Você já sentiu insegurança no trabalho? Frio na barriga, medo de errar e noites sem dormir antes de um evento importante? A verdade é que, em maior ou menor grau, todo mundo sente insegurança na vida profissional de vez em quando.
Para que possamos lidar adequadamente com essas inseguranças, a primeira coisa a fazer é identificar as suas causas. Quando reconhecemos as origens de um problema, tornamo-nos mais aptos a resolvê-lo. Sendo assim, confira, na sequência, as 8 principais causas das inseguranças na vida profissional e como lidar adequadamente com elas. Siga em frente e tenha uma ótima leitura!
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1. Baixa autoconfiança
A baixa autoconfiança é uma característica que algumas pessoas trazem consigo. Nesses casos, a postura insegura se estende por todas as áreas da vida, o que não exclui a vida profissional. A pessoa sempre acredita que as suas competências e habilidades não são suficientes para dar conta das demandas que tem à frente.
É muito importante compreender por que esse indivíduo é inseguro. O ideal é fazer um acompanhamento psicoterápico, de modo que as origens mais profundas sejam identificadas e que novas crenças e hábitos possam ser desenvolvidos. É uma reflexão profunda e delicada, mas que pode trazer ótimos resultados.
2. Medo de perder o emprego
Em alguns casos, a insegurança vem justamente do medo de perder o emprego. A pessoa tem tanto medo de fazer feio e ser demitida que prefere não correr riscos e não assumir missões consideradas mais audaciosas. Além disso, esse tipo de pessoa geralmente diz “amém” a tudo o que o chefe diz, sem mostrar a sua opinião verdadeira.
Por algum tempo, essa postura blindada pode oferecer alguma segurança. Contudo, esse colaborador dificilmente vai prosperar na empresa, já que ele nunca se destaca e nunca oferece um conhecimento a mais na sua relação com o chefe ou com os colegas. Paradoxalmente, o medo de perder o emprego pode fazer com que a pessoa deixe de se destacar e progredir.
3. Dificuldade de comunicação
Muitas vezes, a pessoa até confia nos seus próprios conhecimentos, mas tem dificuldade de externá-los, ou seja, de comunicá-los aos seus colegas e superiores. Especialmente na hora de falar em grandes grupos, a insegurança pode bater, devido ao medo de errar ou de ter ideias rejeitadas.
Entenda que, se você não se arriscar, nunca vai aprender a administrar as emoções na hora de conversar com as outras pessoas do seu meio profissional. Você até pode se proteger do medo de errar, mas também pode deixar passar uma oportunidade bacana de dar aquela ideia genial ao seu time. Exponha-se aos poucos, começando com grupos pequenos e depois partindo para maiores quantidades. Além disso, lembre-se de que o erro faz parte da vida, e que ninguém vai dar ideias boas sempre.
4. Incompatibilidade de funções
Outro problema de insegurança tende a ocorrer quando o colaborador precisa dar conta de tarefas que não são adequadas às suas competências. Isso ocorre de duas formas: quando o próprio indivíduo escolheu para si uma carreira não muito compatível com as suas habilidades ou quando a empresa ignora a formação e o cargo do colaborador.
No primeiro caso, pode ser interessante fazer uma recolocação profissional, partindo para uma área da atuação que seja mais confortável. Já no segundo caso, é preciso conversar com a empresa para que respeite a compatibilidade dos saberes do indivíduo com o seu cargo e as suas atividades. Se a empresa desrespeitar isso, vale a pena mudar de emprego.
5. Síndrome do impostor
A síndrome do impostor não é um transtorno psicológico oficialmente reconhecido, mas é um quadro que tem sido relatado com certa frequência nos consultórios dos psicólogos e que tem demandado alguns cuidados. É um fenômeno em que pessoas, por mais capacitadas que sejam, não se consideram boas o suficiente para exercer determinadas atividades ou merecedoras do progresso que têm vivenciado.
Essas pessoas acreditam que “deram sorte” ou que são verdadeiras fraudes nas suas respectivas áreas de atuação. É especialmente frequente nas pessoas com cargos mais altos, especialmente as mulheres. Nesse caso, mais uma vez, vale a pena consultar um psicólogo para que o indivíduo tenha uma visão mais clara e realista dos seus próprios méritos.
6. Comparações constantes
Outra questão que é profundamente associada às inseguranças na vida profissional é a comparação. Frequentemente, as pessoas comparam-se umas às outras na vida profissional. “Fulano tem metade da minha idade e já ocupa o cargo X” e “beltrano começou ontem na empresa e já ganha mais do que eu” são fatores que despertam essa insegurança.
Entenda que as pessoas têm diferentes habilidades, formações, experiências e características individuais. No entanto, todas elas têm pontos positivos e pontos a desenvolver, sem exceções. Portanto, não se considere inferior a ninguém. Cada um tem o seu jeito, e cabe a você encontrar um caminho que desperte o seu melhor. Seja melhor do que ontem, e não melhor do que os outros.
7. Dificuldade em trabalhar sob pressão
Hoje em dia, é raro encontrarmos um emprego em que não haja trabalho sob pressão, ao menos em alguns momentos do dia ou do mês. Sendo assim, todo e qualquer profissional precisa desenvolver a inteligência emocional para lidar com as adversidades do dia a dia. É claro que, se o estresse for regra, e não exceção, provavelmente há algo de errado com a empresa, e não vale a pena continuar nela.
Contudo, um pouco de estresse diário faz parte da maioria das ocupações. Sendo assim, encontre meios de liberar esse estresse, como o exercício físico e a meditação. Aos poucos, você percebera que é capaz de administrar os seus sentimentos e que não é preciso se desesperar diante dos momentos de alta pressão.
8. Pouca experiência profissional
Por fim, nunca é demais lembrar que há coisas que só se adquirem com o tempo e com a experiência, sendo que a confiança no próprio trabalho é uma delas. Quanto mais “bagagem” uma pessoa acumular na sua vida profissional, mais ela conseguirá identificar o que dá certo e o que não dá diante dos desafios da sua profissão.
Dessa forma, nunca é demais reforçar uma regra de ouro da vida, que é a paciência. Não podemos queimar etapas. É preciso ganhar sabedoria aos poucos e extrair de cada momento os aprendizados necessários para progredir.
Os 8 elementos acima são causas da insegurança no trabalho. Precisamos ficar atentos a todos eles para que identifiquemos as origens do problema e para que possamos lidar adequadamente com a insegurança.
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