Se há uma área das empresas que sofre atualizações com frequência, essa área é o marketing. O ato de produzir conteúdo para conquistar consumidores está sempre se modificando, pois o próprio consumidor é ávido por novidades.

Dessa forma, de um ano para outro, surgem novas tendências, isto é, novas opções de conteúdo e comunicação para que as empresas se mostrem como organizações modernas e criativas. É importante que essas opções se renovem e se diversifiquem, pois o que atrai a atenção das pessoas, além da relevância daquilo que se comunica, é o fator novidade. Isso demanda da área de marketing muita pesquisa e criatividade, encontrando novos canais e maneiras de comunicar e entreter as pessoas.

Na sequência, você vai conferir 9 das principais tendências do marketing em 2022, levantadas pelos próprios especialistas da área. Continue a leitura para manter os seus negócios atualizados e para não ficar de fora dessas novas estratégias!

1. TikTok

Nessa altura do campeonato, você muito provavelmente já ouviu falar no TikTok, uma rede social chinesa de vídeos curtos que se popularizou entre os jovens do mundo todo. Segundo os especialistas, o algoritmo dessa rede favorece a entrega dos conteúdos, muito mais do que as outras redes sociais. Por isso, as organizações têm enxergado no TikTok uma oportunidade para se aproximar do seu público por meio dos vídeos, sobretudo as empresas que dialogam com públicos mais jovens.

2. Vídeos curtos

Talvez você já tenha notado que as redes sociais têm dado preferência aos vídeos mais curtos. Isso é interessante porque aumenta a entrega desse conteúdo aos usuários e também porque fica mais fácil carregar esses vídeos. Além disso, é sabido que a atenção dos usuários se perde nos conteúdos mais longos. Portanto, vídeos curtos, informativos e criativos estão entre as principais tendências de marketing neste ano. Cabe às empresas desenvolver a criatividade em no máximo 90 segundos.

3. Marketing de influência

Você também provavelmente já percebeu que as empresas têm recorrido aos influenciadores digitais, isto é, às personalidades da internet, a fim de divulgar os seus produtos e conteúdos, não é mesmo? Assim como os atores e cantores na televisão, essas web celebridades têm se tornado peça-chave no jogo do marketing. Esses indivíduos são formadores de opinião e podem representar empresas, desde que os seus públicos sejam semelhantes e que haja credibilidade na celebridade selecionada.

4. Experiências por voz

Siri, Alexa, entre outros assistentes virtuais estão com tudo, o que tem provocado um fortalecimento da oralidade na comunicação, inclusive empresarial. Por isso, não é à toa que os podcasts tenham ganhado tanta relevância na produção de conteúdo. Até mesmo alguns blogs contam agora com o recurso de ouvir o texto, em vez de lê-lo. Assim, os meios de comunicação que utilizam o áudio têm ganhado força, pois permitem que as pessoas consumam o conteúdo enquanto realizam outras atividades.

5. Empatia e responsabilidade socioambiental

A pandemia de Covid-19 escancarou diversos problemas no mundo, como a desigualdade social, o desemprego, a perda de moradia e a pobreza. Diante desse cenário, as organizações que efetivamente têm projetos para levar mais qualidade de vida à população de alguma maneira têm sido mais bem-vistas pelo público. O mesmo vale para aquelas empresas que se posicionam diante de problemas ambientais, da discriminação enfrentada pelas minorias sociais, entre outros assuntos.

6. Marketing digital

O marketing digital deixou de ser novidade ou tendência há muito tempo, mas vale mantê-lo na lista, pois ele ganha força a cada minuto. Assim, as empresas devem ampliar a sua presença nesse meio, diversificando os seus canais de comunicação: websites, blogs, anúncios pagos, redes sociais, otimização de conteúdos para o Google, e-mails, newsletters, e-books, podcasts, vídeos, infográficos — todos esses meios de comunicação são úteis, desde que estrategicamente selecionados.

7. Influenciadores da terceira idade

Outra tendência que tem sido verificada é a popularização de influenciadores com mais de 50 anos de idade, sobretudo as mulheres. O público dessa faixa etária também começa a ocupar o cenário digital, consumindo os conteúdos ali existentes. Portanto, essa é mais uma oportunidade para as organizações que pretendem impactar pessoas nessa faixa, por meio de influenciadores maduros. Essa é uma das tendências de marketing que mais prometem crescer nos próximos anos.

8. Metaverso

O metaverso é um universo 100% digital, que permitirá às pessoas interagirem umas com as outras em uma espécie de reprodução da realidade. O principal idealizador das iniciativas desse sentido é Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, que defende que o metaverso possibilitará que as pessoas trabalhem, estudem, consumam e se divirtam dentro dessa realidade virtual. A consolidação desse universo pode representar às empresas mais uma oportunidade de se comunicar com as pessoas.

9. Humanização

Por fim, uma tendência que já começou, mas que só tem a se fortalecer, é a humanização das marcas. Hoje em dia, as empresas não querem ser vistas como instituições frias e burocráticas, distantes das pessoas, mas como “amigas” do público. Por isso, os avatares e as personagens que representam as organizações e dão um aspecto mais humano a elas prometem ganhar força nos próximos anos, compondo as suas estratégias de marketing, comunicação, entretenimento e informação.

Os 9 itens acima são apenas algumas das principais tendências do marketing em 2022. Todavia, aqueles que têm um olhar mais atento certamente perceberão muitas outras que prometem revolucionar esse cenário e ampliar as possibilidades de relacionamento entre empresas e pessoas. O importante é que os profissionais da área jamais deixem de estudar e de acompanhar essas tendências, já que o que hoje é moda, amanhã pode já não surtir mais os efeitos esperados na conquista do público.

E você, querida pessoa, consegue identificar alguma outra tendência nas áreas de marketing e de comunicação empresarial que promete se fortalecer nos próximos anos? Contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!