“Palavras são, na minha humilde opinião, nossa inesgotável fonte de magia. Capazes de formar grandes sofrimentos e também de remediá-los” — essa é a frase de Alvo Dumbledore, personagem da série Harry Potter, acerca da importância das palavras. Aliás, se você está adquirindo conhecimentos valiosos acerca da vida por meio deste blog, agradeça a elas!

Contudo, as palavras não servem apenas para disseminar sabedoria. Elas também podem e devem ser empregadas na expressão daquilo que sentimos, sobretudo do amor. Não é à toa que as palavras de afirmação são uma das 5 linguagens do amor, defendidas pelo autor, pastor e filósofo estadunidense Gary Chapman. Na sequência, você vai entender melhor como as palavras podem expressar esse nobre sentimento!

As 5 linguagens do amor

As 5 linguagens do amor é o título do best-seller de Chapman. Nele, o autor cita que cada indivíduo recorre a diferentes meios para expressar os seus sentimentos em relação às pessoas a quem ama. Essas linguagens são: palavras de afirmação, atos de serviço, tempo de qualidade, toque físico e troca de presentes.

Segundo Chapman, essas 5 linguagens do amor existem dentro de cada indivíduo, mas, de acordo com a sua personalidade, cada pessoa tende a se utilizar mais de uma dessas linguagens para expressar os seus sentimentos.

No caso das palavras de afirmação, estamos falando de uma comunicação verbal que gera à pessoa amada sensações de conforto, apoio, empoderamento, valorização, motivação, autoconfiança, gratidão, reconhecimento, importância e amor. Isso é importante tanto para quem ouve como para quem fala/escreve, já que as palavras são veículos que transportam esses valiosos sentimentos.

Como podemos expressar o amor por meio das palavras?

Confira, na sequência, alguns meios pelos quais podemos expressar os nossos sentimentos em relação à pessoa amada com as palavras!

1. Vá além do “eu te amo”

PSC Renascimento

Quando falamos em expressar o amor por meio das palavras, imediatamente pensamos nessa clássica fala dos filmes e das novelas. Contudo, você não precisa sempre dizer “eu te amo” para expressar o amor — por mais que essa frase também possa ser utilizada sempre que desejar.

“A comida estava ótima”, “você chegou bem em casa?”, “como foi o seu dia?” e “você está melhor do resfriado?” são frases/perguntas que expressam uma preocupação genuína. Muitas vezes, essas simples comunicações cotidianas fazem a diferença no dia da pessoa que as recebe. Amar por meio das palavras é muito mais do que dizer “eu amo você”.

2. Faça elogios sinceros e com significados

“Você é inteligente”. “Acho incrível a maneira como você pensa e organiza as suas ideias antes de dizê-las, sempre com tanta clareza e didática ao falar”. Perceba que as duas frases acima expressam a admiração pela inteligência da pessoa amada. Todavia, a segunda frase é muito mais explicativa do que a primeira.

Ao elogiar alguém, não cite apenas os adjetivos: bonito, inteligente, corajoso etc. Explique por que você os utiliza e os admira na pessoa. Vá além das frases de sempre. Faça elogios com significados mais profundos, que expliquem o motivo pelo qual você ama aquela pessoa. Faça com que ela perceba o quanto as características dela são reconhecidas por você.

3. Elogie a pessoa amada na frente de outras pessoas

Elogiar alguém não consiste apenas em citar as boas qualidades de uma pessoa diretamente para ela. Isso também pode ser feito para terceiros. Não há coisa mais agradável do que chegar a uma rodinha de amigos e perceber que alguém estava falando bem de você para os demais presentes.

Dessa forma, permita que as outras pessoas também saibam o quanto você admira a pessoa amada, citando para elas as características que você valoriza. Esse é um reconhecimento muito nobre, que expressa amor e lealdade, mesmo quando a pessoa amada não estiver presente.

4. Escreva bilhetes

Palavras de afirmação podem ser utilizadas não apenas por meio da voz, mas também por meio da escrita. Aliás, muita gente afirma que a escrita de cartas é um costume bastante romântico, uma vez que revela que a pessoa dedicou alguns minutos do dia para pegar papel e caneta e expressar o seu carinho.

Contudo, se a escrita mais extensa não for muito a “sua praia”, saiba que um pequeno post-it, com uma frase simples, colado no livro de cabeceira da pessoa amada, pode ser uma grande demonstração de amor — e que leva menos de um minuto para ser preparada. Fica a dica!

5. Faça bom uso das redes sociais

Para quem deseja uma comunicação mais tecnológica, sem papel e caneta, os canais mais indicados são mesmo as redes sociais. Os aplicativos de trocas de mensagens são a aposta favorita da atualidade. Por isso, utilize-os para perguntar como está sendo o dia da pessoa amada, para falar como você a ama etc. Nesses apps, você pode escrever mensagens ou gravar breves áudios, como preferir!

Além disso, deixar um recadinho elogioso embaixo daquela foto que o parceiro acabou de postar pode fazer uma grande diferença na autoestima. Isso pode ser feito não apenas na foto do namorado, mas também de amigos queridos!

6. Converse com frequência

Por fim, entenda que o diálogo e a comunicação em geral são o melhor meio de resolver qualquer conflito, bem como de evitar que eles comecem. Ficar sem se falar é a pior maneira de encontrar uma solução para os problemas.

Por isso, combine com a pessoa amada que, ao menor sinal de descontentamento com algo, vocês vão conversar a respeito. Conversas difíceis fazem parte da vida de um casal e, por mais desagradáveis que sejam, também são demonstrações de vontade em fazer aquela relação funcionar. Sim, a famosa DR (discussão de relação), desde que conduzida de forma respeitosa, também é um jeito de falar “eu te amo”.

As palavras de afirmação, escritas ou faladas, são meios de comunicar com clareza aquilo que sentimos. Utilize-as com sabedoria, seguindo todas as dicas acima para revelar o seu amor!

E você, ser de luz, como tem utilizado as palavras para declarar que ama alguém? Contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!