O universo digital é como uma vida paralela, que facilita a vida física. Muita gente já percebeu as possibilidades que esse meio oferece para atender a diversos propósitos, inclusive econômicos. Aliás, não conseguimos mensurar a quantidade de pessoas estão ganhando dinheiro com a internet e a quantidade de dinheiro que elas estão fazendo por meio das ferramentas digitais.

Mas então, por que você não está ganhando dinheiro nesse meio? Por que só os outros conseguem enriquecer por meio das ações digitais? O que de tão especial esses indivíduos tem? Na sequência, você vai conferir algumas prováveis razões para que você também se inspire e comece a prosperar no mundo virtual!

1. Porque essas pessoas conhecem as possibilidades que o mundo digital oferece

Em primeiro lugar, essas pessoas têm alcançado o sucesso na internet porque acompanham o progresso desse meio. Dessa forma, elas identificam tudo aquilo que é possível fazer para ganhar dinheiro na internet. Por falar nisso, você já parou para pensar em todas essas opções? Você pode vender produtos físicos, vender serviços, vender infoprodutos, produzir conteúdo, trabalhar como freelancer, dar aulas online, oferecer consultorias a distância, comercializar imagens e até mesmo tornar-se um influenciador digital.

Portanto, navegue pela internet e conheça os portais, os sites de busca, as plataformas de trabalho freelancer, as plataformas de publicidade digital, além das próprias redes sociais. O sucesso na internet depende, antes de tudo, de familiarizar-se com o meio e de conhecer o comportamento das pessoas nesse ambiente. Quanto mais você conhecê-lo, mais será capaz de identificar possibilidades para ganhar dinheiro ali.

2. Porque essas pessoas conhecem as suas próprias habilidades

O segundo motivo pelo qual os outros estão ganhando dinheiro na internet enquanto você perde oportunidades é que elas conhecem as suas próprias habilidades. Por falar nisso, quais são as suas? Você fotografa bem? Escreve bem? É capaz de dar aulas sobre algum assunto? Tem uma veia empreendedora bem desenvolvida? Faz bolos deliciosos? Manda bem no artesanato? É capaz de dar consultorias a empresas em marketing, finanças ou qualquer outro tema? Conheça a si mesmo!

O autoconhecimento é extremamente importante em qualquer área de atuação, e não seria diferente para ganhar dinheiro na internet. Assim, o que as pessoas de sucesso nesse meio fazem é identificar os seus próprios talentos e verificar de que forma a internet possibilita que essas competências sejam monetizadas — na venda de produtos, no trabalho freelancer, na prestação de serviços online, enfim, no que citamos no item anterior. Contudo, comece por conhecer a si mesmo. Sempre!

3. Porque essas pessoas desenvolvem a sua veia empreendedora

PSC Renascimento

No item acima, citamos a veia empreendedora como uma das competências que podem facilitar o ganho de dinheiro no meio digital. Na verdade, todo mundo na internet precisa ter um pouco dessa característica. Quando falamos em empreendedorismo, imediatamente pensamos em abrir uma empresa, mas a verdade é que quem vende a si mesmo também está agindo como um empreendedor. Por isso, além de descobrir os seus dons, é importante saber como vendê-los na internet.

Se você sabe tudo sobre inglês, por exemplo, pode dar aulas pela internet. No entanto, será preciso fazer um trabalho de comunicação e divulgação dos seus diferenciais e das qualidades particulares da sua aula. O meio digital, assim como o físico, apresenta uma concorrência grande, de modo que é importante desenvolver traços empreendedores. Noções de marketing, de comunicação, de administração financeira e até de tecnologia se fazem necessárias. Invista nesses conhecimentos!

4. Porque essas pessoas atualizam os seus conhecimentos

Isso nos leva ao item seguinte, que é justamente a atualização de conhecimentos. Viver na internet é estar em um ambiente dinâmico, em que aquilo que funciona em um dia já foi substituído por outra técnica ou tecnologia no dia seguinte. Portanto, quem faz sucesso nesse meio está sempre acompanhando as atualizações das redes sociais, os algoritmos dos mecanismos de busca e as próprias mudanças no comportamento do internauta. Estudar nunca é demais nesse ambiente.

Além de atualizar os seus conhecimentos sobre o próprio meio digital, você também deve especializar-se sempre e cada vez mais na sua área de atuação. Como você pode dar a melhor aula de inglês online do país? Como você pode fazer o melhor bolo de pote do seu bairro? Como você pode prestar a melhor consultoria jurídica da sua área? Nunca deixe de estudar. Quem faz sucesso na internet está sempre participando de cursos, lendo e fazendo networking. Aja dessa mesma maneira!

5. Porque essas pessoas não têm medo da concorrência

Por fim, chegamos ao que seja talvez a principal razão pela qual as outras pessoas têm ganhado dinheiro na internet, e você não. Elas não têm medo de se comunicar, de expor aquilo que sabem e de enfrentar a concorrência. Como em tudo na vida, estamos sempre sujeitos a receber um “não”. Contudo, se você obtiver uma resposta negativa, isso não significa que você seja incompetente, mas apenas que aquela pessoa não estava interessada ou preparada para obter os seus produtos ou serviços.

Portanto, há um forte componente comportamental e emocional ao ganhar dinheiro na internet. É preciso ter coragem para divulgar os seus conhecimentos ao mundo, mostrar o seu rosto, humanizar os seus serviços e conectar-se com quem estiver precisando das suas habilidades. Infelizmente, há muita gente que tem medo, vergonha, insegurança, entre outros obstáculos comportamentais nessa jornada. Cabe a você trabalhar para superar essas questões — e o coaching é sempre uma ótima sugestão!

Portanto, se todos estão ganhando dinheiro no digital, mas você ainda não, provavelmente você está falhando em algum dos processos acima: na familiaridade com o meio digital, no conhecimento das suas próprias habilidades, no desenvolvimento da sua veia empreendedora, na atualização dos seus conhecimentos ou na superação das suas inseguranças. Trabalhe essas questões e você fatalmente encontrará o sucesso que tanto procura por meio da internet!

Gostou deste conteúdo? Contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!