Você já ouviu falar em arquétipos junguianos? Os arquétipos são personagens que representam determinadas características da humanidade, como “o sábio”, “o mago” e “o amante”. Esses personagens são construções do inconsciente coletivo, ou seja, são representações de características típicas, que foram identificadas na humanidade, gerações após gerações.

O psiquiatra e psicoterapeuta suíço Carl Jung foi o responsável por fazer a identificação e a definição desses arquétipos, chegando a um total de 12 — daí o nome “arquétipos junguianos”. É comum que as pessoas se identifiquem, de alguma maneira, com ao menos um desses 12 arquétipos.

Quem é o amante?

O amante é um dos arquétipos junguianos que mais atraem o interesse das pessoas. Essencialmente emocional e intenso, esse arquétipo representa as pessoas que têm por objetivo relacionar-se de forma significativa com outras pessoas. Aqui, estamos falando não apenas do relacionamento amoroso, mas também da amizade, do apego à família, dos colegas de trabalho, e por aí vai.

São indivíduos que valorizam a intimidade, a paixão, a gratidão e o compromisso. Por isso, fazem de tudo para serem sedutores, física e emocionalmente. A sua fraqueza é a necessidade excessiva de agradar ao outro, com medo de ficar sozinho, o que pode provocar a perda da própria identidade.

Quais são as principais características desse arquétipo?

Confira, a seguir, as 7 principais características do arquétipo amante.

1. Vaidade e sensualidade

As pessoas que se identificam com o arquétipo junguiano do amante gostam de estar cercadas de pessoas. Para alcançarem esse objetivo, tornam-se vaidosas e sensuais. Por isso, estão sempre atentas à forma física, à beleza do rosto, às roupas, à maquiagem etc. Apreciam a arte e tudo aquilo que é essencialmente belo.

PSC

Utilizam-se da sua sensualidade característica para seduzir a todos à sua volta e, com isso, alcançar os seus objetivos. No entanto, não fazem isso apenas como um meio para atingir um fim. De fato, são pessoas apaixonadas, que necessitam da aprovação e da companhia do outro — amigos, namorados, familiares, colegas de trabalho, chefes, vizinhos etc.

2.Valorização dos diferentes tipos de amor

Quando pensamos na palavra “amante”, imediatamente pensamos na sensualidade voltada ao romance. No entanto, o amante é um arquétipo que vivencia intensamente todas as formas de amor: o amor de irmãos, o amor de pais e filhos, o amor entre amigos, o amor entre colegas de profissão, o amor entre os membros de uma comunidade, e por aí vai.

O amante tem uma necessidade de pertencimento, ou seja, de pertencer a diferentes grupos e de ser aceito pelo outro. Por isso, nesse caso, não falamos apenas do amor romântico, mas das relações humanas de maneira geral.

3. Dificuldade de ficar sozinho

A pior coisa que pode acontecer com o arquétipo do amante é ficar sozinho. Esse tipo de ser humano é particularmente extrovertido, o que significa que ele necessita da presença de outros indivíduos para renovar as suas energias.

Além disso, esse tipo de pessoa é muito emotivo, sempre necessitando da companhia de alguém com quem possa expressar os seus sentimentos e compartilhar os seus momentos, sejam bons, sejam ruins. Assim, a solidão é o calcanhar de Aquiles desse arquétipo, que perde a motivação quando se sente excluído.

4. Exploração dos 5 sentidos

Para atrair a atenção das pessoas e criar com elas um vínculo mais intenso, o amante faz uso dos 5 sentidos. É como se ele dominasse todas as linguagens do amor para mostrar-se como uma pessoa interessante.

Assim, as pessoas com esse arquétipo forte dentro de si tendem a seduzir por meio do olhar, das expressões faciais, da linguagem corporal, da voz, das palavras, do contato, do perfume, das mensagens escritas, da música, da dança e das atitudes em geral. Todos os órgãos dos sentidos são estimulados para que essa pessoa se sinta querida, desejada e pertencente.

5. Sedução de diferentes formas

O amante é um sedutor nato. Conforme já citamos, ele atrai as pessoas ao seu redor por meio da vaidade e da beleza física, cuidando do rosto, do corpo, do vestuário, enfim da sua apresentação de maneira geral.

Essa imagem pode parecer superficial à primeira vista, mas isso não se aplica ao amante. Esse arquétipo também seduz por outros meios, como a inteligência, a simpatia, a empatia, a solidariedade, a amizade, enfim, os meios de demonstrar o seu valor e conquistar a admiração do outro — mesmo nos menores gestos do dia a dia.

6. Criação de conexões profundas

Uma característica típica do amante é a vontade de se conectar com as pessoas. No entanto, essa conexão não se dá em um nível superficial. Em cada contato, esse arquétipo deseja se abrir, mostrar quem é e criar vínculos mais profundos, ou seja, conexões repletas de significado.

Por isso, toda a sedução do amante não será útil para ele se só conseguir obter conversas superficiais e de pouca importância. O que ele realmente busca é uma conexão emocional, intelectual, espiritual e, em alguns casos, física. Trata-se de um arquétipo intenso, que se entrega a cada relação construída.

7. Vontade excessiva de agradar ao outro

Ser inteligente, bonito, comunicativo e simpático fatalmente torna o amante atraente. Contudo, a fraqueza desse arquétipo é justamente essa vontade excessiva de agradar ao outro. Quando em desequilíbrio, essa característica pode se tornar uma verdadeira submissão, em que o indivíduo faz tudo o que o outro quer — namorado, amigo, colega de trabalho, familiar etc.

O medo de perder essas pessoas é tão grande que essa pessoa pode fazer até mesmo o que não quer apenas para satisfazer o outro. Dessa forma, esse arquétipo deve ficar atento para não anular a si mesmo e perder a própria identidade.

Apaixonado, intenso, emotivo e sedutor: esse é o perfil do amante, um dos mais interessantes dos 12 arquétipos de Jung. Com todas essas características, ele procura estar sempre cercado de pessoas e construir com elas relações profundas. Contudo, o amante não pode anular a si mesmo nesse processo.

E você, querida pessoa, se identificou de alguma maneira com esse arquétipo? Por quê? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!