Andresr/ Shutterstock A Proatividade é um dos diferenciais dos profissionais de sucesso

Você se responsabiliza e toma iniciativa antecipando-se às demandas de seu trabalho ao invés de esperar ordens dos outros? Se sua resposta for positiva, Parabéns! Você pertence a um seleto grupo dos proativos e tem muito potencial para desenvolver uma carreira bem-sucedida.

Como a própria palavra diz, proatividade define alguém que age por antecipação, que se coloca em uma situação futura. Trata-se de um comportamento consciente que permite prever, reconhecer e assumir a responsabilidade de interferir, reagir, modificar e interagir com as situações ao redor para fazer as coisas acontecerem no tempo certo.

Dessa forma, as pessoas proativas não apenas tomam a iniciativa como também assumem o compromisso e colocam as suas ideias em prática. A proatividade é muito buscada e valorizada pela maioria das empresas porque as pessoas com esse perfil conseguem evitar prejuízos.

A principal postura dos proativos diante dos problemas é propor algo, mesmo que não sejam eles os responsáveis pela origem dessas situações. Sua capacidade de observação apurada, representada por sua visão sistêmica e a vontade de conhecer mais sobre a sua área de atuação, bem como as atividades exercidas pelos seus colegas são as principais particularidades que os permitem se antecipar e executar bem as tarefas, ajudar os demais e, especialmente, desenvolver soluções efetivas.

Quer descobrir como você pode desenvolver suas habilidades?
Clique aqui e Mergulhe no maravilhoso
“Mundo do Coaching”!

Proatividade no Trabalho

© Depositphotos.com / Andresr

A proatividade é uma competência que resulta em um diferencial na sua carreira

Nas empresas, os profissionais proativos são aqueles que não ficam engessados, fazendo apenas o que lhes foi diretamente delegado. Os proativos geralmente são os colaboradores que mais ajudam o gestor e os seus colegas de trabalho, pois não esperam ordens para agir. Não por acaso, esses profissionais têm mais chances de obter reconhecimento do que aqueles que preferem fazer apenas o trivial.

Contrastando-se com os indivíduos proativos, temos os reativos. Pessoas com comportamento mais voltado para esse perfil são aquelas que utilizam-se de diversos fatores para justificar suas impossibilidades. Diante de problemas, elas tentam se eximir de alguma ação com a justificativa de que aquilo não é sua responsabilidade. Elas estão, assim, aprisionadas e dominadas pelas circunstâncias.

Dicas Para Ser Proativo e Assertivo

© Depositphotos.com / Andresr

Dicas para ser proativo

As pessoas não são totalmente proativas ou totalmente reativas e, por esse motivo, não devem ser rotuladas. Em geral, todos são dotados de uma mistura de comportamentos pertencentes a esses perfis. Quando aqueles mais próximos à proatividade se destacam, temos indivíduos com tendência a serem proativos.

No entanto, é importante deixar claro que essa habilidade pode ser desenvolvida se você estiver disposto a mudar paradigmas, valores e hábitos. Desenvolver a proatividade é um processo nem sempre fácil, mas possível se você tiver persistência e dedicação.

Seja um bom observador

Proatividade está diretamente ligada à capacidade de observação e análise do ambiente. Sem essa percepção apurada, é impossível agir para melhorar as situações. Por isso, exercite diariamente sua capacidade de observação, identifique o que pode ser melhorado, novas possibilidades, focos de problemas e busque soluções desde já.

Aprenda a Trabalhar em Equipe

Aprender a trabalhar em grupo, oferecendo seus conhecimentos e também estando aberto a receber sugestões e opiniões dos colegas faz parte do perfil do profissional proativo. Essa abertura a compartilhar e oferecer soluções para que a tarefa seja executada com maestria é fundamental.

Respeite os Limites dos Outros

Em se tratando de proatividade, ter bom senso é fundamental para não ultrapassar os limites e invadir o espaço do outro. Mesmo que sua intenção seja a melhor, é importante se lembrar de que cada um tem suas competências e um próprio tempo para executar as tarefas.

Respeite seus próprios limites

Atente-se para não extrapolar o nível saudável de proatividade e buscar conciliar seu trabalho com as demandas extras, de maneira assertiva. Ou seja, se você é proativo, para que possa aproveitar essa habilidade, encontre um equilíbrio que favoreça a execução de suas tarefas. Isso vai lhe permitir manter sua motivação para o trabalho, sem exceder suas capacidades físicas e mentais.

PSC

Preparamos um teste para VOCÊ descobrir o quanto
é FELIZ! Clique aqui e conheça nosso
“Termômetro da Felicidade” !

Ame o que faz

Nem sempre é possível fazer o que ama, mas amar o que faz é sim uma escolha. As pessoas proativas geralmente se enquadram neste último caso, exercendo suas funções com maestria e paixão. Dessa forma, tornam-se naturalmente comprometidas e movidas incessantemente por alcançar melhores resultados.

E você, deseja desenvolver essa e outras capacidades comportamentais e melhorar suas chances de sucesso profissional? Faça a formação que vai alavancar seus resultados. Faça o Professional & Self Coaching – PSC!

Gostou do texto? Curta e compartilhe em suas redes sociais!