem sua gestão em diversos âmbitos. Todos os retornos, sejam positivos ou negativos, devem ser usados por você como forma de crescimento profissional técnico e emocional. Aproveite para estabelecer o processo para todos os seus liderados. As críticas construtivas vão melhorar o trabalho deles também, o que só traz consequências boas para você.
6. Tenha metas e objetivos claros
Isso é importante para continuar crescendo e para manter sua motivação no trabalho. Defina suas metas pessoais na empresa e também o que objetiva para sua equipe, porém, seja exato, específico e realista. Trabalhe com o tangível e não com o impossível.
7. Dê bons exemplos
Como líder você sempre será uma referência para o grupo. Por isso, esteja atento aos seus comportamentos e seja um bom exemplo para a equipe, respeite os horários, as pessoas, os prazos, os processos e demonstre, na prática, como agir de modo honesto e empático. Outras características como o bom humor, a educação e a cordialidade são essenciais para profissionais nesse tipo de posição.
8. Exerça comprometimento
Tenha compromisso com os resultados, evite desviar-se de suas metas, mantenha o foco e comprometa-se com seu desenvolvimento e também com o crescimento dos seus colaboradores. Cada passo que der adiante leve junto sua equipe. Gerente que é gerente cresce junto, nunca sozinho!
9. Tenha uma visão sistêmica
Procure desenvolver uma visão sistêmica das pessoas e dos processos e esteja sempre presente. Lembre-se de que também é muito importante investir no desenvolvimento da sua inteligência emocional, na resiliência, na habilidade de lidar com momentos de crise e de resolver conflitos.
10. Reconheça talentos
Não adianta ser líder e ter medo de alguém “querer pegar o seu lugar a toda hora”. Uma boa liderança promove o desenvolvimento técnico e emocional de cada um do time, assim como celebra quando alguém é promovido por méritos próprios.
Se você quiser complementar a lista acima com mais alguma recomendação é só escrever nos comentários!
Todos esses conselhos que te passei aqui não são fáceis de serem seguidos, porém, com muita dedicação, é possível entrar em sintonia com cada um deles. O coaching Leader Coach Training (LCT) é um método que pode ajudar fortemente no despertar das suas habilidades e competências técnicas e emocionais para ser um bom líder. O curso ensina muito mais do que apenas as melhores práticas para liderar uma equipe. Ele promove uma transformação positiva dentro de você, que pode gerar bons frutos tanto no lado profissional quanto pessoal.
Agora que você já tem todo esse conhecimento em mãos é hora de começar a executar! Compartilhe esse artigo com os seus amigos que estão se tornando gerentes. Quem sabe você não os ajuda na preparação.
Boa sorte e até a próxima!
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