O que você acha que é mais barato, prático e fácil: correr atrás de um novo cliente ou estimular alguém que já é seu cliente a realizar uma nova compra? Se você respondeu a segunda opção, acertou. Isso significa que é vantajoso para as empresas investir na fidelização dos clientes, ou seja, no ato de mantê-los por perto, de modo que façam compras recorrentes e criem relações duradouras com a organização.

Por esse motivo, é fundamental que as empresas são se descuidem do momento pós-venda. A maioria das organizações infelizmente ainda acredita que o processo está concluído quando a compra é realizada. Isso não é verdade, pois é aí que a relação empresa-consumidor se inicia verdadeiramente.

Neste artigo, você vai compreender melhor a relação entre o pós-vendas e a fidelização de clientes e vai conferir 5 eficazes estratégias para viabilizar esse processo e permitir que resultados extraordinários sejam alcançados. Boa leitura!

A importância do período pós-vendas

No período pós-vendas, a empresa deve fazer o possível para manter o contato com o cliente. Uma pesquisa de satisfação, por exemplo, pode ser um bom ponto de partida para que a pessoa não se esqueça de que a empresa existe e ainda para que a organização receba um feedback dos seus produtos e do atendimento prestado. Assim, pontos de melhoria podem ser corrigidos.

A ideia é que a empresa desenvolva estratégias para que o cliente não se esqueça dela, mas sem ser invasiva. Por isso, as ações de fidelização têm sempre em vista um “agrado” a esse cliente, como estímulo e como recompensa por sua fidelidade à marca. Sem incentivos e valor percebido, esse cliente pode partir para a concorrência, se identificar que lá há ofertas melhores.

Pensando nisso, separamos 5 estratégias bastante eficazes de fidelização de clientes no período pós-venda. Siga em frente e aprenda com elas!

1. Follow-up

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Follow-up é um termo em inglês que pode ser traduzido como “acompanhamento”. Ele é a essência do “não esqueça que eu existo!” das empresas. No entanto, a ideia é entrar em contato com os clientes não apenas para fazer cobranças ou novas vendas, mas apenas por cortesia e gentileza.

Assim, esses contatos de follow-up têm o objetivo de perguntar se o cliente está satisfeito, verificar se está tudo bem com ele, realizar as pesquisas de satisfação que citamos anteriormente, enviar e-mails com conteúdos relevantes (newsletters com notícias e artigos interessantes, sem propaganda), e por aí vai. Seja criativo!

A ideia é ser lembrado, fazendo-se útil e relevante ao cliente. Nas empresas de menor porte, em que é mais fácil acompanhar os clientes, você pode até mesmo trocar ideias com eles pelas redes sociais, desde que eles assim permitam e que a sua comunicação seja respeitosa e não invasiva.

2. Prioridades em lançamentos e ofertas

Se o seu cliente acabou de comprar um tênis de corrida, quais são as chances de ele se interessar também por um short ou por uma camiseta que sejam apropriados a essa prática? Grandes, não é mesmo? Sendo assim, procure manter um registro das compras dos seus clientes e converse com eles sobre os seus interesses em geral — e isso vale tanto para pessoas físicas como para empresas.

Segmente o seu público com base nessas preferências. Dessa forma, você poderá enviar a esses segmentos mensagens personalizadas, contendo lançamentos de produtos, ofertas e preços promocionais para quem já é cliente. A personalização aumenta a chance de uma recompra, pois revela o quanto a empresa de fato conhece os seus clientes.

Quando um cliente tem acesso a promoções especiais ou está entre os primeiros a terem acesso a um determinado produto ou serviço, ele se sente especial. É a “recompensa” pela fidelidade de que falamos acima.

3. Parcerias com outras empresas

Além de oferecer vantagens nos seus próprios produtos e serviços, você também pode estabelecer parcerias com outras empresas para agradar aos seus clientes. Os clubes de vantagens, por exemplo, reúnem diferentes organizações para proporcionar experiências incríveis aos consumidores mais assíduos.

Por exemplo: se você é dono de uma academia, fazer uma parceria com uma loja de artigos esportivos, oferecendo descontos aos alunos matriculados, pode ajudar na fidelização dos seus alunos. Além disso, é uma ótima oportunidade para a empresa parceira, que ganha novos clientes por indicação sua.

A ideia, no entanto, é oferecer esse benefício apenas aos clientes fidelizados, ou seja, que já tenham feito algumas compras na empresa ou, no caso de uma academia, que já tenham alguns meses/anos de frequência. Novamente, deixe claro que esse benefício é uma recompensa aos clientes fiéis, de relacionamento de longa data.

4. Presentes em datas comemorativas

Sabe aquelas datas especiais, como o aniversário do cliente, as festas de fim de ano e até mesmo comemorações do tipo “você é nosso cliente há x anos”? Elas são ótimas oportunidades de enviar um presente especial a esse cliente, congratulando-o, desejando felicidades e agradecendo por tanto tempo de parceria e confiança.

Os telefonemas e e-mails podem ser interessantes nessas datas, mas um presente concreto pode ser mais interessante, não é mesmo? Ele é inesperado e, por isso, mais marcante. A dica é escolher um brinde que tenha a ver com o segmento da sua empresa e que seja útil, é claro!

Canetas e pen drives são clichês que não comunicam muita coisa. Todavia, se você for dono de uma academia, por exemplo, pode presentear o cliente com uma camiseta personalizada ou algum outro acessório. Se você for dono de um salão de beleza, por sua vez, pode presentear a pessoa com um corte gratuito ou com um creme para os cabelos. Use a criatividade!

5. Programas de fidelidade

Por fim, não poderíamos deixar de falar deles: os programas de fidelidade. Sabe aquela técnica que o seu banco oferece de juntar pontos no uso do cartão de crédito para que você os troque, futuramente, por determinados produtos? Isso nada mais é do que um programa de fidelidade.

Os programas do tipo podem funcionar por meio de diferentes mecânicas, mas o que todos eles têm em comum é justamente o ato de estimular o cliente a comprar mais vezes, até alcançar um determinado grau de fidelidade que lhe permita receber uma recompensa.

Qualquer programa de pontos, cupons e milhas opera com essa filosofia, o que é bastante vantajoso — tanto do ponto de vista da empresa, como do ponto de vista do cliente fiel à marca.

Como você pode perceber, há diferentes maneiras pelas quais o período pós-vendas pode ser trabalhado no sentido de estimular a fidelização dos clientes. É muito importante que isso seja executado, pois fidelizar clientes é tão importante quanto conquistar novos consumidores!

E você, querida pessoa, é fiel a alguma empresa? Quais estratégias elas empregaram para conquistar você? E quais técnicas de fidelização a sua empresa utiliza com o público dela? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!