Como se sabe, as pessoas são os principais recursos de uma organização, afinal de contas, são elas que tomam as decisões e que agem para fazê-la prosperar. No entanto, de nada adianta ter uma quantidade altíssima de colaboradores se não houver entre eles o conhecimento. Não adianta ter 10 professores de engenharia em uma universidade, se tudo o que você precisa naquele momento é de um designer, por exemplo.

Dessa forma, a educação corporativa se faz necessária em toda e qualquer organização. Ela consiste na organização e na propagação do conhecimento dentro das empresas, favorecendo a capacitação profissional e, consequentemente, o alcance de bons resultados. Neste artigo, vamos compreender melhor a essência da educação corporativa e a sua importância. Boa leitura!

Educação corporativa: o que é?

A educação corporativa, também conhecida como educação empresarial, é a área da gestão de pessoas responsável por promover a aquisição de conhecimentos e o desenvolvimento de competências e habilidades aos colaboradores da empresa. O treinamento corporativo (cursos e treinamentos de capacitação) é a base da educação corporativa, mas ela não se limita a isso.

Esse processo é bastante complexo, pois inclui as pesquisas para identificar as habilidades que estão sendo demandadas, as análises para verificar quais dessas habilidades já são encontradas nos colaboradores e o diagnóstico de quais conhecimentos ainda precisam ser adquiridos. O aperfeiçoamento contínuo dos profissionais de uma empresa a torna mais competitiva, pois eleva a qualidade dos seus produtos e serviços.

Quais são as metas que esse processo deseja alcançar?

O objetivo da educação corporativa é organizar o conhecimento dentro das organizações, alinhando-o às metas de cada departamento e da empresa como um todo. Em outras palavras, ela visa a identificar o estado desejado pela empresa, oferecendo a cada colaborador o conhecimento necessário para que ele faça a sua parte nessa missão, com excelência.

Esse processo é bastante complexo e contínuo, afinal de contas, os colaboradores precisam ser adaptar às novas demandas e contextos que surgem. Nesse sentido, a educação corporativa vai além da capacitação tradicional. Ela não se limita aos treinamentos de competências específicas de cada profissão, pois inclui basicamente qualquer tema que seja útil para o progresso da empresa. Isso leva em consideração também as competências comportamentais, como planejamento, criatividade e organização.

Por que a educação corporativa é importante?

Toda e qualquer organização precisa compreender que os seus resultados gerais são consequências dos resultados de cada colaborador — que, por sua vez, dependem do conhecimento de cada um. Portanto, a educação corporativa complementa os saberes com os quais cada funcionário chegou à empresa, despertando os seus potenciais e promovendo um aprimoramento contínuo.

Além disso, é importante compreender que a sociedade muda, a tecnologia avança, o comportamento das pessoas se altera, novos concorrentes aparecem, enfim, há uma série de variáveis que demandam novas competências das empresas para que sejam bem-sucedidas. Dessa forma, a educação, nesse contexto, forma pessoas versáteis, flexíveis e com conhecimento para acompanhar o dinamismo do mercado. Isso permite que a organização inove e cresça com sustentabilidade em longo prazo.

O treinamento profissional e a educação corporativa são a mesma coisa?

Por mais que pareçam sinônimos, há diferenças básicas entre esses conceitos. O treinamento profissional é destinado apenas aos colaboradores, enquanto a educação corporativa engloba a divulgação do conhecimento também aos parceiros, fornecedores e aos próprios clientes.

Outra diferença é que o treinamento é voltado ao desenvolvimento de habilidades individuais, que podem ou não ser uteis para a empresa. Já a educação empresarial é baseada nas necessidades da organização, de modo que as habilidades desenvolvidas de fato ajudem na estratégia empresarial.

Dessa forma, a educação corporativa é um projeto completo de longo prazo, enquanto o treinamento atende a objetivos imediatos, de curto prazo. Por fim, a metodologia do treinamento profissional é mais passiva, enquanto que, na educação corporativa, é exigida uma participação mais ativa do aluno na construção do conhecimento.

Qual é o impacto da gestão do conhecimento nesse processo?

Ter conhecimento significa entender, interpretar e contextualizar informações. Por isso, a gestão do conhecimento é fundamental na educação corporativa, pois, em um mar de informações e dados soltos, ela seleciona e contextualiza apenas os que são de fato mais relevantes para o bom desempenho da organização. Os itens selecionados compõem as habilidades a serem desenvolvidas pelos colaboradores.

Dessa forma, a gestão do conhecimento seleciona e organiza as informações, desenvolvendo uma maneira didática de compartilhá-las com os funcionários da empresa, a fim de que as empreguem na resolução de problemas. Isso serve tanto para os dados da própria organização como para os conhecimentos técnicos de cada área.

Quais são os benefícios da educação empresarial?

Ao contrário dos treinamentos tradicionais, a educação corporativa é abrangente. Ela aborda diferentes estratégias para organizar e divulgar o conhecimento a todos: funcionários, clientes, fornecedores, parceiros de negócios, e por aí vai. Isso promove benefícios, tanto internos como externos.

Os benefícios internos são mais óbvios, pois funcionários capacitados tomam decisões mais eficazes, agem de forma mais estratégica e obtêm melhores resultados. Já os benefícios externos incluem a construção de uma imagem positiva da empresa, capaz de crescer, de vencer os concorrentes e de manter boas relações com os públicos externos. Como a educação corporativa está alinhada aos objetivos de cada organização, trata-se de um projeto cujos benefícios se veem em longo prazo.

Como adotá-la na minha empresa?

Para adotar a educação corporativa na sua empresa, coloque em prática as etapas a seguir:

  1. Identifique os problemas e dificuldades da sua empresa;
  2. Verifique quais são os objetivos que a organização pretende alcançar;
  3. Estabeleça um plano de ação que alinhe a resolução dos problemas encontrados ao alcance dos objetivos definidos;
  4. Verifique os conhecimentos e habilidades que precisam ser desenvolvidos para que a etapa anterior seja colocada em prática;
  5. Com base nos temas levantados, pense nos conteúdos, metodologias, materiais e canais de comunicação mais eficazes promover o processo de aprendizagem;
  6. Mensure os resultados ao longo da execução do projeto, verificando continuamente o que precisa ser ajustado e modificado, de modo a obter os melhores resultados possíveis.

A educação corporativa é um projeto de longo prazo, que visa à propagação de informações úteis que alinhem o alcance dos objetivos da empresa e a resolução dos seus problemas. Isso inclui os treinamentos e cursos para o desenvolvimento de habilidades e competências aos colaboradores, mas não se limita a eles.

E você, ser de luz, como avalia os processos de educação corporativa na sua empresa? O que poderia ser melhor? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!