Crise no relacionamento: todo mundo já passou por isso em algum momento. O que nem todos sabem, porém, é que, antes mesmo de entrar em crise, a relação já começa a dar sinais de que algo não vai bem. Se esses sinais forem reconhecidos antecipadamente, é possível conversar sobre eles de forma construtiva, restabelecendo a harmonia do casal.

Todavia, pode ser de fato que o melhor a se fazer seja colocar um ponto final na relação, mas, mesmo ao fazer isso, seria interessante agir com maturidade, não permitindo que a relação se torne insuportável. Para evitar esses problemas, conheça 10 sinais claros de um relacionamento em crise, de modo que você possa reconhecê-los e estabelecer um diálogo para resolver a questão. Boa leitura!

1. Falta de atividades em comum

É fato que nem sempre o casal quer fazer tudo junto. É até importante manter e respeitar a individualidade. No entanto, algumas atividades devem manifestar interesses em comum. Se o casal não faz nada junto e não tem esses interesses compartilhados, é sinal de que haverá problemas. O mesmo vale para os planos para o futuro: se um casal não conversa sobre sonhos e objetivos a serem conquistados a dois, possivelmente nenhum dos envolvidos vê a relação com empolgação.

2. Discussões constantes por razões de pouca importância

Sabe quando o namorado e você brigam por toalha molhada em cima da cama, por demorar em atender o celular ou por opiniões diferentes sobre algum assunto? Bem, todo casal passa por essas briguinhas bobas, mas se elas se tornarem frequentes, também pode ser um sinal de desgaste na relação. Quando qualquer atitude ou fala do outro desperta irritação, é melhor acender o sinal de alerta. O melhor a se fazer é esperar os ânimos se acalmarem para voltar a conversar.

3. Comunicação difícil

Você sente que comunicar-se com o parceiro é como pisar em ovos? Todas as palavras são calculadas para que um não magoe o outro? Falta espontaneidade e liberdade para que você seja você mesmo? Esses também são indícios de conflitos na relação. Lembre-se de que a comunicação clara e objetiva é a chave para prevenir e solucionar os problemas do casal. O desejo de esclarecer conflitos e de manter o diálogo deve estar sempre presente. Se não estiver, há uma crise aí.

4. Ausência de gentileza e carinho

Podemos expressar o amor por meio de diferentes linguagens: abraços, beijos, declarações faladas, declarações escritas, presentes, gestos, e por aí vai. Se essas expressões não fazem parte do dia a dia do casal, os sentimentos esfriam. Poder ser que a relação apenas tenha caído na rotina, o que demanda momentos de mais carinho a dois para reacender a paixão. Contudo, se não houver interesse em nenhuma das partes de expressar sentimentos, talvez o amor tenha acabado.

5. Problemas na cama

PSC

Relações sexuais mecânicas e sem paixão expressam que a química do casal diminuiu. O mesmo motivo também pode simplesmente reduzir a excitação, de modo que o casal não tem o desejo de fazer amor. Nesse caso, pode ser que exista algum problema de saúde ou um cansaço de rotina que precisa ser compreendido e solucionado. Contudo, se não houver outro motivo, é importante conversar, pois os momentos de intimidade são importantes para uma relação amorosa.

6. Ciúme exagerado

Todo mundo tem um pouco de ciúme da pessoa amada, o que é até uma manifestação de carinho. Contudo, quando o ciúme é exagerado ou se aparece sem um motivo relevante, ele também desgasta a relação e provoca conflitos. Além das brigas, esse é um dos maiores motivos que quebram a confiança entre os parceiros, e, como se sabe, um relacionamento sem confiança dura sempre muito pouco. Assim, fique atento ao seu grau de ciúme do parceiro. Há fundamento para esse sentimento?

7. Críticas ao parceiro na frente de terceiros

Você já ouviu falar que roupa suja se lava em casa? Pois bem, alguns casais parecem se esquecer disso. Quando um dos envolvidos na relação critica algum comportamento ou característica do parceiro na frente de terceiros, isso demonstra insensibilidade com os sentimentos dele. Diminuí-lo ou ridicularizá-lo, sem qualquer respeito ou afeto, na frente de outras pessoas gera constrangimento. Evite esse comportamento. Converse em particular, sem expor ninguém.

8. Baixa autoestima e descuido com a aparência

Quando um relacionamento está em crise, pode acontecer de os envolvidos perderem a autoestima, deixando de cuidar do corpo e da aparência. Isso gera um círculo vicioso, pois se o parceiro não se cuida, você também deixa de se cuidar, afastando ainda mais o casal. Antes de amar alguém, precisamos amar a nós mesmos. Sem que uma pessoa aprenda isso, ela provavelmente vai deixar de se cuidar e de estimular o parceiro a fazer o mesmo. Portanto, cuide da aparência e mantenha o interesse vivo.

9. Mentiras e vícios

Só há uma coisa pior para a confiança de um casal do que o ciúme: a mentira. A partir do momento em que um dos envolvidos não consegue dizer a verdade ao outro, uma grave crise pode estar em andamento. Além das mentiras, a pessoa pode querer descontar a frustração com o relacionamento em outra atividade, gerando vícios, como jogos, bebida e até mesmo drogas ilícitas. Nesse caso, pode ser necessário procurar ajuda profissional antes que a relação e a saúde dos envolvidos acabem de vez.

10. Sentimento de solidão

Por fim, outro sintoma bastante relatado pelos casais em crise é o sentimento de solidão, mesmo estando junto do outro. É como se aquela pessoa fosse um estranho, que um dia amamos, mas que atualmente já não desperta interesse ou paixão. Nesse caso, o casal não tem vontade de conversar ou de fazer atividades juntos, sendo apenas “colegas de quarto”. Trata-se de um sintoma claro de fim de relacionamento, mas que pode ser revertido com uma conversa franca e objetiva.

Os 10 sinais acima são sintomas bem claros de que um relacionamento não vai bem. Sendo assim, fique atento à sua relação para identificá-los rapidamente, caso surjam, de modo que você possa fazer algo a respeito, antes que a crise se instale. No mais, demonstre o seu amor e o seu respeito pelo outro diariamente!

E você, querida pessoa, já passou por alguma crise no relacionamento? O que fez para resolver a questão? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!