Você já ouviu falar na expressão “profissional high potential”? Ela pode ser traduzida do inglês para o português como um profissional de alto potencial, ou seja, com boas perspectivas para obter sucesso na carreira. Dessa forma, é difícil encontrar alguém que não queira ser um profissional high potential.
Mas quais são as características que tornam um indivíduo alguém com maior propensão ao sucesso? Na verdade, existem algumas características que indicam esse destino promissor. Quer saber quais são elas? Então, é só dar continuidade à leitura a seguir para conferir!
Contents
1. Produtividade
O profissional high potential é produtivo, ou seja, ele dá conta das suas obrigações aproveitando bem o tempo que tem disponível. Ele sabe a hora de descansar e recuperar as energias, mas coloca todo o seu conhecimento para resolver problemas e cumprir as suas funções com excelência. Ele não faz as coisas “de qualquer jeito”, mas procura dar o melhor de si em cada atividade. Por isso, é comum que esses profissionais apresentem um desempenho muito superior aos colegas.
2. Self-learning (autoaprendizagem)
Outra característica desse profissional é a vontade de aprender. Ele tem a consciência de que nunca esgotamos um assunto, isto é, sempre é tempo de aprender algo novo. Assim, essas pessoas estão sempre lendo, participando de eventos e fazendo cursos e treinamentos para aquisição de novos conhecimentos e lapidação de habilidades. Ele estuda por conta própria, acompanha as notícias do setor e aprende as novas tecnologias da vida profissional, antes mesmo que a empresa demande.
3. Bom relacionamento interpessoal
De nada adianta, porém, desenvolver muitos conhecimentos e habilidades se não houver um bom relacionamento com os colegas. Por isso, é essencial que esse indivíduo também tenha competências comportamentais básicas bem desenvolvidas, como: respeito, colaboração, empatia, inteligência emocional e clareza de comunicação. Tudo isso evita conflitos e permite que esse profissional trabalhe melhor em equipe, lembrando que ninguém faz nada sozinho na vida corporativa.
4. Humildade
A humildade é o ingrediente que faz com que uma pessoa seja capaz de reconhecer os próprios erros, arrepender-se, extrair aprendizados dessas situações negativas e promover melhorias nas próximas atitudes. Portanto, não há evolução profissional sem humildade. Além disso, ser humilde envolve também reconhecer que os colegas podem ter ideias melhores e que ainda há muito a ser aprendido e desenvolvido no dia a dia. Não é à toa que se trata de uma das maiores virtudes humanas.
5. Ambição positiva
Parece paradoxal colocar a ambição logo em seguida da humildade, mas não é. A ambição positiva é simplesmente a vontade de crescer e prosperar, mas dentro de meios éticos e sem querer prejudicar outras pessoas para que isso ocorra. Portanto, essa ambição positiva é totalmente diferente da postura gananciosa. O profissional high potential demonstra vontade de crescer na empresa e na carreira, assumindo posições maiores e desafios mais complexos, saindo de vez da zona de conforto.
6. Proatividade
Se esse profissional deseja sair da zona de conforto, deve ter em mente que esse progresso não cai do céu. Ao contrário, ele também deve agir para alcançar o estado desejado. Isso consiste na proatividade — o processo em que as pessoas tomam atitudes por conta própria, a fim de evitar problemas e obter bons resultados, sem esperar que um superior as ordene. Isso não deve ser confundido com desrespeitar a hierarquia, mas apenas demonstrar iniciativa e atitude, desde que com planejamento.
7. Criatividade
Alcançar o status de profissional high potential depende de obter destaque. Dessa forma, isso envolve fazer aquilo que ninguém mais faz, de modo que a criatividade também entra nesta lista. Ser criativo é encontrar soluções inovadoras para os problemas. Essa competência depende do repertório mental do indivíduo, ou seja, dos conhecimentos e das referências de vida que ele tem. Por isso, quanto mais experiências, estudos e vivências você acumular, mais criativo será.
8. Autoconhecimento
O autoconhecimento é o processo por meio do qual um indivíduo aprofunda os seus conhecimentos sobre si mesmo: talentos, competências, atitudes, habilidades, conhecimentos, traços predominantes na personalidade etc. Naturalmente, esses atributos são compostos por pontos positivos e por pontos que precisam de desenvolvimento. Assim, o autoconhecimento permite que o profissional potencialize as suas forças e resolva aquilo que não está tão bem.
9. Organização e planejamento
Não é possível alcançar resultados expressivos na carreira sem definir objetivos, sem traçar ações estratégicas e sem planejar a maneira como cada uma dessas ações será implementada. Além disso, a organização caminha lado a lado com o planejamento. Portanto, esses profissionais são organizados, mantendo os seus objetos arrumados, sistematizando os arquivos do seu computador, seguindo uma agenda para marcar compromissos, enfim, demonstrando profissionalismo no dia a dia.
10. Capacidade de priorizar e tomar decisões
Por fim, não podemos deixar de citar que esse profissional deve ter uma visão estratégica da sua carreira e do contexto em que estiver inserido. Por isso, ele deve obter dados, analisá-los criticamente, definir prioridades e, com base nelas, tomar decisões mais eficazes. Isso permite que bons resultados sejam alcançados, ao contrário daqueles profissionais que tomam decisões com base em “achismos”. Um profissional high potential analisa as informações antes de fazer as suas escolhas.
As 10 características acima são os elementos fundamentais para que qualquer indivíduo torne-se um profissional high potential. Dessa forma, essa pessoa terá uma probabilidade maior de alcançar os seus objetivos de carreira, como abrir uma empresa, alcançar cargos de liderança ou simplesmente ser feliz e bem-sucedido no cargo que desejar. Por isso, entre em contato com o Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) e conheça as nossas formações, tão essenciais para o desenvolvimento dessas 10 habilidades!
E você, querida pessoa, pode ser considerado um profissional high potential? Em quais dessas habilidades você já demonstra desenvolvimento? Em quais delas você ainda precisa investir mais? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!