O engajamento nas redes sociais é o nome dado às interações que as pessoas fazem nesse meio com as publicações de uma determinada empresa. Esse conceito é muito importante no mundo do marketing digital, pois revela que as pessoas estão de fato interagindo e criando um relacionamento com a marca — que é, afinal, o objetivo do marketing digital.

Curtidas, comentários e compartilhamentos indicam não apenas que aquele post é bacana, mas também que há um desejo das pessoas de recomendarem aquele conteúdo a outras, o que é essencial para que as páginas cresçam e possibilitem a conquista de novos clientes.

Quanto mais interação houver, maior é o sinal de que há credibilidade e relevância nos conteúdos produzidos. Por isso, o engajamento é uma questão que deve ser estimulada e medida com frequência. Mas como podemos mensurar o nível de engajamento dos posts nas redes sociais? É o que você vai conferir agora. Siga em frente e tenha uma ótima leitura!

Engajamento nas redes sociais: o que é?

O engajamento nas redes sociais consiste, na verdade, em uma série de diferentes opções de interação, que variam conforme a rede social. São todas as medidas de interação que podemos ver no Facebook, no Twitter, no Instagram, e por aí vai.

Entre as principais unidades de medida de engajamento, podemos citar os cliques, as curtidas, os comentários, os compartilhamentos, as menções de marcas em posts de terceiros, os salvamentos de posts, as mensagens diretas (DM no chat), entre outros.

Cada uma dessas opções de engajamento tem um determinado valor. Por exemplo: uma pessoa que compartilha um post específico tem um valor maior para a marca do que uma simples curtida, afinal de contas, ela gostou tanto daquele conteúdo que deseja compartilhá-lo com as pessoas do seu meio no seu próprio perfil.

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Contudo, todos os engajamentos têm a sua importância, dado que são indicativos de que os conteúdos que você produz estão sendo úteis e/ou relevantes ao seu público. Aliás, o engajamento, especialmente o compartilhamento, é o que aumenta as chances de viralização de um post nas redes sociais, o que pode tornar a marca conhecida e alcançar públicos muito maiores. Para isso, entretanto, é preciso que o conteúdo em questão seja muito interessante.

Por que o engajamento é tão importante?

Os algoritmos das redes sociais se utilizam de diversas métricas para identificar se o conteúdo de uma página é relevante e interessante ou não. Quanto mais os conteúdos forem avaliados como relevantes por esses algoritmos, mais eles aparecerão para diferentes pessoas. Isso é importantíssimo para que a marca expanda a sua imagem e alcance, por meio dos seus conteúdos, cada vez mais pessoas — atraindo potencialmente novos seguidores e, quem sabe, novos clientes para a empresa.

Além disso, todas essas métricas de engajamento indicam duas coisas importantes: a primeira delas, conforme já citamos, é que o conteúdo publicado está sendo relevante e interessante para resolver as “dores” daquele público.

A segunda é que o público confia naquela marca como autoridade no assunto que ela aborda, o que desperta o desejo de construir um relacionamento com a empresa. É como uma relação de amizade: quanto mais contato houver ao longo do tempo, mais forte ela ficará e dificilmente será esquecida.

Essa é a vantagem das redes sociais em relação a outras mídias, como a televisão, por exemplo. Assistir a um filme publicitário pela televisão é uma atividade 100% passiva, pois o espectador não pode interagir com aquele conteúdo.

Já a internet, por sua vez, permite que haja essa interação por meio das possibilidades de engajamento que já citamos. Isso torna o público mais ativo e envolvido com as marcas, ao mesmo tempo em que permite que as empresas tenham uma noção de como o seu conteúdo está sendo recebido e avaliado.

Dessa forma, o engajamento tem o poder não apenas de aumentar o alcance orgânico das publicações nas redes, mas também de oferecer às empresas um feedback em tempo real acerca da recepção do seu conteúdo — coisa que, nas mídias tradicionais, demandaria uma pesquisa de mercado (método mais caro e mais demorado).

Taxa de engajamento: o que significa e como calcular?

As redes sociais, por mais que sejam um ambiente descontraído e divertido, demandam um trabalho mais técnico e baseado em dados para que as empresas alcancem os seus objetivos de marketing digital. Por isso, há alguma matemática envolvida no meio dessa estratégia. Mas você não precisa ficar preocupado!

A taxa de engajamento é uma representação numérica em porcentagem, relativa às interações recebidas por um post, incluindo todas as opções disponíveis: curtidas, comentários, compartilhamentos, além das métricas específicas de cada rede. O cálculo dessa taxa é muito importante e não envolve equações do 2º grau ou logaritmos. Pode ficar tranquilo!

Os engajamentos de um post são a quantidade de interações recebidas. Já a taxa de engajamento é uma unidade de medida que serve para medir essas interações em relação à quantidade de pessoas que viram aquele conteúdo. A fórmula é bem simples, conforme você verá a seguir:

Taxa de engajamento = somatório de interações (curtidas, comentários etc.) / alcance

Lembrando que alcance é a quantidade total de pessoas que foram impactadas pelo post, ou seja, que o visualizaram.

Por exemplo: imagine que um post teve 300 reações (curtidas, “amei” etc.), 100 comentários, 50 compartilhamentos, 50 cliques e 20 salvamentos. Isso dá um total de 520 interações. Imagine que esse post tenha alcançado um total de 10.000 pessoas.

Taxa de engajamento = 520/10.000 = 0,052 = 5,2%.

Por que é importante conhecer essa taxa?

Ao conhecer a taxa de engajamento dos posts, você pode compará-los e identificar as características das publicações que mais geram interatividade junto ao seu público. Entre essas características, podemos citar a escolha dos temas, o tipo de publicação (vídeo, texto, imagem, link, infográfico etc.), o tipo de design, a linguagem utilizada, o horário da publicação, enfim, todas as variáveis possíveis.

Ao fazer essas comparações, você poderá perceber, por exemplo, que o assunto A gera mais interatividade do que o assunto B, ou que os posts feitos à tarde geram mais engajamento do que os posts publicados à noite. Essa taxa, portanto, gera insights importantes, que podem ajudá-lo a tomar decisões mais estratégicas na sua produção de conteúdo.

Consequentemente, a tendência será de que você impacte cada vez mais pessoas e, em decorrência disso, conquiste cada vez mais seguidores e potenciais clientes, fazendo a sua empresa crescer!

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