O mercado de trabalho tem se tornado um ambiente extremamente competitivo. Hoje em dia, as pessoas têm procurado estudar e desenvolver ao máximo as suas competências específicas, por meio dos cursos e treinamentos técnicos, cursos de idiomas, graduações, pós-graduações, e por aí vai.
No entanto, o que de fato tem feito a diferença na hora de contratar um e não outro candidato nas empresas são as habilidades comportamentais. Quando dois funcionários têm basicamente o mesmo conhecimento e a mesma experiência, o critério de desempate torna-se a postura desses indivíduos.
Por isso, o mercado tem exigido cada vez mais essas competências comportamentais. Você tem ideia de quais sejam elas? Confira as 8 principais na sequência.
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1. Clareza de comunicação
A comunicação é o processo que nos permite externar as nossas ideias, sejam elas perguntas, ordens, sugestões, ensinamentos etc. Como ninguém faz nada sozinho, é natural que as pessoas precisem se comunicar diariamente com colegas, supervisores, sócios, parceiros de negócios, clientes, pacientes, e por aí vai.
Nesse sentido, quanto mais clara for a sua comunicação, mais facilmente os seus objetivos serão alcançados, o que inclui a prevenção e a resolução de problemas. Seja falada, seja escrita, a sua comunicação deve ser planejada: pense antes de comunicar-se, selecione o melhor meio e o melhor momento para fazê-lo e verifique se a mensagem está completa e não deixa margem para dúvidas.
2. Flexibilidade
O mercado de trabalho é dinâmico, e nenhuma área está imune às mudanças. Novas tecnologias, novas descobertas científicas e até mesmo novos comportamentos das pessoas provocam mudanças na forma de exercer profissões. A medicina, a educação, o comércio — todas as áreas profissionais existentes são hoje diferentes do que foram 30 ou 40 anos atrás.
Isso exige que as pessoas sejam menos reticentes em relação ao processo de mudança e desenvolvam a capacidade de adaptar-se a novos contextos. Quanto mais um profissional demonstrar ser capaz de acompanhar essas transformações, mais valorizado ele será.
3. Visão sistêmica e estratégica
Aqui no blog, já citamos diversas vezes o conceito de visão sistêmica nos negócios. Em toda empresa, cada funcionário deve responsabilizar-se pela sua função na cadeia produtiva. No entanto, é importante que ele tenha também uma visão do todo, ou seja, de como os diferentes setores se integram e como a sua função contribui com esse processo: essa é a visão sistêmica.
Além disso, os profissionais também devem ter a chamada visão estratégica, que consiste em planejar sempre a melhor maneira de executar qualquer atividade. Para isso, é preciso obter os recursos necessários para realizá-la e pensar nas formas mais eficazes e eficientes de colocá-la em prática.
4. Resiliência
A resiliência é um termo muito difundido na psicologia que se refere à capacidade que as pessoas têm de recuperar o equilíbrio emocional e reunir forças na superação de um momento de dificuldade. Em outras palavras, é o bom e velho levantar, sacudir a poeira e dar a volta por cima.
Na vida profissional, nem sempre alcançamos resultados positivos. Às vezes, recebemos críticas do chefe, não batemos as metas de vendas, não conseguimos convencer o cliente etc. Esses reveses não devem ser motivo de desânimo. Precisamos recuperar as forças e seguir em frente.
5. Bom relacionamento interpessoal
Conforme citamos acima, todos nós precisamos uns dos outros, o que não é diferente no trabalho. Sendo assim, a educação, a gentileza, o respeito, o altruísmo, a empatia e a cooperação são pilares que sustentam uma boa relação com clientes, parceiros, sócios, chefes, colegas e funcionários.
Quando os colaboradores de uma equipe conseguem se relacionar bem uns com os outros, alcançam os resultados almejados mais facilmente. Além disso, é importante que as organizações estimulem essa postura também entre diferentes setores, afinal de contas, estão todos trabalhando sob uma mesma empresa.
6. Compatibilidade cultural
As empresas possuem culturas específicas, que consistem em conjuntos de regras, normas, atitudes, comportamentos, valores, princípios e costumes do dia a dia. Além das competências específicas da profissão, as empresas também têm conduzido processos seletivos para identificar se o perfil comportamental dos candidatos é ou não compatível com a cultura organizacional.
Por isso, é essencial que as empresas deixem claros os princípios da sua cultura e que os candidatos avaliem se eles fazem ou não sentido para si. Quando essa compatibilidade existe, as chances aumentam consideravelmente para que haja uma parceria de produtividade e sucesso.
7. Inteligência emocional
Por mais que as profissões sejam essencialmente conduzidas por processos racionais, isso não significa que as emoções não apareçam no ambiente de trabalho. As situações nesses ambientes podem ser tranquilas, felizes, empolgantes, desanimadoras, estressantes, preocupantes etc.
Sendo assim, é importante que cada indivíduo consiga administrar a intensidade dos seus sentimentos, de modo que consiga se acalmar diante das adversidades e recuperar a racionalidade antes de tomar qualquer decisão. Por isso é tão importante meditar, encontrar válvulas de escape para o estresse e manter as oscilações emocionais sob controle. Isso evita que tomemos atitudes impulsivas, das quais podemos nos arrepender depois.
8. Liderança
O que é liderar? É conduzir pessoas ao alcance de um objetivo. Para que isso ocorra, os líderes devem ser extremamente claros na sua comunicação, persuasivos, capazes de delegar tarefas estrategicamente, criteriosos nas suas avaliações de desempenho e genuinamente interessados no progresso de cada membro das suas equipes.
Mesmo que uma pessoa não ocupe um cargo de liderança, ela pode vir a ser convidada a comandar um projeto pontual, o que certamente demandará o desenvolvimento dessas habilidades, significando uma excelente oportunidade para mostrar serviço e se destacar. Sendo assim, procure desenvolver as características de um líder, mesmo que você ainda não ocupe essa posição.
As 8 características acima estão entre as mais comumente solicitadas e valorizadas no mercado de trabalho. Como elas dizem respeito ao comportamento do colaborador, e não às atividades em si, é comum que essas competências sejam demandadas em vários processos seletivos, independentemente da profissão em questão.
E você, querida pessoa, tem desenvolvido essas habilidades? Quais delas você considera os seus pontos fortes? Quais delas você ainda precisa desenvolver mais? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!