A comunicação é o processo por meio do qual as pessoas tornam as suas ideias acessíveis a outras pessoas. Isso ocorre de diferentes maneiras: palavras faladas, palavras escritas, símbolos, imagens, gestos, e por aí vai.

Comunicar-se de forma eficaz e eficiente é essencial para que uma pessoa seja adequadamente compreendida pelos outros, o que a ajuda no alcance das suas metas pessoais e profissionais. Por isso, mesmo que você não seja um profissional da comunicação (jornalista, publicitário, escritor, radialista etc.), é fundamental aprender a comunicar-se com efetividade. Neste artigo, você vai conferir as 8 principais habilidades de um bom comunicador. Confira!

1. Escuta ativa

A comunicação é um processo que envolve não apenas emitir mensagens, mas também aprender a recebê-las. Por isso, a escuta ativa é parte fundamental desse processo. Os envolvidos na comunicação não podem falar ao mesmo tempo. Quando um fala, o outro silencia e ouve, aguardando a sua vez para haver entendimento.

A escuta ativa consiste em ouvir o que o outro diz para compreendê-lo, e não apenas para dar-lhe uma resposta. É uma manifestação de respeito e humildade. Além disso, é um processo que clarifica as situações, antes que as pessoas cheguem a conclusões precipitadamente.

2. Cuidados com a comunicação não verbal

Quando falamos em comunicação, o código mais comumente usado nesse processo são as palavras. No entanto, devemos considerar que há vários outros fatores que também comunicam muitas coisas. O tom e o volume da voz, as expressões faciais, os gestos e a linguagem corporal também podem revelar muitas ideias.

Dessa forma, verifique se todos esses aspectos estão condizendo com as suas palavras, de modo que você não caia em contradição. Além disso, procure olhar nos olhos das pessoas, como demonstração de confiança e transparência. Fale com confiança, mas sem esbarrar na arrogância. Além disso, fique também atento à linguagem corporal do outro.

3. Clareza, coesão e coerência

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Esses três itens são muito explorados nas aulas de língua portuguesa, de redação e de comunicação nas escolas e nas universidades. São importantíssimos para que as pessoas expressem as suas ideias de maneira eficaz. Vamos revisar o significado dessas propriedades:

  • Clareza: capacidade de expressar as ideias com organização e precisão, deixando o mínimo possível de dúvidas;
  • Coesão: capacidade de manter a unidade das suas ideias com objetividade, sem divagações e sem sair do foco;
  • Coerência: capacidade de manter a sua linha de pensamento, sem cair em contradição.

4. Simpatia

A simpatia é a capacidade de ser agradável aos olhos e aos ouvidos do outro. Isso se faz por meio de um sorriso nos lábios, de uma postura amigável e de palavras afetuosas, em uma comunicação não violenta. Isso se obtém também por meio da educação, da abertura ao que o outro diz e da personalização das mensagens (por exemplo: não envie o mesmo e-mail frio e técnico a todos os seus colegas de trabalho).

Saudações, cumprimentos e despedidas também ajudam a demonstrar simpatia. Apenas não confunda essa propriedade com a bajulação, pois o excesso de simpatia pode parecer falso, isto é, forçado, comprometendo todo o processo de comunicação.

5. Empatia e confiança

A empatia é a capacidade de colocar-se mentalmente no lugar da outra pessoa, imaginando como você pensaria, sentiria e agiria se estivesse na situação dela. Isso permite que você ajuste a sua conduta para ajudar o outro, evitando os julgamentos e os impulsos egoístas. É um critério fundamental para a boa comunicação.

Já a confiança consiste em demonstrar segurança naquilo que você comunica, ou seja, que você acredita nas ideias que está emitindo. Isso ajuda nas explicações, nas expressões de sentimentos e até mesmo nos momentos de persuasão e convencimento. Novamente, porém, reforçamos: não confunda confiança com agressividade ou arrogância.

6. Respeito

Se há um aspecto que jamais poderia ficar de fora desta lista é o respeito. Não existe uma comunicação eficaz sem ele. O respeito consiste em expressar as suas ideias com educação, sem invadir o espaço do outro e sem ofendê-lo de alguma maneira.

Não olhar nos olhos da pessoa, distrair-se, não prestar atenção ao que ela diz, empregar palavras de baixo calão, gritar e até mesmo deixar de revisar um texto (enviando-o de forma confusa e sem organização) são manifestações de desrespeito pelo outro que precisam ser evitadas.

7. Organização das ideias

Todas as dicas citadas até aqui dependem desta recomendação: organize e planeje as suas ideias. É o bom e velho “pensar antes de falar/escrever”. Evite comunicar-se no calor do momento. Reflita e organize as suas ideias. Faça a si mesmo os seguintes questionamentos:

  • A quem eu estou me dirigindo?
  • Essa comunicação é mesmo necessária? Qual é o objetivo dela?
  • Qual é o melhor meio para estabelecer essa comunicação?
  • Qual é o melhor dia/horário para me comunicar com essa pessoa?
  • Como vou introduzir o assunto, desenvolvê-lo e concluí-lo?
  • Quais são as melhores palavras para utilizar? Quais devem ser evitadas?

Se todas as pessoas fizessem a si mesmas essas perguntas antes de comunicar-se, certamente teríamos um mundo mais harmônico, em que as situações seriam resolvidas mais fácil e rapidamente, ajudando a evitar muitos conflitos.

8. Curiosidade e compromisso com a verdade

Por fim, é importante que um bom comunicador seja alguém curioso e compromissado com a verdade: curioso no sentido de investigar as situações e analisar os diferentes pontos de vista antes de se pronunciar a respeito e compromissado com a verdade para garantir que as ideias comunicadas sejam verídicas.

Essas são premissas básicas que compõem a ética das profissões associadas à comunicação, como o jornalismo e a publicidade. No entanto, qualquer pessoa deve adotá-las antes de comunicar-se em todos os contextos, mesmo que não sejam profissionais.

As 8 habilidades acima são essenciais na vida de um bom comunicador. Que você consiga colocá-las em prática diariamente. Certamente, você perceberá os benefícios que elas trarão ao seu dia a dia!

E você, ser de luz, tem desenvolvido essas competências? Quais delas você já tem? Quais delas você ainda precisa exercitar? Contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!