Você já percebeu que a maioria das pessoas parece ter uma visão negativa acerca do trabalho? A segunda-feira parece uma verdadeira tortura para muita gente. Mas nem todo mundo é assim. Algumas organizações conseguem oferecer o que tem sido conhecido como “experiência positiva de trabalho”.
Quando isso é possível, os colaboradores da organização desenvolvem um olhar mais otimista para a vida profissional, o que eleva a sua motivação e a qualidade do seu trabalho. Nesse sentido, o design 4D é uma ferramenta muito útil para auxiliar as organizações a oferecer esse tipo de experiência.
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O que é uma experiência positiva de trabalho?
Na gestão de pessoas, a experiência positiva de trabalho consiste no conjunto de ações que uma organização adota para que a percepção dos seus colaboradores acerca do ambiente e das atividades nele desenvolvidas seja mais positiva. Dessa forma, a organização, o planejamento, a liderança eficaz, a infraestrutura adequada e todas as ações que estimulam a qualidade de vida e o bem-estar no trabalho são iniciativas dessa experiência positiva.
Nesse sentido, desbloquear o potencial máximo de desempenho de cada colaborador exige redesenhar a experiência profissional que a empresa oferece. Em outras palavras, é preciso verificar se os processos internos da organização têm sido vistos de forma satisfatória pelo seu quadro de funcionários: contratação, integração, delegação de demandas, comunicação interna, relacionamento interpessoal, infraestrutura, lideranças, avaliação de desempenho, feedback, remuneração, possibilidades de crescimento etc.
O que é o plano de ação “design 4D”?
O plano de ação “design 4D” é uma ferramenta muito útil para que as organizações possam avaliar a si mesmas em cada um dos seus processos internos. Isso permite fazer um levantamento acerca do grau de satisfação dos colaboradores com cada quesito avaliado e adotar as mudanças necessárias para melhorar a experiência de trabalho no ambiente.
Esse plano de ação é composto por 4 etapas: descobrir, definir, desenvolver e devolver — daí o nome “design 4D”. Na sequência, vamos conhecer melhor o que é levado em consideração em cada uma dessas etapas.
1. Descobrir
A fase de descobrir consiste em conduzir pesquisas internas para verificar qual é o grau de satisfação dos colaboradores da organização. É o caso das pesquisas de clima, que permitem descobrir como está sendo a experiência de trabalho do colaborador. Essa pesquisa deve permitir o levantamento dos pontos positivos, a serem mantidos, bem como dos pontos críticos, a serem corrigidos.
Diante disso, é necessário avaliar o ambiente em seus aspectos objetivos (estrutura) e subjetivos (percepção do clima). Também é preciso considerar a comunicação nas relações horizontais (com os colegas), as relações verticais (com as lideranças), os acordos, a remuneração, os benefícios, os sentimentos despertados no ambiente e tudo o mais que puder ser acrescentado, no que se refere à satisfação profissional.
2. Definir
A segunda etapa consiste em definir um plano de ação. Esse plano é resultado da análise feita a partir dos resultados obtidos com a pesquisa da etapa anterior. A coleta dos dados e a interpretação dos resultados permitem que seja feito um diagnóstico do quadro atual da empresa no que se refere à satisfação dos colaboradores. Por isso, é preciso verificar os aspectos que geram satisfação e os que geram insatisfação.
A partir disso, é necessário definir o que pode e deve ser feito para aumentar o grau de satisfação dos profissionais em cada quesito avaliado: na estrutura da empresa, no clima do ambiente, nas relações entre os colegas, nas relações com as lideranças, no cumprimento dos acordos, na remuneração, nos benefícios, nos sentimentos dos colaboradores etc. Sem esse plano de ação, não haverá mudança ou evolução.
3. Desenvolver
A terceira etapa refere-se ao ato de colocar em prática o plano de ação desenvolvido na fase anterior. Trata-se de aplicar o plano com as alterações sugeridas e monitorar continuamente os resultados obtidos. Se houver itens a serem corrigidos ou aperfeiçoados, esse é o momento. É a hora de testar as soluções levantadas para verificar quais delas surtem os melhores efeitos na satisfação dos colaboradores.
Desenvolver o plano de ação envolve mobilizar as pessoas envolvidas em cada iniciativa, definir os resultados esperados, determinar um prazo para que isso ocorra e estabelecer como cada processo será avaliado. As empresas costumam adotar essas mudanças em benefício do colaborador e, posteriormente, conduzem uma nova pesquisa para verificar se houve um aumento na satisfação dos funcionários.
4. Devolver
A última etapa consiste em comunicar a toda a empresa os resultados obtidos pelas mudanças promovidas. Geralmente, os resultados negativos são comunicados apenas para as lideranças, promovendo correções e substituições nas estratégias adotadas, até que resultados favoráveis sejam obtidos. No caso dos resultados positivos, é mais comum que sejam apresentados também aos colaboradores, para motivação e conhecimento de todos.
O ideal é que esse processo seja constante na gestão de pessoas. As pesquisas de clima devem ser aplicadas de tempos em tempos para verificar a satisfação das pessoas e em quais aspectos é possível fazer melhor. É interessante, ao final do processo, cruzar os dados da satisfação do colaborador com os dados de produtividade e da satisfação do cliente, de modo a evidenciar como esses fatores caminham juntos.
O plano de ação “design 4D” é uma esquematização das 4 etapas necessárias para promover uma gestão de pessoas mais eficaz. Ela mensura a satisfação dos colaboradores, propõe um plano de ação, coloca a iniciativa em prática e comunica os resultados obtidos, até que as pessoas estejam obtendo experiências de trabalho mais positivas. Nas organizações em que esse processo é feito de forma contínua, é possível alcançar resultados cada vez mais extraordinários!
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