As emoções fazem parte da vida. Elas são reações bioquímicas importantes para que possamos compreender os acontecimentos, de modo a buscar o que nos faz bem e a evitar o que nos faz mal. Portanto, o controle emocional é um dos pilares da saúde mental.

Neste artigo, vamos compreender melhor o que é o controle emocional, por que ele é tão importante e quais são os sinais de que você é uma pessoa com essa característica bem desenvolvida. Ficou curioso? Então, continue a leitura e saiba mais!

O que é controle emocional? Por que ele é importante?

O controle emocional é a capacidade de identificar as emoções que surgem, nomeá-las e administrar a sua intensidade. Isso nos permite lidar com elas de forma construtiva, evitando ações impulsivas que geram consequências negativas. Esse processo é essencial e benéfico ao alcance das nossas metas e à condução de boas relações interpessoais. Confira alguns dos principais motivos para desenvolver essa característica:

  • Bem-estar mental: o controle das emoções favorece um estado de equilíbrio, com redução do estresse, da ansiedade e do risco de depressão.
  • Melhores relacionamentos interpessoais: esse controle permite que as pessoas se comuniquem de maneira mais eficaz, resolvendo e prevenindo os conflitos com mais facilidade.
  • Melhores tomadas de decisão: a administração das próprias emoções permite que elas trabalhem em equilíbrio com o pensamento racional, favorecendo decisões mais sábias.
  • Melhor desempenho profissional: esse controle também nos ajuda a lidar melhor com as adversidades do trabalho e a conviver melhor com clientes, colegas e chefes.
  • Resiliência: o controle emocional nos torna mais resilientes, pois nos ajuda a compreender que emoções são estados passageiros, o que nos dá mais serenidade e adaptabilidade para superar os momentos difíceis.

Quais são os sinais de que alguém tem controle emocional?

Há alguns fatores que indicam que uma pessoa tem controle emocional. Confira-os na sequência.

  • Capacidade de reconhecer e nomear emoções

Algumas pessoas têm dificuldade até mesmo em perceber qual é o sentimento do momento. As emoções humanas são muito diversas. Por isso, preste atenção àquilo que você está sentindo. Identificar e nomear as emoções nos ajuda a lidar com elas e até a explicar às outras pessoas o que se passa conosco. Assim, procure reconhecer se a emoção sentida é alegria, tristeza, raiva, ciúme, culpa, medo, ansiedade etc. Lembre-se de que tudo isso faz parte da experiência humana e não há por que se envergonhar.

  • Tolerância à frustração

A frustração é uma reação que ocorre com qualquer pessoa quando identifica que algum dos seus objetivos não foi alcançado ou que o que foi planejado se desenrolou de uma maneira diferente. É claro que isso gera uma sensação de decepção, mas o controle emocional nos ajuda a aceitarmos a realidade que se apresenta e a nos adaptarmos a ela de uma forma mais construtiva. Não adianta negar os problemas ou reagir com impulsividade. É preciso manter a calma.

  • Resiliência

PSC

Bastante relacionada à tolerância à frustração, a resiliência é a nossa capacidade de seguir em frente depois de um momento de adversidade. Ser resiliente é entender que pensamentos, emoções e acontecimentos são temporários, pois nada na vida é eterno. Em vez de deixar-se abater por esses fatos, é preciso reunir forças para resolver os problemas e adaptar-se aos novos cenários. Isso ameniza o estresse e nos torna mais flexíveis frente aos problemas da vida.

  • Comunicação eficaz

Quando estamos sob o efeito de fortes emoções, principalmente sem compreender ao certo o que elas significam, há uma tendência de nos expressarmos de forma confusa, agressiva ou pouco clara. As pessoas com controle emocional, contudo, são capazes de pensar de forma mais racional e expressar aquilo que pensam com mais clareza e objetividade. Elas conseguem ser mais respeitosas, serenas e coerentes quando falam ou escrevem, sem permitir que as emoções as dominem nas situações.

  • Empatia

A empatia é a capacidade de compreender o ponto de vista do outro, o que nos torna mais solidários e flexíveis. Quando desenvolvemos o controle emocional, conseguimos identificar e lidar não apenas com as nossas próprias emoções, mas também com as emoções do outro. Isso faz com que as nossas relações sejam mais harmônicas, pois freia os nossos impulsos egoístas. Portanto, conhecer as emoções nos ajuda a administrá-las e a lidar com os sentimentos de quem convive conosco.

  • Capacidade de adiar a gratificação

Quando uma pessoa tem um sonho, um objetivo ou um desejo, ela pode querer que tudo isso se concretize imediatamente. Infelizmente, porém, a vida não é assim imediata. As melhores coisas da vida levam tempo para que se tornem realidade. Assim, as pessoas com um bom controle emocional demonstram melhor capacidade de esperar pelas coisas boas. Elas são menos imediatistas, isto é, conseguem resistir a prazeres momentâneos em prol de objetivos em longo prazo.

  • Controle da impulsividade

Os circuitos das emoções no nosso cérebro são muito rápidos. É por isso que, quando estamos sob fortes emoções, podemos tomar atitudes impulsivas, que geram arrependimentos mais tarde. Nas pessoas com controle emocional, todavia, essas reações são mais facilmente controláveis, pois o pensamento racional ganha força. Dessa forma, mesmo em situações que são tipicamente carregadas por emoções intensas, o desenvolvimento desse controle nos torna mais serenos e racionais.

  • Aceitação de feedbacks

Na vida, é comum recebermos feedbacks de muitas pessoas: chefes, colegas de trabalho, clientes, professores, amigos e até familiares. Ninguém é obrigado a aceitar um feedback desrespeitoso e não construtivo, mas, às vezes, é bom escutar o que o outro tem a nos dizer — desde que haja o real propósito de nos ajudar. O controle emocional nos ajuda a processar e a lidar melhor com os feedbacks negativos, sem reações defensivas. Isso pode nos ajudar no processo de crescimento pessoal e profissional.

Os sinais acima são alguns exemplos típicos de pessoas com elevado controle emocional. É claro que não é fácil desenvolver essa característica, de modo que, nos momentos de maior adversidade, você pode recorrer ao auxílio de psicólogos. É a prática que nos leva ao domínio das emoções, mas tenha em mente que ninguém é perfeito, ok?

E você, querida pessoa, tem controle emocional? O que tem feito para desenvolver essa característica? Contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!